fbpx

Retrospectiva Concursos 2018: confira os principais editais e depoimentos de aprovados!

Retrospectiva Concursos 2018: confira os principais editais e depoimentos de aprovados!

Já nos despedimos de 2018 e estamos curtindo os primeiros dias de 2019, mas você já parou para pensar em quantos editais de relevância foram publicados este ano e também quantos concurseiros conquistaram a tão sonhada vaga?

Várias provas agitaram o cenário nacional e mobilizaram concurseiros em todo o Brasil e por conta disso nós preparamos uma lista com os principais certames e também selecionamos alguns depoimentos de aprovados para que você possa se inspirar e turbinar ainda mais seus estudos.

2018: ano de várias conquistas

Para nós do Focus Concursos, o ano de 2018, sem dúvida, ficará marcado por conta de vários passos importantes, como por exemplo a decisão da instituição em se dedicar 100% ao universo dos cursos online, encerrando a tradição das turmas presenciais.

A decisão tem embasamento nas tendências tecnológicas e também na atual necessidade dos alunos em todo o Brasil e já traz muitos frutos.

Mas, melhor do que isso é observar o número de aprovados subindo a cada novo concurso.

Principais Editais em 2018

Janeiro

Em ordem cronológica, já em janeiro o ano de 2018 mostrou para que veio com a publicação dos editais da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, com 300 vagas, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e também do concurso para professor do Estado do Espírito Santo, com 1000 vagas.

Fevereiro

Já fevereiro ficou marcado com os concursos da Petrobras e Transpetro, que juntos somaram cerca de 2 mil vagas. Além destes, tivemos ainda Banco da Amazônia e também Polícia Civil de Minas Gerais – PC-MG, para Delegado.

Março

Com um ritmo bem mais forte, o mês de março chamou a atenção pela quantidade de provas. Entre elas estiveram o Banco do Brasil e a Polícia Militar de São Paulo – PM-SP, além da Polícia Civil de São Paulo – PC-SP. Também, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH trouxe uma seleção com mais de 1000 vagas, além do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – TRT-15 e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – TRT-RJ.

Abril

Aproveitando o embalo, o mês de abril também resolveu deixar sua marca em nossa retrospectiva, trazendo concursos como o do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJ-SC e dos certames do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – TRT-SP e da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas – SEDUC-AM.

Fora estes, o mês de abril foi intenso para quem focou em carreiras policiais com a publicação de editais da Polícia Civil de São Paulo para os cargos de Investigador, Escrivão, Agente de Telecomunicações e Papiloscopista. Juntos, foram oferecidas quase 2 mil vagas.

Maio

No mês de maio a PC-SP continuou contratando, dessa vez com Auxiliar de Papiloscopista e Agente, somando outras 600 vagas. Ainda em maio, foi a vez da Câmara Legislativa realizar seu certame e do Tribunal de Justiça do Paraná – TJ-PR agitar o setor com a reabertura para inscrições no seu concurso em andamento.

Junho

Ainda em carreiras policiais o mês de junho certamente foi o mais badalado com a publicação do esperado edital para o concurso da Polícia Federal, com 500 vagas. No mesmo mês tivemos a publicação para a seleção da Polícia Militar e Bombeiro do Espírito Santo e os editais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE-SP e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Julho

Julho não ficou para trás, apresentando os certames para o cargo de Escrivão da Polícia Civil de Minas Gerais – PC-MG e 2,7 mil vagas de nível médio para a Polícia Militar de São Paulo – PM-SP.

Agosto e Setembro

Os meses de agosto e setembro trouxeram provas para vários gostos com os concursos do Ministério Público da União – MPU e da Secretaria da Fazendo do Rio Grande do Sul – Sefaz-RS e ainda Liquigás, Banco do Nordeste e Escrivão da Polícia Civil do Paraná – PC-PR, respectivamente.

Outubro e Novembro

Na sequência, outubro contou com 100 vagas para a Advocacia Geral da União – AGU, porém novembro se destacou com o edital da Polícia Rodoviária Federal – PRF, com 500 vagas e provas para o dia 3 de fevereiro de 2019.

Dezembro

Já dezembro foi o mês dos concurseiros que se prepararam para os certames da Polícia Militar do Rio de Janeiro – PM-RJ, Tribunal de Justiça do Estado do Acre – TJ-AC e do Banrisul.

