fbpx

4 Dicas de Como Passar na OAB

4 Dicas de Como Passar na OAB

 

Como passar na OAB é um dos principais questionamentos de quem deseja seguir carreira na advogacia. A prova da Ordem é a porta de entrada para a vida profissional dos novos advogados, por isso, se sair bem no exame  é um grande objetivo para os participantes.

Para ajudar você a se preparar melhor para a avaliação, nós, do Focus Concursos, reunimos quatro dicas práticas para apoiar os seus estudos!

Como funciona a prova da OAB?

O exame da Ordem se divide em duas fases: objetiva e discursiva. 

A 1ª fase da OAB consiste em uma prova de múltipla escolha, na qual o candidato precisa resolver, em cinco horas, 80 questões, cada uma valendo um ponto, com quatro alternativas cada, e sem direito a consulta. 

Os temas abordados podem ser todos aqueles vistos na faculdade de Direito. As matérias  que mais aparecem são as seguintes:

  • Direito Constitucional;

  • Direito Civil;

  • Direito Processual Civil;

  • Direito do Trabalho;

  • Direito Processual do Trabalho;

  • Direito Penal;

  • Direito Administrativo;

  • Ética profissional.

Podem aparecer algumas matérias que não contemplam a grade curricular do Direito, como:

  • Estatuto da Advocacia e da OAB.

  • Regulamento Geral da OAB;

  • Código de Ética e Disciplina da OAB.

Para passar para a próxima etapa, o participante deve acertar na primeira fase pelo menos 50% da prova, ou seja, 40 questões. 

Já a 2ª fase da prova da OAB é uma avaliação prático-profissional. Nela, o participante deve responder quatro questões discursivas, cada uma valendo 1,25 pontos sobre a área de atuação escolhida. 

Além disso, é preciso redigir uma peça profissional que vale cinco pontos, que também será sobre o tema que o candidato optou, podendo ser:

  • Direito Civil;

  • Direito Constitucional;

  • Direito Empresarial;

  • Direito Penal;

  • Direito do Trabalho;

  • Direito Tributário.

Para ser aprovado, o candidato deverá obter uma nota igual ou superior a seis pontos, e para atingir esse resultado é preciso se preparar bastante!

4 dicas de como passar na prova da OAB

O primeiro ponto para você que deseja saber como passar na prova da OAB era compreender como funciona a estrutura do teste. Agora que você já sabe disso, veja as quatro dicas práticas que irão te ajudar a conquistar a tão sonhada aprovação na ordem!

1. Monte um roteiro de estudos

A prova da OAB, independentemente das etapas, abrange um grande número de matérias. Por isso, elaborar um plano de estudos para concurso é a melhor forma de organizar a sua rotina e acompanhar o seu aprendizado.

Na hora de montar a sua grade de horários, lembre-se de priorizar as disciplinas que destacamos neste texto, já que elas são as que aparecem com mais frequência. 

Como a prova é composta por duas fases, é importante que você faça cronograma de estudos distintos, já que ambas irão cobrar de você conhecimentos diferentes.

Para montar o seu roteiro, elenque todas as disciplinas que precisa aprender e as distribua ao longo dos dias de cada semana, delimitando os horários que você irá ver a matéria, aqueles em  que resolverá exercícios e separe também um tempo para revisão.

Ah, e falando em revisão, deixe as suas semanas anteriores ao exame só para rever os assuntos que você não tem contato há muito tempo. 

2. Estude resolvendo provas anteriores

Uma das maneiras mais eficientes de aprender é praticando, por isso, não deixe de resolver as provas anteriores. Dessa forma, você fixa melhor o conteúdo, percebe em quais assuntos está indo bem, quais precisa se dedicar mais e ainda conhece o estilo da banca avaliadora, o que é muito importante para não cair em pegadinhas. 

Tratando-se da 2ª fase do exame, faça muitas questões discursivas sobre a área que você escolheu, mas não se esqueça de treinar bastante a redação. O ideal é que você escreva pelo menos uma peça profissional por semana e, se possível, que um professor ou amigo mais experiente revise-a para você.

3. Descubra qual é o melhor método de estudo para você

Cada pessoa aprende de uma forma. Alguns preferem assistir videoaulas, outros gostam mais de ler livros, enquanto alguns fixam melhor o conteúdo quando fazem resumos. Entender qual é o melhor método de estudo para você irá lhe poupar tempo e favorecer o seu aprendizado.

O mesmo também vale para o horário de estudo. Existem  pessoas que têm um melhor desempenho pela manhã, já outros preferem estudar à noite. Descubra em qual turno você rende mais!

4. Conte com o Focus Concursos

Por se tratar de uma prova bastante robusta, que cobra do aluno conhecimento em diversas áreas diferentes, é importante contar com um curso preparatório de qualidade para te ajudar a direcionar os seus estudos e te dar suporte caso você tenha alguma dificuldade.

Por isso, conte com o Focus Concursos! Confira já o nosso curso preparatório da 1ª fase da OAB e esteja mais perto da aprovação do que os seus concorrentes!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.