Concurso da PF: saiba como será o Teste de Aptidão Física (TAF)
Passar na prova teórica é o primeiro passo para quem sonha sem ser um Policial Federal, mas para realizar esse sonho o concurseiro precisa estar preparado para outras etapas posteriores a prova, dentre elas estão: Teste aptidão física, curso de formação, habilidades específicas e muito preparo psicológico.
Como a prova está se aproximando e o período entre o resultado das provas objetivas e discursiva e a aplicação do TAF é muito curto, resolvemos falar um pouco sobre essa etapa e já deixar você mais aliviado, pois os índices de desempenho e a pontuação mínima para a aprovação estão mais leves em relação ao edital PF 2018.
O TAF é de caráter eliminatório e exige dos candidatos algumas habilidades físicas, tanto para homens quanto para mulheres. De acordo com o edital publicado, os candidatos serão avaliados por meio dos seguintes exercícios:
-
Teste em barra fixa;
-
Teste de impulsão horizontal;
-
Teste de Natação (50 metros)
-
Teste de corrida de 12 minuto
Será considerado aprovado no exame de aptidão física se, submetido a todos os testes mencionados acima, atingir o desempenho mínimo de 2,00 pontos em cada avaliação, a pontuação aumenta gradativamente, conforme o desempenho, até o máximo de 5 pontos.
O candidato é considerado apto se atingir a pontuação de 10 pontos no mínimo. Sendo assim, podemos considerar que que ficou mais fácil ser aprovado pois, quem fizer somente o mínimo em 3 modalidades (somando 6 pontos) precisará de apenas mais 4 pontos para fechar os 10 pontos e ser considerado apto.
O coordenador pedagógico do Focus Concursos, o professor Marcelo Adriano, ressalta que o ideal é aperfeiçoar a técnica, visto que ela poderá melhorar o rendimento nas atividades.
“A frequência de treinamento varia muito em razão de diversos fatores, como idade, preparação anterior, existência de alguma lesão, complicação física de cada um, resistência inata, dentre outros. O mais importante é começar o quanto antes. Comece devagar para que possa se conhecer, entendendo suas limitações, preferencialmente, com acompanhamento profissional”, informa o professor.
Agora vamos falar sobre a execução de cada exercício:
Teste em Barra Fixa
Esse é um teste que avalia a força corporal dos candidatos. A maneira de execução é diferente entre os sexos. Os homens devem fazer o movimento de sobe e desce, a contagem equivale à quantidade de flexões completadas e para seguir para o próximo exercício o candidato deve completar no mínimo 2 flexões, sendo 5 flexões a pontuação máxima.
Para as mulheres, elas devem se manter estáticas, penduradas na barra, e o que conta é tempo de permanência em sustentação, que deve ser no mínimo 15 segundos.
Teste de Impulsão Horizontal
Esse é um teste onde se avalia a explosão muscular dos candidatos. A maneira de execução é igual para ambos os sexos, a diferença está apenas nos índices de pontuação. Os candidatos deverão realizar como desempenho mínimo exigido na execução do teste de impulsão horizontal:
I – masculino: 1,70 metros;
II – feminino: 1,30 metros
A pontuação do teste de impulsão horizontal, para os candidatos dos sexos masculino e feminino, será atribuída conforme a tabela a seguir:
Teste de Natação (50 metros)
Este é o teste que mais reprova os candidatos, porém foi a modalidade em que a banca demonstrou mais generosidade em 2021. Os candidatos deverão realizar como desempenho mínimo exigido no teste de natação (50 metros):
I – masculino: 56 segundos;
II – feminino: 64 segundos.
A pontuação do teste de natação, para os candidatos dos sexos masculino e feminino, será atribuída conforme a tabela a seguir:
Teste de Corrida (12 minutos)
A metodologia para a preparação e execução do teste de corrida de 12 minutos, para os candidatos dos sexos masculino e feminino, será a seguinte:
I – o candidato poderá, durante os 12 minutos, se deslocar em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir;
II – o início e o término do teste serão indicados ao comando da banca examinadora, emitido por sinal sonoro;
III – após o final do teste, o candidato deverá permanecer parado ou se deslocando em sentido perpendicular à pista, sem abandoná-la, até ser liberado pela banca; 3
Os candidatos deverão realizar como desempenho mínimo exigido no teste de corrida de 12 minutos:
I – masculino: 2.000 metros;
II – feminino: 1.600 metros
A pontuação no teste de corrida de 12 minutos, para os candidatos dos sexos masculino e feminino, será atribuída conforme a tabela a seguir:
O que fazer na reta final do concurso Polícia Federal 2021?
Quando a prova vai chegando mais perto, muitos ficam altamente ansiosos e, às vezes, sem foco no que estudar. Com isso, recomendamos alguns pontos importantes para você fazer:
1º) Fazer simulados , no mínimo 3, de forma intercalada. Por exemplo: o 1º na segunda-feira, o 2º na quarta-feira e o último na quinta-feira. Baixe aqui o simulado gratuito.
2º) Continuar a fazer questões (veja aqui o curso de Questões).
3º) Revisar todo os conteúdos importantes. Para isso, não se preocupe. A equipe de professores do Focus Concursos está preparando uma AULÃO DE VÉSPERA, tenha certeza, assim como acertamos muitas questões para o concurso da PRF, para o seu certame da PF não será diferente. Acompanhe nossos canais e fique sempre ligado.
Tenha acesso a TODOS os cursos
Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse Focus Concursos
Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos
O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!
Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.