fbpx

Viagens para fazer provas de concurso: como se preparar?

Viagens para fazer provas de concurso: como se preparar?

Todo mundo que almeja ter uma carreira pública sabe que é preciso tentar uma aprovação em diferentes locais. Dentro desse contexto, faz parte da vida de todo concurseiro realizar viagens para fazer provas de concurso. 

A iniciativa de se deslocar para outras cidades e, até mesmo, para outros estados é válida para aumentar as chances de aprovação. No entanto, para que a viagem ocorra como foi planejado, é necessário tomar algumas medidas importantes.

Dessa forma, preparamos este post com algumas dicas valiosas para ajudar você a se planejar antes de seguir a sua viagem. Ficou curioso para saber quais são? Então, continue com a leitura e confira até o fim!

Planejar com antecedência

Quando viajamos, assim como em qualquer outro evento que realizaremos, é importante que façamos um planejamento com antecedência. Para isso, confira alguns itens que são indispensáveis para se programar.

Comprar passagens

Dependendo do local onde será a prova, se precisar ir de avião, é fundamental pesquisar o preço das passagens aéreas para o destino. Algumas empresas costumam fazer promoções, oferecendo valores mais baixos quando adquiridas com antecedência.

Caso a viagem seja feita de ônibus, dê preferência para comprar as passagens logo quando decidir viajar para fazer o concurso para evitar o risco de perder a vaga no horário escolhido. Contudo, se você optar em ir de carro, é importante ficar atento à distância do percurso que precisará ser feito. Isso porque se ela for muito grande ou você sentir cansaço durante o trajeto, o indicado é desistir dessa opção para não prejudicar o seu desempenho durante as avaliações.

Se você conhece outros concurseiros que farão a prova no mesmo lugar que você, uma boa opção é programar uma excursão. Ademais, quando o concurso tem muita procura, é possível encontrar alguns grupos de estudantes nas redes sociais que possam se interessar nesse tipo de viagem. Dessa forma, além de economizar, você também pode ir se ambientando com os colegas.

Reservar hospedagem

O interessante é que você fique em estabelecimento próximo ao local da prova. Para isso, existem opções que devem ser verificadas o quanto antes, como:

Hotel

Devido ao fato de a cidade receber muitos concurseiros, as chances dos hotéis ficarem sem vagas são grandes — principalmente, caso o concurso tenha muita procura, como os da Polícia Federal, Ministério Público etc. Portanto, caso opte em ficar em um hotel, faça a reserva assim que o edital sair.

Albergue ou hostel

Caso a grana esteja curta, uma opção é se hospedar em albergues ou hostels. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, nesses lugares é possível ficar em quartos individuais.

Casas mobiliadas

No entanto, caso vá em excursão, não terá problema em dividir uma casa mobiliada com seus amigos. Além disso, se estiver somente você, também pode optar por esse tipo de hospedagem.

Levar na mala somente o necessário

É importante lembrar que sua viagem terá um objetivo específico, e por isso é importante que você leve somente itens que sejam realmente importantes. Caso sinta necessário, faça listas para não deixar nada de fora.

  • objetos pessoais, de higiene e roupas extras;
  • documentos;
  • recibos da hospedagem;
  • celular;
  • adaptadores de tomadas;
  • material de estudo;
  • dinheiro extra e outros

Artigos para a realização da prova:

  • documentos:
  • canetas;
  • lápis;
  • borracha;
  • relógio;
  • comprovante de inscrição e pagamento do concurso e outras coisas que possa precisar;
  • número de telefone de táxi da região ou de aplicativo de transporte, caso haja algum imprevisto.

Conhecer o local antes do dia da prova

Por ser uma cidade que você não conhece, é normal ficar um pouco perdido na região. Para que isso não aconteça e chegue pontualmente para a avaliação, busque saber o tempo de trajeto que fará de onde estiver hospedado até ao local da prova.

Esteja ciente que, no dia da prova, o trânsito na cidade pode estar mais congestionado devido ao fluxo de concurseiros no local. Por isso, é importante prever o tempo com possíveis imprevistos — é bem melhor chegar com antecedência do que se atrasar, não é mesmo?

Para ficar com maior comodidade, alugue um carro. Você pode até mesmo combinar com mais amigos e dividir o valor da corrida de um táxi ou Uber por exemplo.

Preparação para o dia da prova

Depois de tudo preparado, finalmente chega o dia tão desejado –– a realização da prova do concurso público. Para que tudo ocorra da melhor forma possível, atente para algumas providências que devem ser tomadas.

Tenha uma alimentação adequada

Evite comer algum tipo de alimento diferente do seu hábito. Experimentar pratos típicos de uma região pode ser tentador, mas também pode trazer riscos para sua saúde. Portanto, deixe essa atividade para depois da realização da prova.

Outra dica é evitar alimentos muitos gordurosos para que não fique com muita lentidão. O ideal é fazer refeições leves e saudáveis — estar com boa disposição já é um pequeno passo para ter sucesso na prova!

Revise o que achar necessário

Revisar o conteúdo estudado dependerá do tipo de estudante que você se enquadra. Muitos concurseiros preferem fazer um plano de estudos de revisão um dia antes da prova, por exemplo.

Contudo, existem outras pessoas que preferem não ter contato com nada que tenha a ver com o concurso no dia anterior à avaliação para não criar ansiedade. Sendo assim, faça sua escolha de forma consciente e lembre-se que o mais importante é ficar tranquilo e confiante com a sua decisão.

Faça turismo se preferir

Se optar por não revisar e preferir se distrair antes do “grande dia”, faça um passeio para conhecer um pouco da cidade. Caso queira socializar-se, reúna alguns conhecidos ou amigos para fazerem uma leve caminhada ou irem ao um evento cultural. No entanto, não se esqueça de evitar atividades que possam cansá-lo, combinado?

Descanse

Por fim, descanse e procure relaxar. Durma cedo e certifique-se de colocar o alarme do seu celular ou de um relógio para que acorde no tempo certo para chegar ao local da prova.

Procure estar confiante de que tudo que esteve ao seu alcance pôde ser feito. Você estudou e se dedicou, e, seja qual for o resultado, a experiência de ter realizado uma de muitas viagens para fazer provas de concurso terá valido a pena.

Para receber mais dicas sobre concurso público e muitos outros temas que interessam aos concurseiros, nos siga em nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Youtube e Instagram) e/ou se inscreva em nossa newsletter para receber esses conteúdos por e-mail!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.