Coronavírus X concurso público: Coronavírus vai acabar com os concursos?
Em razão das notícias, muitos concurseiros estão preocupados com a crise do coronavírus e seu impacto no mundo dos concursos. Haverá exoneração e redução de remuneração dos servidores públicos? O coronavírus vai acabar com os concursos?
Mesmo em época de crise, o serviço público precisa ser mantido como saúde e segurança. O servidor público é o principal responsável pela prestação de serviço público por intermédio do atendimento ao público direto ou indiretamente.
A exoneração só seria possível se estiver sobrando servidor público, mas não está, aliás estamos com défict. O que pode ocorrer é uma redução dos servidores de cargo em comissão/confiança sendo exonerado dessa função e retorna para o cargo no qual foi nomeado.
Se for mais barata, a atividade meio é possível ser suprida por terceirizações.
Em relação a redução da remuneração, existe uma proposta de emenda Constitucional que está circulando para atender essa situação do coronavírus. A redução seria de no máximo 20% com redução de carga horária. Se for aprovado será temporariamente até a resolução dessa crise e não será para todas as carreiras, pois algumas não é possível a diminuição da jornada de trabalho.
Mesmo se vier acontecer a redução da remuneração e carga horária, o servidor público está muito mais tranquilo do que um trabalhador da iniciativa privada.
Durante esse período de coronavírus tivemos várias notícias relacionadas a concurso público como a saída do edital da Polícia Militar do Paraná (2.400 vagas), a escolhada da banca do Depen Federal (309 vagas), a autorização do certame da Polícia Federal, previsão de saída do edital da Polícia Civil do Paraná (400 vagas), entre outras. E aí, você ainda acha mesmo que o coronavírus vai acabar com os concusos?
Os trâmites dos concursos estão ocorrendo normalmente no meio dessa crise. O que será que pode ocorrer com os concursos que estão abertos?
1. Concursos abertos
1.1. Prova marcada até maio: existe grande probabilidade de ser adiada
1.2. Provas marcada entre maio e junho: incerteza (possibilidade de remarcação)
1.3. Provas marcada depois de junho: grande probabilidade de ocorrem normalmente
2. Concursos previstos e prestes a ter edital publicado: seguem normalmente.
3. Concursos previstos, mas sem notícias de publicação de edital: vai depender de reorganização do orçamento.
O que você deve fazer neste momento para manter seu sonho da aprovação e se tornar um servidor público é aproveitar esse período de quarentena para intensificar mais ainda seus estudos. Faça um bom planejamento de estudos e não perca mais tempo.
Confira com mais detalhes a análise técnica e informativa de forma direta e objetiva pelo professor Marcelo Adriano.
O Focus Concursos está entre os melhores cursos preparatórios online para concurso público do Brasil. Possui uma equipe qualificada e professores especialistas e servidores públicos. Inclusive é o primeiro a disponibilizar Assinatura Compartilhada Sem Custos, um plano de assinatura = 3 acessos. Confira aqui essa oferta imperdível.
Acompanhe nas redes sociais: Facebook, Instagram, Telegram, Youtube e Spotify.
Tenha acesso a TODOS os cursos
Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse Focus Concursos
Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos
O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!
Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.