Conheça alguns dos nossos aprovados em 2018

Camila Favero (Florianópolis-SC) – Classificada em 1º lugar na PC-PR (capital)

“Já faz algum tempo que eu vinha esperando por esse concurso e quando o governador autorizou, em março de 2018, eu comprei o curso do Focus Concursos e comecei aos poucos a assistir às aulas. Logo nas primeiras eu já notava a qualidade e a maravilhosa didática dos professores. Não existem palavras suficientes para agradecer ao Focus por essa minha conquista. Vocês foram essenciais e serei eternamente grata a cada um de vocês. E mais maravilhoso ainda foi ter sido avisada da minha classificação por um telefonema do Papito e do professor Sengik. Também recebi ligações da professora Carla e do Araújo. Emocionante falar com aqueles que foram os responsáveis pela minha classificação. Obrigada por tudo. E pra passar tem que ser FOCUS!”

 

Eveline Martins Mattiusi (Curitiba-PR) – Classificada PF e PC-PR

Embora resida em Curitiba, em visita a Cascavel, fez questão de vir ao Focus Concursos para conhecer os professores que tanto a ajudaram nessa jornada. Além da PF, Eveline também é classificada no certame da PC-PR. Ao longo de sua empreitada pelo mundo dos concursos já se deparou com uma reprovação, que, claro, não foi motivo para desistir ao longo do caminho. É, a história dela é inspiradora.

 

Letícia Ortiz Moreira (Curitiba-PR) – Aprovada PM-RS e PC-PR

“O que o Focus significou pra mim em 2018? Esperança! O sonho de ser policial sempre pareceu muito distante! Mas, com a primeira aprovação no início do ano para a PM-RS) eu vi que era capaz. Agora, no finalzinho do ano, veio a segunda, desta vez para a PC-PR. Pra mim, o significado de ser professor se resume aos professores do Focus Concursos. Em todas as aulas eles não se contentam em apenas ensinar a matéria, mas também em ensinar muito sobre a vida, sobre essa trajetória do concurso público e como lidar com os obstáculos. Sou eternamente grata por terem me ensinado a gostar de estudar. Sou nova na vida de concurseiro. Comecei a estudar esse ano, já iniciando com o Focus e tem sido maravilhoso! Vejo tantos concurseiros reclamando em ter que estudar, mas pra mim assistir as aulas sempre foi um prazer. Talvez eles só não conheçam esse time da Focus ainda. Hahahahah Gratidão, gratidão”

 

Alexandre César de Oliveira (Cascavel-PR) – Classificado PF

“Eu ‘comprei’ a ideia dos concursos há cinco anos. Porém, começamos estudando de qualquer jeito, sem orientação nenhuma. Foram acertos e erros, contudo, de uns dois anos para cá comecei a ter um contato mais qualificado, inicialmente mais forte com os professores Pablo Jamilk, de Português, e Jhoni Zini, de RLM, e comecei a aprender a estudar. Eu sou Focus. Eles me ajudam, eles são a minha família e eu vou comprar a ideia até o fim.”

 

Mayara Castro (Cascavel-PR) – Classificada PF e várias aprovações

“Estudo no Focus há quatro anos. E eu estou aqui porque alcancei o meu objetivo maior que era passar no concurso da Polícia Federal, que é um dos maiores concursos da área policial. Eu quero agradecer ao pessoal do Focus por me auxiliar nessa trajetória que foi longa e puxada. Quem estuda para concurso sabe da dedicação que é necessária e de todas as renûncias que é preciso fazer também. As vezes temos que abrir mão de muitas coisas para alcançarmos o nosso sonho e o Focus Concursos, desde a diretoria até os professores, teve um papel fundamental nesta conquista.”

 

Beatriz Stein (Foz do Iguaçu-PR) – Classificada PF e PC-RS

“Minha jornada de estudos começou em outubro de 2017, quando decidi fazer a prova da Polícia Civil de Santa Catarina. Naquela época eu não sabia muito de cursos nem de materiais. Fui estudando com o que meu irmão me passava, já que ele havia estudado por muito tempo para concurso público. Infelizmente não passei. Mas logo depois teria a prova da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e então decidi continuar estudando. E foi então que eu conheci o Focus Concursos, através do YouTube, em uma aula especial pra PC-RS. Como gostei muito, resolvi comprar o intensivo para esse concurso, que foi uma decisão muito bem tomada. Por causa disso, essa foi a minha primeira aprovação em concurso, com menos de 6 meses de estudo. Depois, pensando na Polícia Federal, eu não tive dúvidas: iria comprar o curso do Focus. Eu acho o curso muito bom com um custo melhor ainda! Minhas aprovações com certeza aconteceram por causa do Focus e serei eternamente grata!

 

David Clebson de Melo Silva (Maceió-AL) – Classificado PF

“Quero agradecer à equipe Focus Concursos pelo bom material disponibilizado. Não foi fácil manter o foco, mas tive o suporte de uma equipe que compensou cada segundo de estudo. Esse foi o meu primeiro concurso e consegui ser classificado. Os próximos concursos virão e eu estarei colado no Focus Concursos!”

