Acaba de ser publicado o edital de abertura do XXII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. O Exame de Ordem compreenderá a aplicação de prova objetiva e de prova prático-profissional, ambas de caráter obrigatório e eliminatório, efetuando o reaproveitamento da 1ª fase por uma única vez no Exame subsequente. 

O Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil é pré-requisito para o exercício legal da profissão de advogado no Brasil, pois é através dessa prova que os futuros advogados demonstram que possuem capacitação e conhecimentos necessários ao exercício da profissão. Se você já é Bacharel ou estudantes de Direito do 9º e 10º semestres não pode deixar de se inscrever.

Provas e Inscrições

As provas objetiva serão organizadas pela, Fundação Getulio Vargas (FGV) e estão programada para o dia 02 de abril deste ano, composta por 80 questões. Além da prova objetiva, o candidato passa também por prova prático-profissional (2ª fase), nessa prova o candidato precisa da elaboração de uma peça profissional e quatro questões escritas. A 2ª fase está programada para ser realizada dia 28 de maio de 2017.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através do site da Fundação Getulio Vargas (http://oab.fgv.br). As inscrições encerram no dia 10 de fevereiro de 2017.

Da Prova Prático-Profissional

A prova prático-profissional valerá 10,00 (dez) pontos e será composta de duas partes:

1ª parte: Redação de peça profissional, valendo 5,00 (cinco) pontos, acerca de tema da área jurídica de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, cujo conteúdo está especificado no edital (Anexo II), indicada quando da sua inscrição, conforme as opções a seguir:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  •  Direito Tributário.

2ª parte: Respostas a 4 (quatro) questões discursivas, sob a forma de situações-problema, valendo, no máximo, 1,25 (um e vinte e cinco) pontos cada, relativas à área de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, indicada quando da sua inscrição, conforme as opções citadas no subitem anterior

O Exame

O exame é considerado difícil, já que poucos candidatos são aprovados na primeira tentativa, por isso a importância de se preparar com antecedência.

A prova é destinada para aqueles que estão cursando o último ano. Mas na prática, qualquer um pode realizar a prova, porém, se os alunos que não estiverem no último ano,  forem aprovados, estes, não terão o direito de exercer a profissão, pois será considerada pela OAB uma aprovação “fictícia”.

Confira abaixo o cronograma do evento 

fases

 

VOCÊ GANHOU!

Você acaba de ganhar um cupom desconto para qualquer curso. Clique aqui, escolha o seu curso e quando for finalizar a compra, basta inserir o cupom –> descontofocus no carrinho para ganhar. Aproveita que é um MEGA DESCONTO! 

Por: Suzana Oliveira

Por: Suzana Oliveira