TAF — Como Funciona o Teste De Aptidão Física Em Concursos Públicos

Está se preparando para um concurso público que possui Teste de Aptidão Física (TAF)? Então, não deixe para pensar nessa fase apenas quando ela chegar. Da mesma forma que é necessário dedicar tempo para os estudos, é preciso treinar o corpo para a etapa física. Quer entender melhor? Neste artigo você vai ver:

  • o que é o TAF e quando é cobrado?;
  • como se preparar para o teste de aptidão física?;
  • há diferença entre os testes de aptidão física?;
  • o que fazer às vésperas do exame físico?

O que é o TAF e quando é cobrado?

O TAF é uma etapa dos concursos públicos que visa avaliar se os candidatos possuem condições físicas para exercer a profissão. Esse exame não é cobrado em todas as carreiras, mas naquelas que envolvem atividades na rua, como bombeiro, polícia, agente de trânsito, etc. Geralmente, são as mesmas carreiras que cobram o Teste de Aptidão Psicológica.

Nesse teste, os candidatos precisam realizar alguns exercícios de determinada forma e dentro de um tempo estipulado. Quem não consegue concluir essas atividades é eliminado do processo seletivo.

Vale notar que o TAF ocorre depois da fase de provas objetivas e discursivas. Apesar disso, é necessário começar a preparação o quanto antes. Até porque, o tempo entre as etapas costuma ser curto, de no máximo seis semanas.

Como se preparar para o teste de aptidão física?

Existem algumas estratégias que podem ajudar a se preparar para o teste de aptidão física. Saiba quais são!

Saiba o que será cobrado

Antes de começar a planejar um treino, é necessário saber exatamente o que pode ser cobrado no seu TAF. Os candidatos podem ser submetidos aos seguintes exercícios:

  • abdominal;
  • corrida de velocidade;
  • corrida de resistência;
  • natação;
  • flexão de braço;
  • barra; etc.

Esse tipo de informação está presente no edital do certame. Vale notar que o TAF do exército pode não ser igual ao TAF da Polícia Federal. Então, aproveite para ler e descobrir como é feita a avaliação!

Atente-se ao tempo

Uma das dúvidas mais comuns entre os candidatos é: com qual antecedência é preciso começar a treinar? Isso depende das particularidades de cada um.

Quem está em uma fase sedentária, por exemplo, precisa se preparar um pouco mais para atingir o nível de quem já é ativo. Seis meses antes da prova é um tempo adequado para esses candidatos se prepararem.

Para quem possui uma rotina de exercícios, é possível disponibilizar três meses de antecedência para praticar o que é cobrado no processo seletivo.

Independentemente de qualquer situação, esperar o resultado da primeira etapa para começar a se exercitar não é o ideal.

Busque o auxílio de um profissional

Para quem pode, é interessante buscar o auxílio de um profissional. Assim, além de desenvolver os exercícios da maneira correta, você terá incentivo para continuar e poderá melhorar o rendimento.

O profissional de educação física também poderá avaliar algumas particularidades do seu desempenho. Caso tenha dificuldades de realizar algum movimento, por exemplo, será possível fazer as correções necessárias.

Conheça o percurso

Saber onde será realizado o TAF também é importante, pois ajuda a garantir mais tranquilidade no dia. Pode ser que o ambiente seja muito diferente do que você está acostumado a treinar e, para evitar, nervosismo, é aconselhável fazer o reconhecimento do terreno antes.

Trabalhe dentro dos limites

Apesar de as instituições exigirem bastante dos candidatos, não significa que eles precisem ser atletas. Então, não adianta se esforçar além do que aguenta apenas para garantir uma vaga.

É necessário que você respeite os seus limites e foque em realizar os exercícios da maneira certa e dentro do prazo estipulado. Lembre-se que exagerar nas atividades poderá comprometer os próximos dias do seu treino e até os estudos. Então, tome cuidado!

O que fazer às vésperas do exame físico?

Será que o ideal é treinar bastante um ou dois dias antes do exame físico do seu concurso? Não, é mais interessante que você descanse do que canse o seu corpo. Assim, você terá mais força e foco para fazer os exercícios propostos.

Assim como estudar às vésperas pode não trazer bons resultados, deixar para treinar pesado pouco tempo antes não compensa. Então, prefira se preparar ao longo de um tempo maior.

Por falar em preparação, no Focus Concursos, você encontra o curso certo para estudar e ter um bom desempenho no seu certame. Aproveite agora mesmo para conhecer as opções e começar a organizar os estudos que irão aproximar você dos seus objetivos!

Enviar mensagem
Estamos online!