fbpx

Saiba como ingressar na carreira da Polícia Federal

Saiba como ingressar na carreira da Polícia Federal

Devido à instabilidade das profissões tradicionais, muitas pessoas procuram alternativas. Você já pensou em ingressar na carreira da Polícia Federal (PF)? Sabe todos os benefícios que essa profissão pode gerar? Conheça todos os detalhes e quais são os requisitos para trabalhar na Polícia Federal.

Leia agora mesmo o nosso artigo e descubra tudo sobre essa carreira que pode ser perfeita para você!

Em quais áreas você pode investir na carreira da Polícia Federal?

Existem diversas áreas dentro da Polícia Federal para as quais você pode se candidatar na hora de realizar um concurso. Descubra agora cada uma delas.

Delegado Federal

O delegado federal preside investigações e atua na chefia do combate ao crime no Brasil. Ele pode atuar contra diversos tipos de infração à lei e é quem orienta as equipes nas missões designadas.

Para atuar nessa área, é necessário ter diploma em direito e três anos de atuação como policial ou na área jurídica.

Agente Federal

O agente federal é o profissional que executa as missões de combate ao crime. Ele pode assumir uma série de funções dentro da instituição, tanto de caráter administrativo quanto de atuação em campo, como em fronteiras, aeroportos, entre outros.

Qualquer pessoa com diploma no ensino superior pode assumir esse cargo.

Escrivão Federal

O escrivão é o profissional responsável pelos documentos da Polícia Federal. Ele atua na confecção e arquivamento destes materiais e acompanha o desenvolvimento de processos.

Esse cargo também não exige uma formação específica, sendo que qualquer pessoa com ensino superior pode se candidatar.

Perito Criminal Federal

O perito é o profissional que coleta e analisa as evidências dos crimes investigados pela Polícia Federal. Ele pode atuar tanto em campo quanto dentro de laboratórios, realizando análises.

Existem 18 áreas de atuação dos peritos, sendo que a formação exigida para quem quer se candidatar ao cargo no concurso depende de cada uma delas.

Papiloscopista

Esse profissional é o responsável por colher e analisar as impressões digitais nos crimes investigados pela Polícia Federal. Ele também pode atuar na coleta e análise de outras evidências com material biológico, como saliva.

Quem tem formação superior, sem restrição de curso, pode se candidatar para essa área em um concurso público.

Agente administrativo

Além das atribuições ligadas diretamente à investigação criminal, a Polícia Federal também oferece a opção de cargos na área administrativa, como RH, patrimônio e licitações. Esse profissional é chamado de agente administrativo.

A formação exigida para o cargo é de ensino médio completo, não exigindo diploma no ensino superior.

Como ingressar na carreira da Polícia Federal?

A única forma de ingressar na carreira da Polícia Federal é por meio de concurso público. Ele é composto por algumas etapas pelas quais você precisa passar para ser efetivado na instituição. Descubra agora todas elas!

Provas

Para todos os cargos da Polícia Federal, há a exigência da realização de provas objetivas e discursivas. O conteúdo de cada uma das provas depende do cargo que você pretende ocupar, tendo um foco nas atividades que serão desenvolvidas futuramente.

Além dessas provas, especificamente para o cargo de Delegado Federal, você precisa passar por uma prova oral, realizada em Brasília. Além disso, para o cargo de escrivão, é necessário ser submetido a uma prova prática de digitação, comprovando as suas habilidades técnicas.

Exame de aptidão física

O exame de aptidão física tem como objetivo avaliar a sua capacidade de suportar as exigências físicas da escola de formação e do cargo que você gostaria de ocupar. Ele só é exigido para as profissões ligadas diretamente ao combate ao crime, sendo dispensado no caso da área administrativa.

Ele pode envolver uma série de testes como força, corrida, natação, entre outros. Essas atividades são descritas no edital do concurso que você vai prestar.

Avaliação médica e psicológica

Para atuar na Polícia Federal também é exigido que você seja aprovado em exames médicos e psicológicos. Isso porque o cargo pode exigir uma série de demandas de esforço físico e algumas condições clínicas podem impossibilitar o exercício das funções.

Além disso, o profissional que trabalha diretamente com o crime precisa lidar com pressão e situações que colocam em risco a sua própria vida e a das pessoas ao seu redor. Dessa forma, também é necessário que você tenha estrutura psicológica para lidar com as atividades desenvolvidas.

Curso de formação profissional

O curso de formação profissional é destinado a todos os candidatos que foram aprovados nas etapas anteriores. Ele serve para fornecer ao profissional os conhecimentos básicos que são necessários para exercer as atividades do cargo pretendido.

Essa etapa também é eliminatória, sendo que o profissional precisa garantir uma nota mínima no curso para assumir o cargo e efetivamente entrar para a Polícia Federal.

Quais são os benefícios de ingressar na carreira da Polícia Federal?

Em primeiro lugar, um dos grandes benefícios de ingressar na Polícia Federal é relacionado à estabilidade de carreira e salários. Assim como a maioria dos concursos públicos, profissionais dessa área possuem uma série de benefícios que o distanciam da instabilidade do mercado, uma vez que as empresas privadas podem demitir colaboradores a qualquer momento, por exemplo.

Os salários também são considerados acima da média. Um perito ou delegado pode ganhar mais de R$ 20.000,00. Além disso, há plano de carreira dentro da instituição, o que permite que você tenha evoluções.

Além desses benefícios, o policial federal atua em prol da sociedade como um todo. Por trabalhar no combate ao crime como tráfico de drogas, crimes ambientais, entre outros, esse profissional atua na redução dos índices de violência da sociedade. Com isso, você pode se tornar um líder comunitário dentro da organização, melhorando a condição de vida das pessoas ao seu redor.

Ficou interessado nesse tipo de carreira? Acredita que ser policial federal é pra você? Então, considere ingressar na carreira da Polícia Federal! Para isso, é necessário que você já comece a estudar para garantir a sua vaga na instituição. 

Gostou do nosso artigo? Aproveite descubra como ingressar em outras carreiras da polícia, além da Polícia Federal, e os benefícios de cada uma delas.

Acompanhe o Focus Concursos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Telegram, Youtube e Spotify.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.