fbpx

Atualidades: Qual a diferença entre Lockdown e Quarentena?

Atualidades: Qual a diferença entre Lockdown e Quarentena?

Lockdown e Quarentena são medidas para conter o coronavírus (Covid-19). A quarentena é o distanciamento social podendo ser mais brando ou mais extremo dependendo do contexto. O Ministério da Saúde classifica esse tipo de estratégia em dois subtipos: 

O Distancial Social Seletivo (DSS): defende que apenas as pessoas de um grupo de risco sejam isolados e que o resto da população viva normalmente seguindo os protocolos de higiene. Apesar de representar danos menores à economia, esse modelo não é tão efetivo no combate à doença já que os grupos vulneráveis continuarão tendo contato com as pessoas infectadas assintomáticas ou sintomáticas o que torna mais difícil o controle, quem explica é o próprio Ministério da Saúde em seu boletim epidemiológico.

Enquanto o Distanciamento Social Ampliado (DSA): envolve o fechamento de escolas, estabelecimentos, proibição de aglomerações, paralisão da maior parte das atividades não essenciais. Nesse caso é aconselhado que a população fique em casa e saia somente para o essencial. É mais eficiente para combater a propagação do vírus, mas tem sérios impactos na economia.

O lockdown é um passo além da quarentena, pois trata-se de um bloqueio total das atividades o que implica efetivamente no fechamento de todos os serviços não essenciais. Nele, a população só é autorizada a sair de casa para serviços essenciais e pode haver até o uso da força policial para se certificar de que a medida esteja sendo cumprida, ou seja, o policial pode parar a pessoa na rua para garantir que só está indo ao mercado.

Além disso, certas áreas podem ser isoladas e pode haver bloqueio de estradas e controle de trânsito para evitar a circulação de pessoas entre os bairros ou entre cidades. 

As cidades muito afetadas tendem a adotar o lockdown já que é a forma mais eficaz de combater a transmissão. No Brasil, a primeira cidade foi São Luis (Maranhão) e posteriormente Fortaleza (Ceará), respectivamente nas datas de 5 e 8 de maio, implantaram o lockdown para reduzir a curva de casos de coronavírus e, assim, dar mais tempo para a reorganização do sistema de saúde.

O lockdown foi usado em países como a China, Itália, Estados Unidos e Espanha que ajudou a desacelerar os casos críticos nesses países restringido a circulação de pessoas.

A professora Carla Kurz explica com mais detalhes sobre como está funcionando o lockdown em outros estados brasileiros. Confira abaixo:

Comece a estudar agora!

Curso de Atualidades para concurso 2020  é um curso com conteúdo necessário para sua aprovação, acesse aqui.

Se preferir, garanta sua Assinatura Ilimitada e tenha acesso livre a todas as aulas para qualquer concurso público do site. Ao adquirir qualquer Assinatura do Focus Concursos você tem direito à mais 2 acessos para compartilhar com quem você quiser. Ou seja, 1 (uma assinatura) = 3 acessos. Confira mais detalhes aqui.

O Focus Concursos está entre os melhores cursos preparatórios online para concurso público do Brasil.  Possui uma equipe qualificada e professores especialistas e servidores públicos. Inclusive é o primeiro a disponibilizar Assinatura Compartilhada Sem Custos, um plano de assinatura = 3 acessos. É a democratização do ensino para concurso público. Conheça mais detalhes aqui.

Acompanhe o Focus Concursos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Telegram, Youtube e Spotify.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.