fbpx

Concurso TJ MS: banca definida para edital

Concurso TJ MS: banca definida para edital

Nesta quarta-feira (22), foi definida a banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC) do concurso TJ MS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) para juiz subsituto. Assim, a próxima etapa será a assinatura do contrato, para que, posteriormente, o edital possa ser efetivamente publicado.  Segundo o projeto básico, a seleção contará com uma oferta de 10 vagas, sendo duas reservadas para negros e uma para portadores de deficiência.

De acordo com o projeto básico, o concurso TJ MS para juiz contará com cinco fases, incluindo provas objetivas, provas discursivas, investigação social, prova oral e análise de títulos.

A prova objetiva será dividida em três blocos. No primeiro serão cobrados temas sobre direito civil, direito do consumidor, direito processual civil, organização judiciária, legislação processual civil extravagante em vigor e direito da criança e adolescente. No grupo dois, direito processual penal, direito constitucional, direito eleitoral e juizados especiais cíveis e criminais. Por fim, no bloco três, direito tributário, direito empresarial, direito ambiental e direitos difusos e coletivos.

A prova dissertativa contará com três provas. Na primeira haverá temas sobre noções gerais de direito, formação humanística e outras disciplinas que serão definidas. A segunda contará com sentença cível sobre direito material e processual. Na terceira, sentença penal sobre direito material e processual.

Já a prova oral será sobre direito civil, direito processual civil e legislação processual civil extravagante, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário e direito do consumidor.

Para concorrer é necessário possuir nível superior com bacharelado em direito, com pelo menos três anos de atividade jurídica e idade de 23 a 65 anos. A remuneração inicial é de R$ 27.363,99. A expectativa é de que o edital seja publicado ainda neste semestre. Novas informações deverão ser anunciadas em breve.

Como atividade jurídica serão consideradas: atividade exercida exclusivamente por bacharel em direito, exercício da advocacia, com participação mínima de cinco atos privativos de advogado em causas ou questões distintas, exercício de cargos, empregos e funções que exigem o uso preponderante de conhecimentos jurídicos; e exercício de função de conciliador junto ao poder judiciário por, no mínimo, 16 horas mensais e durante um ano.

A comissão é presidida pelo desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte. Como representante do Conselho Superior da Magistratura foi indicado o desembargador Ruy Celso Barbosa florence, tendo como suplente o desembargador  José Ale Ahmad Netto 

Saiba como foi o último concurso TJ MS para juiz 

O último concurso TJ MS para o cargo de juiz ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 25 vagas. A seleção também contou com cinco etapas, com provas objetivas na primeira, três provas discursivas na segunda, inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico na terceira, entrevista e prova oral na quarta e análise de títulos na quinta.

SEJA UM ASSINANTE E ESTUDE PARA ESSE E OUTROS CONCURSOS!

ASSINATURA FOCUS

Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: https://t.me/grupovipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse Focus Concursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.