fbpx

Sílaba Tônica — 2 Dicas Para Aprender A Fonologia

Sílaba Tônica — 2 Dicas Para Aprender A Fonologia

A sílaba tônica é ligada à ênfase no som de determinadas partes de uma palavra. A fonologia é exatamente o estudo desses sons que, quando juntos, expressam palavras, que por sua vez expressam significados. Confuso sobre o que é sílaba tônica? Continue lendo e saiba duas dicas para aprender de uma vez.

O que é sílaba?

Para entender o que é sílaba tônica é preciso primeiramente compreender o que compõe uma sílaba. Segundo o dicionário Michaelis:

sílaba: “fonema ou grupo de fonemas pronunciado em uma só emissão de voz na enunciação de uma palavra, como be-le-za”;

fonemas: “a menor unidade fonética significativa para uma língua, com função distintiva, não suscetível de segmentação e só definido por seus caracteres pertinentes. Isto é, que nele têm valor distintivo; por exemplo, em português, r e rr.” As letras são as representações gráficas dos fonemas, ou seja, elas são a representação escrita do som. Quando lemos a palavra “zabumba” sabemos como pronunciá-la porque ela possui o fonema /z/ que é lido como “zê’;

fonologia: “ramo da linguística que estuda as mudanças fonéticas dos sons e das letras que ocorreram, ao longo do tempo, em determinada língua ou família de línguas”.

O que é sílaba tônica?

As palavras podem ser divididas silabicamente como “ba-na-na”. Essa divisão leva em consideração as regras da divisão silábica. Entre as sílabas que compõem uma palavra, existe sempre uma que é pronunciada com mais força, ela tem uma intensidade sonora maior que as outras. Por exemplo: quando falamos a palavra banana, o primeiro “na” tem maior intensidade que o outro “na”, e também maior que “ba”. O primeiro “na”, que é a segunda sílaba da palavra, é a sílaba tônica. . Agora, confira algumas dicas para aprender como identificá-las.

1— Chame as palavras

Uma dica muito simples e eficaz para identificar a sílaba tônica de uma palavra, é chamar por elas. Por exemplo, imagine que “retângulo” é o nome de uma pessoa e você precisa chamá-la Para isso, provavelmente iria falar “retââângulo”. Ao fazer esse exercício, é possível compreender que, nesse caso, a sílaba estendida — que é o “tâ”—, é a sílaba tônica. Isso é fácil para as pessoas falantes da língua portuguesa, pois, com a prática, você já sabe como é a pronúncia correta das palavras.

2— Acento agudo e acento circunflexo

Se você não conhecer determinada palavra e estiver com dúvida sobre qual é a sílaba tônica dela, uma forma infalível é identificar onde está o acento agudo (ó) e o acento circunflexo (^), isso se ela tiver esses acentos. O til “~” não é indicativo de sílaba tônica, por mais que seja comum encontrá-lo. Quando você identificar o acento agudo ou circunflexo em uma sílaba, muito provavelmente ela vai ser a tônica. Agora que você já sabe as dicas de como identificar a sílaba tônica de uma palavra, aprenda as classificações silábicas e tenha uma ótima pontuação na disciplina de língua portuguesa.

Veja todos os macetes de fonologia na aula com o professor Sidney Martins.

Seja assinante do Focus Concursos e tenha acesso ao curso de língua portuguesa para concurso e mais de 1.200 cursos. Conheça os planos!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.