Novo concurso da Caixa? Parecer de tribunal cita possibilidade de edital na CEF
Uma decisão favorável à nomeação dos aprovados do último concurso da Caixa Econômica Federal, emitida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), veio com a determinação de prorrogação daquele certame, feito em 2014, e também uma recomendação de que, se o banco realizar um novo concurso, deve dar prioridade aos aprovados na seleção anterior. Ou seja, o tribunal menciona a possibilidade de abertura de um novo edital.
A informação foi divulgada pelas entidades trabalhistas Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). Ambas entraram com pedido de esclarecimentos na Ação Civil Pública (ACP) que trata da contratação dos aprovados no concurso da Caixa de 2014 e tem as duas entidades como assistentes.
Com esse pedido, o processo não transitou em julgado, o que abre possibilidade para novas contratações. Segundo a assessoria jurídica das entidades, não há prazo para os desembargadores julgarem os embargos declaratórios. Os embargos declaratórios são um instrumento no qual as partes de um processo pedem ao juiz o esclarecimento de dúvidas sobre uma decisão proferida.
Foi em abril que a Contraf-CUT e Fenae pediram esclarecimentos para que o tribunal deixe claro como se deve dar essa prioridade de contratação dos aprovados em 2014, caso o banco promova novo certame.
“Nossa luta sempre é em defesa da Caixa. A contratação imediata de mais empregados é fundamental para dar melhores condições de trabalho para quem está na linha de frente e garante também melhor atendimento para a população. Mais empregados para a Caixa é mais Caixa para o Brasil, todos ganham assim!”, afirmou Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da Comissão Executiva da Caixa e secretária da Cultura da Contraf-CUT.
Déficit de empregados
Dados relativos ao 1º trimestre de 2021, divulgados quarta-feira passada (12), apontam que o banco tem 81.876 empregados, com fechamento de 2.943 postos de trabalho nos últimos 12 meses, influenciado pelo Programa de Desligamento Voluntário (PDV) lançado em novembro, que teve adesão de 2.113 empregados.
Em 2014, o número de empregados era de 101,5 mil, e de lá até 2021, o déficit de trabalhadores é de aproximadamente 20 mil empregados. Por outro lado, o banco registrou incremento de aproximadamente 42,4 milhões de novos clientes. Os dados são das entidades trabalhistas.
Aliás, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou na quinta-feira, 20 de maio, mais uma ampliação da rede de atendimento do banco. O plano de expansão da rede em 2021 chega a 130 novas unidades, em 128 diferentes municípios. São 79 unidades para atendimento ao público e 51 unidades especializadas em agronegócio, que visam aumentar a capilaridade do banco, alcançando mais regiões do interior de cada estado brasileiro. Com a ampliação de sua rede de atendimento, o banco beneficiará cerca de 28,6 milhões de brasileiros.
A ação de expansão é a maior dos últimos anos na Caixa. “Somos o maior banco do hemisfério Sul, e agora vamos totalizar mais de 26 mil pontos de atendimento, entre agências, lotéricas e correspondentes bancários”, ressalta Guimarães. “Estamos mostrando mais uma vez que a CAIXA é o banco que está ao lado de todos os brasileiros e cada vez mais próximo das pequenas cidades do interior, dos pequenos empresários e produtores rurais, em um movimento contrário ao dos outros grandes bancos”.
A CEF já havia anunciado no início do ano a criação de 79 novas unidades em todo o Brasil, sendo 21 unidades voltadas para o agronegócio. Além da continuidade da expansão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a nova expansão também atende a mais cidades interioranas das regiões Sul e Sudeste.
Novas unidades em 2021 por estado
Na região Centro-Oeste, a CAIXA vai abrir 20 unidades: 1 no Distrito Federal; 5 em Goiás; 7 no Mato Grosso e 7 no Mato Grosso do Sul. Para o Nordeste, serão abertas 43 novas unidades: 3 na Bahia; 10 no Ceará; 19 no Maranhão; 1 na Paraíba; 8 no Pernambuco e 2 no Piauí.
Na região Norte, são 33 novas unidades: 7 no Amazonas; 23 no Pará; 2 em Rondônia e 1 no Tocantins. 20 unidades serão inauguradas no Sudeste: 1 no Espírito Santo; 8 em Minas Gerais; 9 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro. Na região Sul, a rede de atendimento ganha 14 unidades: 7 no Paraná; 2 em Santa Catarina e 5 no Rio Grande do Sul.
Entenda o caso da contração dos concursados de 2014
Em 25 de janeiro de 2016, a Fenae entrou como assistente na Ação Civil Pública, de autoria do Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a Caixa Econômica Federal para prorrogar a validade dos concursos (até o julgamento final da ação); não fazer concurso apenas para a formação de cadastro de reserva e divulgar o número de vagas existentes na data do edital e dar prioridade dos atuais concursados em caso de realização de novo concurso.
“Isso nos deu condições de contribuir ainda mais com a luta para que a Caixa retomasse as contratações. Um dos problemas do banco continua sendo a falta de pessoal. A cada dia piora a situação de sobrecarga e adoecimento nas unidades de todo o país”, alerta o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
Mais de 6 mil empregados aprovados em concurso foram contratados por força da Ação Civil Pública. Isto representa 4 mil a mais do quantitativo pleiteado quando a ação começou.
PREPARE-SE PARA ESTA POSSIBILIDADE! Iniciar os estudos para a carreira que você sonha é o pontapé inicial para garantir a aprovação. Nós temos um curso específico de preparação para o cargo de Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal. Veja aqui!
Exclusivo para Concurseiro – Grupo Telegram
Lançamos um grupo de estudos no Telegram exclusivo para concurso público. Participe!
- Grupo 1: Focado em Questões e Simulados Participe aqui.
- Grupo 2: Notícias “em primeira mão” principais notícias de concursos públicos. Clique aqui e participe.
Tenha acesso a TODOS os cursos
Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse Focus Concursos
Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos
O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!
Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.