fbpx

Concurso IBGE: Novo edital em fevereiro

Concurso IBGE: Novo edital em fevereiro

Em 2019, o IBGE  lançou alguns editais, mas ainda estão faltando alguns cargos para serem preenchidos. Por isso, será lançado um novo edital em fevereiro para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador. Ainda não há o número total de vagas, mas se tratando do concurso IBGE é bem provável que sejam muitas.

                     SAIA NA FRENTE E COMECE AGORA A ESTUDAR PARA O IBGE!

Se você é um concurseiro que está pensando em fazer esse concurso e quer começar a se preparar, está no lugar certo. Saiba um pouco mais sobre o certame e confira algumas dicas de como estudar!

Um pouco mais sobre o próximo concurso

A banca organizadora ainda não foi definida, mas será em breve já que a previsão do novo edital é para logo. Um edital para esses mesmos cargos já foi divulgado em 2019 com 209 vagas no total. Mas como o próximo censo está previsto para ser realizado em 2020, é provável que o número de vagas seja maior. 

No total, foram 29.874 vagas autorizadas e, se formos somar a quantidade de vagas que já foram utilizadas pelos editais que saíram, ainda sobram 29.665 que podem ser usadas no novo edital.

O edital do IBGE com esses mesmos cargos foi o primeiro a sair em 2019 e teve como requisitos:

  • nível médio para os cargos de ACM e ACS;
  • nível fundamental para os cargos de recenseador.

Então, uma ótima opção para começar o estudos é se basear no último edital. A banca pode ser diferente, mas é bem provável que a empresa escolhida também use o edital mais recente para elaborar o próprio.

Como estudar para o próximo concurso IBGE?

Estude por ciclos

Normalmente, o estudo por ciclos é o mais indicado quando todas as questões valem 1 ponto que foi justamente o caso do último concurso para esses cargos, feito pela banca IBADE. Assim, o melhor é dividir as disciplinas pelas horas disponíveis de estudos proporcionalmente à quantidade de questões de cada uma.

Para os cargos de ACM e ACS, foram 20 questões apenas sobre conhecimentos técnicos das 60 questões da prova. Isso quer dizer que essa disciplina valia ⅓ da prova, o que é bastante e faz a diferença no final.

Foque no que sabe mais

Essa é uma outra estratégia que pode ser utilizada quando a pontuação das questões é igual. Afinal de contas, quando você estuda o que tem mais afinidade pode “garantir” mais pontos, pois as chances de acertar as questões dessas ou dessa matéria são maiores.

Estude todas as disciplinas

Dar um foco no que sabe mais não significa que você tenha que deixar matérias de lado, ainda mais como é no caso deste concurso que cobra poucas disciplinas. De acordo com o último edital, para ser classificado, era necessário acertar, pelo menos, 30% da prova (18 questões) e não podia zerar nenhuma disciplina. Por isso, de nada vai adiantar acertar todas as questões de uma matéria é zerar outra.

Siga-nos pelas redes sociais — Facebook, YouTube e Instagram — e mantenha-se atualizado sobre o concurso IBGE!

SEJA UM ASSINANTE E ESTUDE PARA ESSE E OUTROS CONCURSOS!

ASSINATURA FOCUS

Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: https://t.me/grupovipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus

 


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.