fbpx

O curso de tecnólogo serve para concursos?

O curso de tecnólogo serve para concursos?

Existem muitos concursos para nível médio que possuem excelentes remunerações. Mas é inegável que a quantidade de concursos para nível superior com boas remunerações é maior. Por isso, muitos concurseiros pensam em fazer um curso superior e não perder mais essas oportunidades. Porém, passar 4 ou 5 anos em uma faculdade pode não ser muito prático e também, algumas pessoas, podem não ter tempo ou dinheiro disponível.

Nesse caso, uma boa opção é fazer o curso de tecnólogo. Ele tem duração de apenas 2 anos e oferece o nível superior para quem precisa.  Aí você pode se perguntar: posso usar o curso de tecnólogo para fazer concursos de nível superior?

Vamos agora responder a essa pergunta e também tirar outras dúvidas sobre o assunto!

Posso fazer concurso de nível superior com o curso de tecnólogo?

Sim, mas não são todos. Algumas organizações já aceitam que pessoas com curso de tecnólogo preste concursos para vagas de nível superior. Mas, como ainda não são todas, antes de se inscrever, é preciso prestar atenção ao que diz o edital. Assim, se você tem algum cargo em vista, por exemplo, diplomata, é bom verificar todas as exigências que esse concurso apresenta antes de ingressar no curso de tecnólogo.

Vale a pena?

Alguns concurseiros podem se questionar se vale a pena ou não fazer o curso de tecnólogo. Afinal de contas, ele pode fazer um curso superior tradicional, com duração de 4 anos e fazer qualquer tipo de concurso que exige nível superior. Ele pode ser bastante atrativo por oferecer alguns benefícios como maior especialização, diversas áreas de atuação e, é claro, menor tempo de duração.

Quanto à questão de concurso público, o próprio MEC (Ministério da Educação) afirma que quem possui nível de tecnólogo está apto para prestar concursos que exigem nível superior. Mas tudo depende do que está no edital. Por exemplo, alguns pedem cursos de bacharelado ou licenciatura de maneira bastante explícita. Mas, se não houver essa exigência, o candidato que possui apenas curso de tecnólogo pode prestar o concurso sem problemas.

Qual é o seu objetivo?

Se você está pensando em ter um nível superior apenas para prestar concursos, o curso de tecnólogo pode ser a melhor solução. Antes de fazer a escolha por um curso como esse ou uma graduação convencional, analise os editais passados dos concursos que deseja prestar. Concursos para o cargo de Perito Criminal, por exemplo, costumam exigir nível superior específico ou, pelo menos, bacharelado.

Além disso, se o seu objetivo é unir o útil ao agradável e aproveitar a graduação para também construir a sua carreira independente de concursos público, o curso de tecnólogo pode não ser uma boa ideia já que ele é voltado para quem já possui uma carreira e deseja se especializar nela.

Esse porém também vale para os que ainda não têm certeza de que querem prestar concurso público, considerando que, na maioria dos casos, é algo a longo prazo. Se você decidir mudar de caminho, pode não ser tão interessante ter apenas o curso de tecnólogo.

 


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.