O principal ingrediente responsável pelo sucesso na preparação para concursos públicos sempre foi e sempre será o mesmo: a dedicação ao estudo. No entanto, dificilmente alguém poderia negar que a forma como estudamos mudou muito com o passar do tempo.

De fato, a chegada dos computadores pessoais e da internet mudou de vez a maneira como nos comunicamos, consumimos, fazemos negócios e, é claro, estudamos. A grande prova disso é o enorme prestígio que a educação a distância vem ganhando entre os estudantes que se preparam para os cargos públicos.

Com ela, é possível otimizar os esforços, reduzir custos e ampliar o acesso do aluno ao conteúdo, tudo isso sem prejudicar a qualidade do ensino. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre uma ferramenta muito importante dentro dessa nova dinâmica: as videoaulas.

Você vai descobrir a importância das videoaulas na rotina do concurseiro e como fazer para tirar o máximo de proveito delas. Confira a seguir!

A nova era da educação a distância

Quando falamos em educação a distância, muitas pessoas ainda pensam naquele modelo antigo em que se estudava por correspondência, com a leitura de apostilas ou mesmo com aulas gravadas em fitas de áudio ou em vídeo. Os mais velhos certamente lembrarão das antigas fitas VHS.

Mas a verdade é que a tecnologia transformou completamente a dinâmica do ensino a distância e isso aconteceu graças a uma maravilhosa ferramenta que, aliada à internet, mudou completamente o jogo. Estamos falando, é claro, da videoaula.

As modernas plataformas de ensino online que integram videoaulas, apostilas digitais, fóruns, possibilidade de interação com professores, monitores e outros alunos fizeram com que a educação a distância se tornasse cada vez mais uma certeza e menos uma alternativa, principalmente para o estudante que tem como objetivo a aprovação em concurso público.

É isso mesmo! Mesmo podendo escolher entre um curso presencial e um curso online, a grande maioria dos candidatos tem optado pela via digital. Ao longo do texto de hoje veremos o porquê e também daremos algumas dicas sobre como você pode aproveitar ao máximo esse recurso.

Otimização de resultado

Sem sombra alguma de dúvida, a palavra-chave na otimização de resultado nos estudos para concurso é “tempo”. A equação é a mesma para todos os candidatos: há muita matéria e pouco tempo para estudar. Por isso, temos que dedicar a maior parte possível da agenda aos estudos e fazer com que cada minuto renda ao máximo.

O principal erro cometido pelos candidatos nesse quesito é não considerar os chamados “ladrões de tempo”, que estão tão presentes no dia a dia de todos nós. Quando pensamos que o dia tem 24 horas, encaixamos diversas tarefas na agenda e a conta fica perfeita. No entanto, na prática, não conseguimos fazer nem metade do que havíamos planejado. Por que será que isso acontece?

A resposta é muito simples: não levamos em consideração o tempo que precisamos para tomar banho, vestir uma roupa, esperar o elevador, esperar o ônibus, esperar o sinal de trânsito para atravessar a rua, ficar na fila para pagar a conta do restaurante, cumprimentar algum colega que encontramos na rua por acaso etc.

Individualmente, nenhuma dessas atividades demanda uma quantidade de tempo que venha a prejudicar os estudos. Entretanto, quando somamos todas elas, vemos que perdemos horas e mais horas todos os dias com atividades que não contribuem em nada para a nossa preparação.

Como os ladrões de tempo podem ser eliminados?

Esses verdadeiros ladrões do nosso tempo podem ser eliminados quando o aluno assiste a aulas dentro de casa, no trabalho ou em uma viagem de negócios. Eliminamos, por exemplo, todo o tempo gasto com o deslocamento até a sede do curso, sem falar em todas as outras demandas que isso implica.

Mais do que otimizar o tempo do candidato, no sentido mais amplo da palavra, as videoaulas também disponibilizam recursos para que o aluno possa aprender no seu próprio tempo. Quantas vezes acabamos não conseguindo fixar bem a matéria por não conseguir acompanhar o ritmo do professor? Quantas vezes “boiamos” na aula por já estarmos cansados? Quantas vezes deixamos de tomar notas porque o tempo é curto?

Tendo isso em vista, as videoaulas permitem que o aluno pause a explicação para tomar notas ou para buscar o significado de determinada palavra. Também é possível voltar o vídeo e ouvir novamente algum trecho que não tenha ficado muito claro. E caso o aluno já esteja cansado e, consequentemente, com um rendimento baixo, é possível parar a aula e retomar depois do descanso ou da pausa para o cafezinho.

