Como se Tornar Policial Militar? Conheça os Pré-Requisitos

Por ser uma das carreiras mais desejadas do país, muitas pessoas se questionam sobre como se tornar policial militar. A diferença dessa área para outras, como as administrativas, está em alguns pré-requisitos.

Devido a isso, antes de se inscrever em um concurso para a polícia militar, é importante estar de olho nessas informações. Leia neste artigo quais são os requisitos e o que você deve fazer se quiser seguir esse caminho!

Como se tornar policial militar?

Quando o assunto é como se tornar policial militar, o primeiro passo consiste em preencher algumas condições. Veja só:

1. Preencher o requisitos

Assim como outros certames policiais, o da PM também requer que os candidatos e candidatas cumpram alguns requisitos. São eles:

  • ter entre 17 e 30 anos (em alguns estados é exigida a idade de 18 anos);
  • possuir diploma do Ensino Médio;
  • carteira de habilitação — no mínimo categoria B (para conduzir carros);
  • altura mínima de 1,55 para mulheres e 1,60 para homens.

2. Passar na prova objetiva

A segunda etapa — depois de preencher os requisitos — é fazer a prova objetiva. Esse exame costuma cobrar Língua Portuguesa, Noções Básicas de Informática, Legislação e muito mais. Tudo irá depender da localidade em que você está prestando o concurso.

O número de perguntas também varia. Em São Paulo, por exemplo, os últimos certames tinham 60 questões, enquanto no Rio de Janeiro, as provas continham 40.

3. Passar na prova dissertativa

Os candidatos ainda precisam fazer uma prova dissertativa para que possam ingressar na polícia militar. Esse teste consiste em uma redação sobre um tema atual.

É necessário comprovar o domínio da língua portuguesa, saber expor os argumentos de maneira lógica e demonstrar conhecimento sobre o assunto proposto. Em geral, a redação precisa ter de 20 a 30 linhas.

4. Passar no exame de aptidão física

Como deve imaginar, a carreira na polícia militar exige treinamento constante. Por isso, para seguir nessa profissão é necessário passar por um teste de aptidão física.

O teste consiste em alguns exercícios de força e resistência, como abdominais, corrida e flexão. Por ser tão importante, vale a pena começar a se exercitar enquanto estiver estudando para a prova objetiva e dissertativa.

Como se preparar para o exame da polícia militar?

Sonha em entrar para alguma polícia militar? Então, é interessante que você comece a se preparar o quanto antes. Veja estas dicas:

  • leia atentamente o edital e veja tudo o que é solicitado;
  • prepare o seu material de estudo; faça um curso preparatório do Focus Concursos;
  • comece a se exercitar antes mesmo de passar pela prova objetiva;
  • mantenha uma rotina tranquila e longe de estresse;
  • faça exercícios e simulados de concursos anteriores.

Para saber mais sobre como se tornar policial militar, assista a este vídeo completo.

Garanta sua Assinatura Ilimitada Focus Concursos e tenha acesso a mais de 1.200 cursos para concurso. Acesse aqui e conheça nossos planos de assinatura.

Enviar mensagem
Estamos online!