fbpx

Como é a prova do TAF da PC RJ?

Como é a prova do TAF da PC RJ?

Após a aprovação na prova de conhecimentos nos concursos de carreiras policiais, vem a fase do Teste de Aptidão Física, conhecido como TAF. Previsto para acontecer ainda este ano, com expectativa de edital divulgado até julho, o concurso da PC RJ 2021 tem exigências bastante específicas neste quesito e essa parte do exame deve ser estudada tanto quanto os outros conteúdos! 

Já faz um tempo desde o último certame da corporação civil carioca. O mais recente foi feito em 2014 pelo IBFC, portanto há sete anos, então é possível que ocorram alterações nas exigências da prova. Mesmo assim, é válido já ter uma prévia do que costuma ser cobrado do candidato. Assim, você já pode ir preparando sua capacidade física enquanto o edital não sai. 

O TAF visa aferir a aptidão e capacidade de suportar física e organicamente as exigências das atribuições do cargo. Quem não atende à chamada para a execução e nem atinge o mínimo necessário acaba sendo automaticamente eliminado do concurso. Essa prova é realizada independente das condições meteorológicas. Ou seja, faça chuva ou faça sol, ela ocorrerá e o candidato terá que cumprir mesmo assim.

Em primeiro lugar, é preciso comparecer no local com trajes adequados, que são: calção de ginástica (ou malha, para o sexo feminino), tênis e camiseta sem desenhos ou inscrições. Também é preciso apresentar um atestado médico específico, que costuma vir em anexo no edital, constando informações de plenas condições de saúde para participar da prova.

Os quatro testes físicos do TAF da PC RJ

Sexo feminino
1. Flexão de braços – 15 repetições em no máximo 1 min
2. Flexão abdominal – 20 repetições em no máximo 1 min
3. Corrida de resistência – 1.600m em 12 min
4. Corrida de velocidade – 100m em 22 segundos

Sexo masculino
1. Flexão de braços – 25 repetições em 1 min
2. Flexão abdominal – 25 repetições em 1 min
3. Corrida de resistência – 2.000 m em 12 min
4. Corrida de velocidade – 100m em 20 segundos

Confira como deve ser realizado cada teste:

1. Flexão de braços

para o sexo masculino:

A posição inicial é com as duas mãos no solo, braços estendidos e joelhos no solo, articulação do quadril totalmente estendida. A validação da contagem só começa quando os braços formarem um ângulo de 90° em relação ao antebraço, e retornarem à posição estendida. A posição das mãos será em qualquer ponto da linha imaginária e infinita que passa por baixo dos dois ombros da candidata, e no momento em que a mesma estiver deitada em decúbito ventral.

para o sexo masculino:
A posição inicial é com as duas mãos no solo, braços estendidos e ponta dos pés no solo, articulação do quadril totalmente estendida. A validação da contagem será quando os braços formarem um ângulo de 90° em relação ao antebraço, e retornarem à posição estendida. A posição das mãos será em qualquer ponto da linha imaginária e infinita que passa por baixo dos dois ombros do candidato, e no momento em que o mesmo estiver deitado em decúbito ventral.

2. Flexão abdominal

A posição inicial é deitado ou deitada com as pernas estendidas, paralelamente ao solo e braços estendidos ao lado da cabeça, paralelamente ao solo. A execução é após a autorização para início do movimento e, então, o(a) candidato(a) deverá flexionar o quadril aproximando o tórax dos joelhos, retornando à posição inicial, a fim de que seja validada a contagem.

3. Corrida de resistência 

É preciso percorrer a distância mínima exigida, de acordo com o sexo, no tempo máximo de 12 minutos, admitindo-se eventuais paradas ou execução de trechos em marcha, sem auxílio de terceiros.

4. Corrida de velocidade

Deve-se percorrer a distância de 100 metros no tempo máximo indicado de acordo com o sexo. O início e o término dos testes se farão com um apito ou sinalização visual, quando o cronômetro será acionado ou interrompido. Ao sinal de término do teste, o candidato deverá interromper a trajetória da corrida, evitando ultrapassar a linha de chegada ou abandonar a pista e aguardar sua liberação por parte do examinador. A não obediência a essa orientação acarretará na eliminação.

DICAS IMPORTANTES:
É recomendado que você faça sua refeição com antecedência mínima de 2h
É proibido o uso de acessórios como joelheira, cotoveleira, luva, tensor e bandagens para a realização do TAF
Não se pode abandonar o circuito de teste antes da liberação do examinador

Prepare-se para o concurso da PC RJ 2021 com as nossas apostilas, simulados e aulas online! Temos mais de 300 cursos com materiais específicos para carreiras policiais. Veja aqui.

Intensifique os seus estudos! Siga a conta do Instagram @questaoesimulado. A maior rede social de concurseiro focada, diariamente, em questões e simulados.

Exclusivo para Concurseiro – Grupo Telegram  

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos no Telegram exclusivo para o concurso público. Participe! 

  1. Grupo 1: Focado em Questões e Simulados Participe aqui.  

  1. Grupo 2: Notícias “em primeira mão” principais notícias de concursos públicos. Clique aqui e participe


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.