fbpx

Revisão de véspera de prova: entenda a importância e como fazer

Revisão de véspera de prova: entenda a importância e como fazer

Estudar um dia antes da prova vale a pena? A resposta depende do seu perfil como estudante: algumas pessoas se sentem seguras quando o conteúdo está mais “fresco” na memória, enquanto outras ficam nervosas e estressadas, o que pode ser bastante improdutivo. Portanto, é fundamental saber o que é melhor para você e agir de acordo.

Nesse contexto, a revisão de véspera é uma prática comum entre os concurseiros, pois, muitas vezes, você pode se preparar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Logo, uma boa recapitulada na matéria antes do grande dia é capaz de fazer toda a diferença.

Quer saber como ter uma revisão de véspera eficiente? Continue a leitura!

Como proceder na revisão de véspera?

A primeira regra para uma revisão bem-sucedida é ter a consciência de que ela não visa ao aprendizado. A proposta é fazer uma leitura menos aprofundada das matérias que, porventura, cairão na prova, buscando trabalhar o equilíbrio emocional do candidato.

A segunda regra é que tal revisão não pode durar mais de seis horas. Afinal, há outros cuidados a serem adotados no dia que antecede a prova do concurso, como ter uma boa noite de sono, relaxar, organizar-se etc.

Vale lembrar que a revisão deve fazer parte do processo de estudo como um todo, já que o ato de estudar e, paralelamente, revisar permite que o conteúdo seja mais bem absorvido pelo cérebro. Veja outras dicas importantes a seguir.

Não se aprofunde na teoria

A véspera do concurso não é o momento de tentar entender conceitos ou regras. Se você estudou toda a bibliografia, revise seus esquemas, mapas mentais e anotações.

Caso não tenha passado por toda a matéria, dedique parte do tempo da revisão a resolver algumas questões que podem cair na prova, para aguçar suas habilidades de interpretação do enunciado e dedução de respostas.

Assista a videoaulas

Usar o período de revisão para assistir a videoaulas pode ser bastante vantajoso, pois essa é uma atividade mais passiva do que se engajar numa leitura, por exemplo.

Em tal tipo de ambiente, é possível rever uma boa quantidade de conteúdo sem a pressão de interpretar as anotações — além disso, você pode identificar as apostas dos professores, o que dá uma dose extra de confiança.

O que mais fazer no dia anterior à prova?

Nem só de revisão vive o candidato. Apesar de ser importante rever parte das matérias antes da prova, é preciso atentar a outros aspectos importantes da véspera, como os que listamos abaixo.

Alimentação

Use as refeições para otimizar a energia do seu corpo, ingerindo alimentos que ajudarão o cérebro a ter mais clareza durante a prova. Prefira opções ricas em proteínas e gorduras boas, como peixes, verduras, legumes, ovos e castanhas em geral (além de, claro, beber bastante água).

Evite consumir produtos processados, carboidratos e doces. Eles dão uma sensação momentânea de energização do corpo, mas logo causam uma queda de ritmo e prejudicam o desempenho cerebral.

Não consuma bebidas alcoólicas e só tome os remédios dos quais você tenha prescrição médica. Ingerir calmantes para dormir melhor também não é uma boa ideia, principalmente se seu organismo não estiver acostumado a tal tipo de medicamento. A chance de seu relógio biológico ficar “desregulado” é grande, então não arrisque.

Descanso e sono

Faça um passeio ao ar livre ou qualquer outra atividade leve que não tenha relação com estudos ou leitura para relaxar e oxigenar o cérebro. Meditar ou receber uma massagem também pode ser interessante.

Estar com o corpo e a mente descansados no dia da prova é essencial para um bom desempenho. Por isso, nos dias anteriores, procure fazer exercícios aeróbicos, com intensidade moderada, por cerca de 20 minutos.

Isso vai ajudar a aliviar o estresse, promover uma sensação de bem-estar e otimizar a qualidade do seu sono. Na véspera, vá cedo para a cama. Caso a ansiedade o atrapalhe a dormir, tente um calmante natural, como chá de camomila ou banho quente.

Providências básicas

Algo que costuma desestabilizar os candidatos de um concurso é passar por imprevistos no caminho para o local da prova que os façam correr o risco de atrasos ou impedimentos ao entrar. Por isso, defina o melhor trajeto e sua duração no dia anterior.

Se possível, experimente o percurso uma semana antes do exame para evitar surpresas. Outra sugestão é informar-se sobre possíveis eventos ou bloqueios urbanos nas proximidades do local da prova ou no trajeto escolhido, tendo um plano B para lidar com tais situações.

Não se esqueça de programar o despertador (de preferência, tenha uma opção elétrica e outra analógica para garantir) e separar a roupa que vai usar no dia. Para que as possíveis oscilações na temperatura da sala não interfiram no seu rendimento, também é importante levar um agasalho. Outros materiais essenciais são:

  • identidade;
  • cartão de inscrição;
  • dinheiro para eventuais emergências;
  • caneta, lápis e borracha (se possível, 2 ou 3 de cada);
  • água, um lanche salgado e um chocolate;
  • remédios para dor de cabeça, cólica etc.

Quais são as opções para quem não teve tempo de estudar toda a matéria?

Decidir se inscrever para um concurso na última hora é um ato comum, mas quem faz isso acaba ficando sujeito a um calendário reduzido de estudos. Outros candidatos podem, ainda, ter dificuldade em conciliar os horários de trabalho com a necessidade de se preparar para a prova, o que os impede de passar por toda a bibliografia.

Nesses casos, uma boa opção é buscar os chamados cursos de Reta Final. Eles são projetados para tal tipo de situação, permitindo que o aluno revise uma boa quantidade de conteúdo em dois ou três dias, aumentando suas chances de se sair bem. E os preços são bem acessíveis.

Fazer uma boa revisão de véspera pode ser o diferencial entre ter um resultado satisfatório na prova ou não. Por isso, se você é o tipo de pessoa que se beneficia em ter o conteúdo fresco na mente, não hesite em revisar. No Focus Concursos, são oferecidas transmissões online gratuitas de aulas de revisão, ministradas ao vivo no dia ou na semana anterior ao exame.

Agora que já sabe como fazer uma revisão de véspera e onde encontrar os melhores recursos para isso, aproveite para assinar nossa newsletter. Assim, você receberá mais dicas valiosas como as deste artigo diretamente no seu e-mail!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.