Ou seja, os botões de controle da exibição do vídeo devem ser aliados do estudante e ele precisa aprender a utilizá-los de forma produtiva. Por fim, outra vantagem das videoaulas em termos de otimização de resultado é a fiel execução no planejamento de estudos. Como o curso online oferece uma flexibilidade maior para o candidato, ele acaba diminuindo o volume de interferência de fatores externos no estudo do candidato.

Pense na quantidade de fatores que podem tirar o estudante da rota de estudos que ele havia planejado quando ele depende das aulas tradicionais para cumprir suas metas. Somente a título de exemplo: o pneu do carro pode furar, o professor do cursinho pode precisar faltar, ele pode ficar preso no trânsito e por aí vai.

Isso não é nada bom, principalmente quando levamos em consideração que qualquer tempo desperdiçado nos estudos é um prejuízo irreparável para o concurseiro. A aprovação é uma corrida contra o tempo!

Já no curso a distância, o candidato depende apenas de si mesmo. Basta fazer login na plataforma e dar início aos estudos. É claro que é impossível se livrar completamente da influência de eventos externos: também quando estamos em casa pode faltar luz ou o computador pode dar uma pane, por exemplo.

No entanto, a flexibilidade do curso online permite com que consertemos isso com facilidade, já que podemos assistir as lições em uma biblioteca, em um café, a partir do computador de um amigo ou mesmo em um computador público, sem precisar instalar programas específicos e sem maiores dificuldades.

Quais são as diferenças entre a aula presencial e a videoaula?

À primeira vista, uma videoaula pode não aparentar ser tão diferente assim de uma aula comum presencial. Mas ao olharmos mais de perto, começaremos e perceber as sutilezas. A primeira grande diferença é a ausência de interrupções.

Quando estamos na sala física, a aula é interrompida várias vezes, como acontece, por exemplo, quando o professor faz anotações no quadro negro, quando decide ditar um parágrafo para que os alunos anotem em seus cadernos, quando resolve ajustar a temperatura do ar-condicionado ou quando os alunos tiram suas dúvidas.

Na videoaula, graças ao recurso da edição, o aluno não perde tempo com interrupções ou atrasos. Além disso, as aulas já são projetadas levando em consideração que o aluno pode se valer dos botões que controlam a reprodução do vídeo, como voltar, avançar e pausar. Isso faz com que a videoaula também tenha menos redundâncias e repetições.

Com isso, podemos concluir que as videoaulas têm uma densidade maior. Ou seja, se assistirmos a uma hora de aula presencial e a uma hora de aula online, muito provavelmente essa última terá uma quantidade maior de conteúdo.

A dica de ouro para o estudante a distância, portanto, é fazer dos botões de controle da reprodução das videoaulas grandes aliados em sua preparação. Se a aula estiver densa, concentrada, podemos pausar de tempos em tempos para tomar notas, ler a apostila, pesquisar mais e voltar o conteúdo quantas vezes forem necessárias.

Se, por outro lado, a aula estiver mais esparsa, diluída, o aluno pode acompanhar a aula em tempo real, passando pela matéria rapidamente. A grande vantagem aqui é não precisar ficar horas e até dias estagnado em um assunto que já dominamos apenas para que nossos colegas de classe possam nos alcançar.

A aula presencial, por sua vez, é projetada para atender às necessidades de uma coletividade de estudantes. Assim, tem a duração que se considera ideal para o aluno médio. O ritmo é aquele que se considera ideal para o aluno, em média. Acontece que, na prática, muitas vezes estamos um pouco à frente ou atrás desse ritmo que é considerado a média dos alunos.

A videoaula permite que o aluno avance rapidamente pelo conteúdo que já domina com facilidade e mais lentamente pelo conteúdo que tem dificuldade. Da mesma forma, podemos avançar mais rapidamente quando estamos no início de um dia de estudos e mais lentamente quando já estamos no final do dia, ou seja, cansados.

Em suma, na preparação online, o aluno é a medida para todas as coisas. Tudo pode ser adaptado para que ele possa potencializar o seu aprendizado. A experiência do estudante é tão diferente que podemos compará-la a uma pessoa que manda fazer um paletó sob encomenda em um alfaiate em vez de comprar um paletó pronto em uma loja de roupas.

