fbpx

Concurso MPT: divulgados os nomes da comissão

Concurso MPT: divulgados os nomes da comissão

O concurso MPT (Ministério Público do Trabalho) definiu os nomes da comissão organizadora do processo seletivo para procurador. Como os nomes dos membros foram anunciados na sessão ordinária da última quinta-feira (26), quando foram indicados os responsáveis por cada grupo, que serão diferenciados para cada etapa da seleção. Nesta terça-feira (01), os nomes dos membros participantes foram oficializados em publicação do Diário Oficial da União.

A comissão da primeira etapa é presidida pelo procurador-geral do trabalho Alberto Bastos Balazeiro e conta, ainda, com os seguintes membros: Marcello Ribeiro Silva, José Eduardo de Resende Chaves Jùnior, Lutiana Nacur Lorentz, Patrick Maia Merísio, Florença Dumont Oliveira e Rogerio Rangel Marcondes.

Quer saber como se preparar para este concurso MPT de forma completa? 
Clica no link abaixo e conheça nosso curso de preparação específica:  

ANALISTA JUDICIÁRIO | ÁREA ADMINISTRATIVA | TRT 2ª REGIÃO | SÃO PAULO

Na segunda etapa: Alberto Bastos Balazeiro, Rosângela Rodrigues Dias de Lacerda, Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, Gabriela Neves Delgado, Marcelo Freire Sampaio Costa, Bruno Gomes Borges da Fonseca, Alberto Emiliano de Oliveira Neto e Max Emiliano da Silva Sena.

Na terceira etapa: Alberto Bastos Balazeiro, Edelamare Barbosa Melo, Adriane Reis de Araújo, Cláudio Mascarenhas Brandão, Gisele Santos Fernandes Góes, Guadalupe Louro Turos Couto, Izabel Christina Baptista Queiroz Ramos e Xisto Tiago de Medeiros Neto.

Na quarta etapa: Alberto Bastos Balazeiro, Maria Aparecida Gugel, Cássio Luis Casagrande, Kátia Magalhães Arruda, Pedro Lino de Carvalho Junior, Eliane Araque dos Santos, Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto e Lorena Vasconcelos Porto.

Por fim, na quinta etapa: Alberto Bastos Balazeiro, Maria Aparecida Gugel, Lucinea Alves Ocampos, Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva, Eneas Bazzo Torres, Oksana Maria Dziura Boldo e Alvacir Correa dos Santos, Fabio Leal Cardoso.

Foi formada, ainda, a equipe multiprofissional que dará apoio ao MPT, sendo presidida pela subprocuradora geral do trabalho Eliane Araque dos Santos, contando, ainda, com os seguintes servidores: Janilda Guimarães de Lima, Renato Coelho Vieira, Adriana Brandt Metzker Ferro, Ana Claudia Freire Camargos e Adriana Chies.       

Também foi formada a comissão para avaliação de reserva de vagas para pessoas negras, incluindo Silvana da Silva, Ivair Augusto Alves dos Santos e Mylena Pereira Ramos.

A seleção, que será para a carreira de procurador, é aguardada desde 4 de junho, quando aprovada na 199ª sessão ordinária do órgão. Com a formação dos grupos, o próximo passo é definir a banca organizadora para, então, confirmar a data de publicação do edital de abertura de inscrições.  

Na ocasião, ficou definido que a seleção contará com uma oferta de duas vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal para eventuais oportunidades que forem surgindo durante o prazo de validade. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito, além de três anos de prática forense, com remuneração inicial de R$ 28.947,55.  

No caso de atividade jurídica necessária para concorrer ao cargo são considerados: efetivo exercício na advocacia, com participação anual mínima em pelo menos cinco atos privativos de advogado, em causas ou questões distintas, exercício de cargo, emprego ou função que exija a utilização preponderante de conhecimentos jurídicos, exercício de função de conciliador junto ao poder judiciário de pelo menos 16 anos mensais, por um ano; exercício de mediação ou arbitragem na composição de litígios, por 16 horas mensais por um ano; um ano para pós-graduação latu-sensu em direito, dois anos para mestrado em direito ou três anos para doutorado em direito.

Saiba como foi o último concurso MPT

O último concurso MPT para procurador ocorreu em 2017, quando foi oferecida uma vaga para Belo Horizonte, em Minas Gerais. A seleção contou com cinco fases, incluindo provas objetivas, dissertativas, avaliação prática, prova oral e análise de títulos.

A parte objetiva contou com 100 questões, distribuídas por três grupos. O primeiro contou com temas sobre direito constitucional, direitos humanos, direito individual e coletivo do trabalhador, direito processual do trabalho, direito civil e direito de empresa, e regime jurídico do Ministério Público. No grupo II, direito processual civil e direito administrativo. Por fim, no grupo III, direito previdenciário da seguridade social, direito penal, direito internacional e direito comunitário.

Prepare-se de forma total e irrestrita com nosso acervo de mais de 900 cursos atualizados.

CONHEÇA NOSSA ASSINATURA TOTAL


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse Focus Concursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.