fbpx

Decisão Judicial: Concurso PM-RN exigirá nível superior!

O Governo do Estado não vai recorrer da decisão judicial que suspendeu o edital do concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A informação é do Procurador-Geral do Estado, Francisco Wilkie, que afirmou que a Procuradoria enxergou a decisão judicial como correta e, por isso, optou por não recorrer. A suspensão do edital, que foi pedida pelo Ministério Público, seu deu com base na alegação de que ele não atendia às exigências da Lei Complementar Estadual nº 613/2018, que altera os requisitos para ingresso na Polícia Militar

A nosso ver, recorrer só iria causar prejuízo ao estado, por gerar um discussão sem fim. Prejuízo inclusive para os próprios candidatos”, declarou Wilkie 

Novidade – Nível Superior  😯 

De acordo com a nova legislação, que entra em vigor no próximo dia 4 de abril, os praças precisariam ter nível superior. O edital, por sua vez, exigia apenas o nível médio para inscrição, aos moldes do que estava previsto na antiga lei. A Secretaria de Estadual de Administração e Recursos Humanos ainda não foi notificada oficialmente pela PGE, de acordo com o subsecretário da pasta, Werbert Moura. Essa notificação deve acontecer, segundo ele, nesta sexta-feira (16) e, só a partir disso, a Comissão Especial do Concurso Público será convocada para uma reunião com todas as partes envolvidas para traçar um planejamento para o concurso. A expectativa é de que essa reunião aconteça entre a terça ou quarta-feira da próxima semana.

Da Banca Organizadora

O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE).

Dos Cargos, Vagas e Remunerações

São 1.000 vagas para Praças da Polícia Militar, sendo 938 para o sexo masculino e 62 vagas destinadas ao sexo feminino. O concurso oferece remuneração inicial de R$ 954,00 durante o curso de formação e R$ 2.904,00 após formado.

O Que estudar? 

Clique aqui e tenha o material completo. O conteúdo é direto ao ponto, para te ajudar a focar no que pode cair na prova e ficar mais próximo desta realização que vai mudar sua vida.

PM-RN curso preparatório online

Das Etapas e Provas

  • 1ª Etapa – Prova Objetiva (80 questões)
    • A prova será realizada em etapa única de múltipla escolha, nas cidades de: Natal, Mossoró e Caicó, conforme opção do candidato no ato da inscrição. 
      • Português – 10 questões, valendo 0,10 cada
      • Matemática e Raciocínio Lógico – 10 questões, valendo 0,10 cada
      • Geografia do Brasil e do Rio Grande do Norte – 08 questões, valendo 0,10 cada
      • Noções de Direito Constitucional – 05 questões, valendo 0,10 cada
      • Noções de Direito Penal Militar – 10 questões, valendo 0,20 cada
      • Noções de Direito Penal – 10 questões, valendo 0,10 cada
      • Noções de Legislação Extravagante – 10 questões, valendo 0,10 cada
      • Noções de Informática – 07 questões, valendo 0,10 cada
      • Legislação Específica da Polícia Militar – 10 questões, valendo 0,20 cada
  • 2ª Etapa – Exames Médicos
  • 3ª Etapa –  Investigação Social
  • 4ª Etapa – Teste Físico
  • 5ª Etapa – Curso de Formação

Entenda o caso…

Lançado no dia 16 de janeiro, o concurso foi suspenso depois que a Justiça determinou que fossem realizadas alterações e republicação no edital. Essa decisão atendeu a um pedido do Ministério Público, que considerou que o edital apresenta irregularidades no que se refere ao requisitos para investidura no cargo, infringindo a Lei Complementar nº 613, sancionada pelo próprio governador no dia 3 de janeiro de 2018 e que entra em vigor no próximo dia 4 de abril, data em que o concurso público ainda não estará concluído. Pela nova lei, é exigido ensino superior para ingresso na PM.

Outro problema é que a avaliação psicológica, também exigida na nova lei, não estava prevista no edital.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a expectativa é que o concurso possa acontecer dentro do menor prazo possível, diante da necessidade do quadro de militares estaduais.

Por: Suzana Oliveira
               Por: Suzana Oliveira

Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.