Atração e engajamento

Uma das principais vantagens oferecidas pelos cursos a distância que utilizam o sistema de videoaulas como base é a grande atratividade do conteúdo. Assim, as aulas costumam ser dinâmicas e o aluno tem acesso a recursos visuais que auxiliam no aprendizado, além de professores treinados e capacitados para otimizar a sua performance em estúdio.

Outro ponto que merece ser levado em consideração é que o aprendizado acontece não no ambiente formal da sala de aula e sim um local em que o estudante está mais à vontade, fazendo com que todo o processo de apreensão e retenção do conteúdo seja mais natural.

A experiência do concurseiro com o cursinho preparatório online é o melhor de dois mundos. Por um lado, o aluno tem a prazerosa sensação de estar em casa assistindo a um vídeo tutorial ou lendo sobre algum tema do seu interesse na internet. Por outro, ele tem a segurança de poder confiar na qualidade e na autenticidade do conteúdo, um grande desafio para quem se aventura a buscar a informação por conta própria na rede.

Como consequência disso tudo, podemos afirmar que o aluno da educação a distância costuma ser mais engajado. Isso significa que ele tem uma probabilidade maior de seguir à risca o plano de estudos traçados e uma probabilidade menor de abandonar o curso ou desistir de fazer as provas.

Não poderíamos deixar de mencionar que a atração que muitos estudantes têm tido pelas videocaulas não se limita apenas ao conteúdo abordado. Os cursos a distância têm crescido bastante e ganhado prestígio dentro do Poder Público e também no mercado de trabalho. Dependendo do formato do curso, ele pode até ser utilizado para somar pontos em uma eventual prova de títulos.

Por fim, cabe fazer um alerta: por mais atrativas, dinâmicas e convenientes que sejam as videoaulas, é necessário que o aluno tome alguns cuidados para conseguir alcançar um padrão ideal de engajamento e produtividade nos estudos.

Nesse sentido, é importantíssimo criar um ambiente propício para o estudo dentro de casa. Essa é uma preocupação que não temos quando estamos dentro de uma sala de aula ou numa biblioteca, mas é importante considerarmos quando trabalhamos ou estudamos dentro de casa.

Em primeiro lugar, é preciso evitar todas as distrações durante o período reservado para o estudo. O celular e a televisão devem ficar desligados e fora do alcance. Todas as abas do navegador que não forem relacionadas com os estudos devem ser fechadas. E nada de ficar com as redes sociais abertas em segundo plano.

Além disso, o ideal é se escolher um cômodo silencioso e com uma boa iluminação de luz branca. Uma iluminação fraca pode dar sono e uma iluminação forte pode prejudicar a vista. A postura é igualmente importante. O ideal é que a tela fique na altura dos olhos, a coluna ereta e as pernas dobradas em 90 graus com relação ao tronco. Nada de estudar deitado!

Outra boa dica é ter uma boa conversa com os familiares ou outras pessoas que moram dentro da mesma casa. Isso é importante para conscientizá-los sobre a importância que os estudos têm para você, evitando interrupções desnecessárias ao longo do dia.

Acessibilidade

As videoaulas e os materiais que geralmente a acompanham foram extremamente importantes para o rompimento das barreiras geográficas do conhecimento. Além de serem uma excelente opção para quem mora nos grandes centros urbanos e quer evitar horas de trânsito todos os dias, as videoaulas também cumprem uma função muito importante para quem mora no interior.

Hoje, qualquer candidato pode ter aulas com os melhores professores do país sem sair da sua cidade. Basta que tenha acesso a uma conexão com a internet e um dispositivo que possa exibir as aulas, como um notebook ou um computador desktop. Até mesmo quem está sempre viajando a trabalho ou em razão de compromissos pessoais ou familiares pode usufruir dos benefícios do ensino a distância graças a essa maravilhosa ferramenta que é a videoaula.

Para quem está sempre na correria, recomenda-se a aquisição de um bom par de fones de ouvido e pronto! Já é possível estudar no saguão de um hotel, em uma biblioteca, na casa de algum familiar ou mesmo em um café.

Outro ponto que merece ser destacado dentro do quesito “acessibilidade” é a possibilidade de interação constante com professores e monitores das disciplinas. Ainda hoje, alguns alunos deixam de considerar a possibilidade de fazer uma preparação a distância por acreditarem no mito de que ficarão abandonados à própria sorte.

É bem verdade que no contexto da educação a distância o aluno não tem a possibilidade de interagir com o professor em tempo real durante a aula. No entanto, isso não significa dizer que ele não possa tirar as suas dúvidas.

