fbpx

Polícia Civil Paraná: governador confirma edital para este ano! Assista ao vídeo…

Polícia Civil Paraná: governador confirma edital para este ano! Assista ao vídeo…

Foi confirmado e autorizado pelo Governo do Estado do Paraná a realização de novo concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil do Estado do Paraná. Serão abertas 100 vagas imediatas mais cadastro reserva. 

De acordo a SINCLAPOL PARANÁ, a autorização do concurso foi uma resposta ao trabalho incessante do presidente licenciado do Sinclapol, André Luiz Gutierrez junto ao Governador Beto Richa para a solução do grave problema da falta de efetivo na Polícia Civil do Paraná. Gutierrez, mesmo assumindo a presidência da Cobrapol-Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, sempre manteve o apoio ao Sinclapol e policiais civis do Paraná.

Das Vagas, Cargos e Remunerações

A intenção é contratar aproximadamente 100 novos escrivães, que vão atuar em delegacias de todo o estado. Com isso, muitos candidatos já iniciaram sua preparação para o concurso, pois o cargo de escrivão é um dos mais concorridos em concursos da Polícia Civil do Paraná, visto que o candidato pode ter formação superior em qualquer área. A média salarial de um escrivão é de R$ 5.200,00, podendo chegar até R$10.100,00, o que de fato atrai concurseiros de todo o país.  

pc-pr-polícia-civil-do-paraná-curso-preparatório

Defasagem do Cargo

A Polícia Civil de todo o estado vem sendo prejudicada em suas atividades pela falta de escrivães nas delegacias. A tendência é que a falta aumente ainda mais, visto que muitos profissionais entraram com pedido de aposentadoria e, isso afeta também a Polícia Civil do Paraná, acarretando o quadro de funcionários.

Uma pesquisa divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Paraná tem um policial civil para cada 2.366 paranaenses. Atualmente, existem em torno de 500 delegacias de polícia em todo o estado e 763 escrivães na ativa, quando são necessários aproximadamente 2 mil profissionais, ou seja, quatro escrivães por delegacia, no mínimo. Em vários locais não há nenhum profissional da área, passando a função para investigadores e delegados.

Último certame

O último concurso teve o edital publicado no ano de 2010 para Escrivão e Investigador com nível superior e idade mínima de 21 anos. A banca organizadora foi a Cops/UEL. A estimativa é que a publicação do edital para o certame da PC-PR seja publicada este ano, pela mesma banca do concurso anterior.

Os candidatos inscritos no certame de 2010 passaram por cinco etapas de avaliação, sendo: Conhecimentos Gerais e Especifico Higidez Física, Aptidão Física e Investigação de Conduta.

O que estudar para o concurso PC PR?

• Conhecimento Básico:
– Língua Portuguesa,
– Economia e Demografia Paranaense,
– Noções de Informática,
– Raciocínio Lógico.

• Conhecimento Específico:
– Noções do Estatuto da Polícia Civil,
– Noções de Direito Penal,
– Noções de Direito Constitucional,
– Noções de Direito Administrativo,
– Noções de Direito Processual Penal,
– Noções de Legislação Específica.

Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se informado.

Por: Suzana Oliveira
Por: Suzana Oliveira

Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.