 

Marcelo Sales (Campo Largo-PR) – Classificado PF e PC-RS

“Sou formado em Educação Física e trabalhava, até outubro de 2017, como coordenador de eventos esportivos e professor. Após minha demissão decidi retornar aos estudos para concursos públicos e consegui no Focus Concursos o apoio e direcionamento necessários para minha aprovação. Fui aprovado nos concursos da PC-RS e na PF iniciando os estudos em novembro de 2017. Tempo curto, mas com o foco e direcionamento certos. Agradeço imensamente ao Focus pelas conquistas e principalmente aos professores que são ímpares no mercado, dando não apenas o apoio profissional, onde tiram o máximo de nós, mas também aquele incentivo pessoal fundamental para a aprovação. Para vencer tem que ser Focus!”

 

Vanessa Cristina (Joinville-SC) – Classificada PF

“Demorei para entender que meu nome e aquelas notas indicavam que eu estava entre os aprovados. Não tem como descrever a sensação de quando ‘caiu a ficha’. No início da minha caminhada como concurseira focava no cargo de Perito (pouquíssimas vagas para área química, quando abre) e sempre dando na trave. Porém, ano passado, durante o concurso para IGP-SC, resolvi tentar Escrivão da PC-SC. Foi o concurso que abriu as portas da aprovação. Quando saiu PF resolvi deixar de lado o cargo de Perito e entrei de cabeça no cargo de Agente e deu certo. Foram horas de estudo, treino, momentos surtadas, deixando de lado a família, que sempre deu aquele incentivo, tudo em busca de um sonho. Não foi um caminho fácil, não há fórmula mágica, o importante é não desistir. Só tenho a agradecer à minha família por todo o incentivo (minha mãe que o diga e o maridão dando a maior força para sobrar mais tempo livre para estudar), a Deus e os professores/facilitadores do Focus, em especial aos professores Jhoni (fez entender o RLM) e Sengik (fez curtir ainda mais processo penal). Esses caras são sensacionais, os melhores.

 

Gustavo Gerlach (Porto Alegre-RS) – Classificado PF

“Meu primeiro concurso foi para diplomata em 2016, mas sem nenhum direcionamento, fiz mais pensado na remuneração atrativa. Sou formado em educação física e fui atleta de artes marciais. Morei nos EUA, oonde tive a oportunidade de treinar com policiais e membros das forças armadas americanas, o que começou a me atrair para a área. Voltei ao Brasil em 2010 e criei um sistema de auto defesa e treinamento militar e até hoje realizo cursos de instrução militar, inclusive como instrutor do curso de formação de soldados da força aérea brasileira. Na virada de 2017 para 2018 estudei um mês antes para a prova da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por influência de amigos meus, policiais civis. Sabia que seria uma missão difícil e de fato não consegui a aprovação, mas foi por pouco. Foi nesse momento que conheci o Focus e gostei bastante da didática dos professores, assistindo aulas gratuitas. Me ajudou bastante, pois todas matérias eram novas para mim, com exceção de português. Consegui aprender muito com o Jhoni em RML, com Marcelo Adriano que deu Processo Penal, e o Pequeno, fera em Direito Penal. Mas, seria injusto não dizer que todos foram de fundamental importância. Após a frustração inicial da reprovação, fiquei extremamente motivado, pois percebi que dentro das circunstâncias (apenas 1 mês de preparo) consegui chegar perto. Foi aí então que decidi focar nos concursos, em especial na área policial, que me identifico muito. Comecei então a me preparar com disciplina para a prova da PF pelo edital de 2014. Confesso que quando saiu o edital me surpreendi, pois mudou muita coisa, e fiquei com receio de não conseguir. Mas aí segui o conselho do professor Marcelo Adriano que disse que quando ele passou para a PF ele já estava pensando no próximo. Isso tira a carga dos ombros de que seria o concurso da vida. Decidi que iria sair de consciência tranquila, pois dei o meu melhor. Comprei o intensivo do Focus e isso com certeza me ajudou muito, com dicas direcionadas e uma didática muito boa dos professores. Agradeço a todos os professores, pois com cada um pude aprender e evoluir nessa caminhada.”

Para continuar se inspirando e também rever alguns depoimentos com mais detalhes, acesse nossa playlist “Papo com Aprovados” no YouTube.

 

Agora que você você relembrou alguns dos principais editais de concursos do ano de 2018 e se inspirou com muitas histórias de sucesso que tal compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos também possam ter a mesma oportunidade?


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.