Longe disso, a maioria dos cursos a distância já possibilita que o aluno tenha um canal de comunicação com os professores e monitores para que possa tirar as suas dúvidas a respeito da matéria e para que possa ter os seus exercícios corrigidos e o seu desempenho avaliado pelo corpo docente da instituição em que estuda.

Custos menores

Com tantos benefícios a oferecer para o concurseiro, você pode estar imaginando que um curso online deve ser extremamente caro, não é mesmo? Na verdade, a própria dinâmica de um curso preparatório online permite com que ele seja mais barato do que um curso presencial. Isso acontece porque não há gastos como aluguel da sala e material impresso.

Além disso, os custos com o pagamento dos professores, monitores e funcionários administrativos podem ser pulverizados entre muitos alunos espalhados por todo o país, o que não poderia acontecer dentro de sala de aula, haja vista a limitação física que as instalações têm para receber os alunos.

A economia não para por aí! Tirando o custo do curso em si, o aluno também consegue economizar, por exemplo, com transporte público ou combustível para o carro, duas tarifas que, por sinal, não param de subir. É isso mesmo, poder assistir as aulas em qualquer lugar significa não ter que se deslocar só para isso.

Quando saímos de casa para o cursinho dificilmente restringimos nossos gastos apenas aos custos de locomoção. Muitas vezes, ficar horas na rua faz com que o estudante tenha que fazer alguma de suas refeições diárias em restaurantes ou lanchonetes. Isso sem falar em custos menores com ligações telefônicas e planos de dados.

Com esse dinheiro economizado com locomoção e alimentação, o aluno pode investir ainda mais na sua preparação, adquirindo módulos extras de resolução de exercícios, livros de doutrina ou apostilas especializadas.

Qualidade de ensino e material

Uma grande oportunidade é dada ao aluno que opta por realizar a sua preparação por meio de um curso a distância: ele pode estudar com os melhores professores do Brasil. Em um curso presencial, dificilmente seria possível estudar com professores que dispõem de pouco tempo para ministrar aulas, como é o caso de juízes, desembargadores, membros do Ministério Público, auditores da Receita e outros ocupantes de cargos públicos.

Também não seria possível estudar com professores que moram em outros Estados, já que eles teriam que se deslocar grandes distâncias ao menos uma vez por semana para participarem do encontro físico com os seus alunos.

As videoaulas acabam rompendo todas essas barreiras, já que o professor pode gravar as aulas a partir de um estúdio na sua cidade e mesmo se isso não for possível, pode se deslocar para outra cidade e gravar várias aulas ao longo de dois ou três dias, otimizando o seu tempo.

Contar com materiais virtuais, como apostilas em PDF, por exemplo, também é uma grande vantagem, já que elas podem ser atualizadas com bastante facilidade. Imagine que você se matricule em um curso presencial com apostilas físicas com um ano de duração. Ao longo desse período muita coisa pode mudar. É o que acontece, por exemplo, diante da aprovação da reforma previdenciária ou de julgados importantes do STF, que podem mudar o entendimento que temos sobre leis existentes.

Nesses casos, o aluno jamais fica com material desatualizado para estudar em casa, basta substituir as partes que se encontram defasadas com o novo material disponibilizado para o aluno na plataforma online do curso.

Em conclusão, não é difícil entender por que os cursos online têm sido considerados uma grande tendência na preparação para concursos públicos. Pesquisas realizadas com candidatos indicam que a esmagadora maioria já dá preferência para as videoaulas em detrimento dos cursos presenciais.

Esse sucesso se deve, obviamente, às enormes vantagens proporcionadas pelo sistema de ensino baseado nas videoaulas. O aluno consegue aprender no seu próprio ritmo, elimina o tempo gasto com deslocamento e ainda paga menos por isso. Além do mais, o estudante consegue economizar dinheiro com passagens de ônibus, metrô, gasolina e alimentação na rua, fazendo sobrar um dinheiro extra no final do mês, que pode ser investido em livros e outros materiais de estudo.

Embora algumas poucas pessoas no Brasil ainda enxerguem o ensino a distância com alguma desconfiança, parece que finalmente ele chegou para ficar, a exemplo do que já vinha acontecendo em escala global.

Afinal, lá fora, prestigiadas instituições de ensino, como é o caso da Universidade de Harvard ou Yale, já oferecem módulos online em seus cursos presenciais e até mesmo cursos inteiramente online, valendo-se do consagrado sistema de videoaulas online.

E aí, gostou do nosso texto? Então, baixe nossos materiais gratuitos e impulsione a sua preparação agora mesmo!