fbpx

Concurso Do Banco Do Brasil — Estratégias Para Passar

Concurso Do Banco Do Brasil — Estratégias Para Passar

Quem não sonha com um emprego estável, com boa remuneração e em um ótimo lugar para trabalhar? Pois é, esse é o desejo de todo mundo! Por isso, muita gente tenta o concurso do Banco do Brasil, já que estes são só alguns dos motivos para fazer a prova. 

Se você ficou interessado e quer isso para a sua vida, se liga neste artigo porque vamos te ensinar algumas estratégias para passar no teste. 

Como funciona o concurso do Banco do Brasil?

O concurso do Banco do Brasil é dividido em quatro etapas eliminatórias:

  1. prova objetiva;

  2. prova discursiva (redação)

  3. aferição da veracidade da autodeclaração de candidatos pretos e/ou pardos;

  4. procedimentos admissionais e inspeção de saúde

As fases 3 e 4 só serão realizadas a partir dos resultados dos testes de conhecimento. Tanto a prova objetiva quanto a discursiva acontecem no mesmo dia e são a primeira etapa. 

Prova objetiva

A prova objetiva do concurso do Banco do Brasil tem 70 questões de múltipla escolha, que são divididas entre conhecimentos gerais e específicos. As perguntas de entendimento básico são iguais para os cargos de Agente Comercial e Agente de Tecnologia, entretanto, há uma diferença entre os temas das específicas.

A maior parte da prova é destinada às questões específicas, que somam 45 perguntas, enquanto apenas 25 são reservadas para os conhecimentos básicos.

Conhecimentos Básicos: todos os cargos

  • Língua Portuguesa;

  • Língua Inglesa;

  • Matemática;

  • Atualidades e Mercado Financeiro.

Conhecimentos Específicos:  Agente Comercial 

  • Matemática Financeira; 

  • Conhecimentos Bancários; 

  • Conhecimentos de Informática; 

  • Vendas e Negociação. 

Conhecimentos Específicos:  Agente de Tecnologia

  • Probabilidade e Estatística; 

  • Conhecimentos Bancários; 

  • Tecnologia da Informação.

Prova discursiva: Redação

A parte discursiva da prova do concurso do Banco do Brasil consiste em uma redação no formato dissertativo argumentativo. A nota mínima para aprovação é de, pelo menos, 70 pontos, sendo 100 a nota máxima. 

É muito comum que os temas cobrados explorem assuntos que se relacionem com administração, gestão de pessoas, economia e conhecimentos bancários. 

Para se sair bem na prova e garantir uma boa colocação no concurso, é preciso se preparar bastante. Como são muitos temas para estudar e nem sempre se tem tanto tempo, também é necessário traçar estratégias. Conheça algumas a seguir:

Estratégias para passar no Concurso do Banco do Brasil 

As estratégias que listamos a seguir são as mais básicas para passar em concursos. Com certeza você conseguirá cumprí-las! Veja:

Conheça a banca

Umas das principais estratégias para passar em um concurso público é conhecer o estilo de prova que será aplicada e, para isso, é necessário pesquisar sobre a banca responsável pelo exame. 

A banca organizadora do concurso do Banco do Brasil é a Cesgranrio. Em processos anteriores, a fundação já havia sido a aplicadora. Geralmente, as suas provas contam com muitos elementos visuais que exigem interpretação, como gráficos e tabelas. 

Uma boa forma de se familiarizar com esse estilo, além de ler atenciosamente o edital, é fazer questões de testes anteriores — o que nos leva à próxima estratégia. 

Resolva questões e simulados

Para dominar um conteúdo — e você vai precisar se quiser passar no concurso do Banco do Brasil —, só fazer leituras não basta. Além de entender toda a teoria, você deve saber como aplicá-la em diversas situações diferentes que podem ser questão de prova. 

Por este motivo, solucionar questões de concursos antigos ajuda a criar uma certa malícia no candidato, de como os assuntos normalmente são cobrados e relacionados com outras disciplinas. Além disso, é na prática que você tem certeza de que aprendeu a teoria. 

Resolver simulados também é uma importante estratégia para passar porque não funciona só como uma prática da teoria, mas também como um experimento das condições da prova.

Treinar dessa forma vai ajudar a traçar o melhor caminho pra você — resolver as mais fáceis primeiro, depois fazer as de conhecimento específico, em seguida, as básicas, e por aí vai.

Estude intercaladamente

Antes de começar a resolver questões, contudo, você precisa estudar a teoria. Para que você consiga ler sobre todos os tópicos necessários, vai precisar se organizar e fazer um cronograma de estudos que se encaixe na sua rotina. 

A melhor forma de fazer isso é intercalando os conteúdos e os momentos de estudo com momentos de descanso. 

O cérebro é um músculo como qualquer outro do corpo e, da mesma forma, fica muito cansado depois de um longo exercício. Por isso, para que ele continue funcionando bem, precisa de tempos de repouso. A sua rotina de estudos deve considerar isso. 

Sendo assim, intercale uma hora de estudo com alguns minutinhos de descanso. Isso será suficiente para ele se recuperar. 

Faça um curso 

Optar por estudar por meio de um curso é uma excelente opção porque você vai receber todo o suporte das pessoas que mais entendem sobre o concurso e as matérias que serão cobradas. 

Além disso, é uma forma de se manter motivado e disciplinado, já que uma grande equipe estará auxiliando na sua jornada e torcendo por você. 

No Focus Concursos, temos diversos cursos para você que quer passar no concurso do Banco do Brasil. São várias opções para que você escolha a que melhor se encaixa na sua realidade e no seu momento. Faça a sua matrícula!

 


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.