fbpx

Polícia Civil-BA: MP acolhe denúncias e concurso é investigado

Confira a reportagem da Folha Dirigida

Jéssica Antunes – jessica.antunes@folhadirigida.com.br 

O concurso da Polícia Civil da Bahia, que tem causado bastante discussão entre os candidatos, será investigado por suspeita de fraude. Depois de diversos participantes registrarem denúncias junto ao Ministério Público da Bahia, o caso foi encaminhado para promotora Heliete Viana. As informações foram dadas pelo MP-BA com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA.

Também foi confirmado que o órgão recebeu diversas reclamações por e-mail, e que foram protocoladas representações de forma on-line e presencial. Além disso, o Ministério Público também se utilizou de material da imprensa para compor as representações. “O MP instaurou procedimento para investigar o concurso da Polícia Civil a partir de queixas recebidas e também a partir das publicações da imprensa que chegaram até o órgão”, explicou o membro da assessoria.

O representante do setor de Comunicação do MP explicou à FOLHA DIRIGIDA que o processo já foi encaminhado para a promotora Heliete Viana, que será a responsável pela investigação. No momento, a magistrada está encarregada de avaliar todos os documentos para dar início à apuração. A expectativa é de que, com o início da análise da promotoria, novos pareceres sobre o futuro do concurso PC-BA sejam dados em breve.

Candidatos também fizeram petição pública

Muitas pessoas que fizeram as provas do concurso da PC-BA ficaram descontentes com a fiscalização da prova em vários aspectos. Foram apontadas diversas incoerências, como o uso do aparelho celular durante a prova, a falta de fiscais na sala de prova e a ausência de detector de metais, por exemplo. Veja aqui a petição 

Nesse sentido, foi criada uma petição pública intitulada “Secretaria de Segurança Pública: Fraude Concurso PC-BA” para denunciar as possíveis fraudes. Criado no dia 24 de abril, até o momento do fechamento desta matéria o abaixo assinado contava com 2.152 assinaturas.

Outras reclamações sobre o nível da avaliação aplicada pela banca Vunesp também foram feitas. Também foram questionadas a duração do exame, a nota de corte de 70%, além da má fiscalização. Veja o relato de um dos candidatos:

Leleco Rodrigues – “A prova não teve nenhuma segurança, nem sequer vi um detector de metais, todos entravam com o que queriam dentro de mochilas e permaneciam com tudo durante a realização das provas.

Não tinha segurança dentro dos banheiros, apenas um fiscal por sala. Além do tempo para realização do exame ser curtíssimo, não permitiu fazer um bom trabalho, foi tudo corrido, uma verdadeira vergonha por parte da Vunesp. Decepcionado.”

Vunesp fala sobre exclusão de candidatos fraudulentos.

Na última quinta-feira, 26, FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a banca organizadora do concurso, a Vunesp, que descartou qualquer irregularidade durante as provas. Em nota, a Vunesp afirmou à FOLHA DIRIGIDA que: “A aplicação das provas transcorreu dentro da normalidade esperada e sem intercorrências que comprometessem a lisura do certame”. Segundo a banca, todas as providências para garantir a lisura do concurso e cumprir à risca o que está previsto no edital serão tomadas. A Fundação confirma ainda que “caso seja verificado qualquer descumprimento editalício, os envolvidos serão excluídos do certame”. Foi reforçado pela Assessoria de Comunicação da Fundação para o Vestibular da Unesp ainda que, todo o material das provas está em trânsito e deverá chegar à Vunesp até sexta-feira, 27, para ser “minuciosamente avaliado, como de praxe”.

Gabaritos PC-BA estão disponíveis

Como confirmado pela Vunesp, o concurso da Polícia Civil da Bahia segue em andamento. O gabarito provisório da prova objetiva foi divulgado pela organizadora na segunda, 23. Já o resultado provisório das provas discursivas está previsto para o dia 15 de junho, mesma data que o resultado final da prova objetiva será anunciado. As respostas finais da prova discursiva serão publicados no dia 6 de julho caso a seleção prossiga normalmente.

Fonte: Folha Dirigida

Por: Suzana Oliveira
Por: Suzana Oliveira

Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.