O que estudar para o concurso da PM CE 2021?

O edital do concurso da Polícia Militar do Ceará (PM CE) será divulgado em breve e é bom já ir se preparando para sair na frente. Para ter uma ideia do que estudar, é útil ver quais foram os assuntos cobrados no último certame da corporação, que aconteceu em 2016 sob responsabilidade do Instituto AOCP.

Em geral, o requisito mínimo para participar deste concurso militar é ter o ensino médio ou médio/técnico completo. A remuneração inicial anunciada no concurso passado foi de R$ 3.134,58.

Confira o conteúdo que é cobrado:

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.

ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas. 

MATEMÁTICA: Números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas. Percentagens. Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 

RACIOCÍNIO LÓGICO: sequências (com números, com figuras e de palavras), proposições, conectivos, argumentos válidos, equivalência e implicação lógica.

INFORMÁTICA: Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Ambientes operacionais: Utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer). Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e LibreOffice Calc). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, Mecanismos de busca na Web, Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Segurança na Internet, Vírus de computadores, Spyware, Malware, Phishing. Transferência de arquivos pela internet.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual n° 13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital). Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do Edital). Lei Complementar Estadual nº 98/2011 e suas alterações até a data de publicação do Edital. Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e Artigo 144 – Capítulo III – Da Segurança Pública, com suas alterações até a data de publicação do Edital.

Atualização importante sobre esta edição do concurso!

Conforme contamos anteriormente aqui no Blog Focus Concursos, o governo do estado do Ceará anunciou que podem haver mudanças no próximo concurso PM CE. As alterações são pertinentes a forma de ingresso na corporação, mas felizmente não afetam requisitos nem salários. 

De acordo com o deputado Júlio César, líder do governo, a proposta consiste na nomeação automática dos aprovados. Ou seja, os futuros concursados só passarão pelo Curso de Formação para o regime militar após tomarem posse. No formato atual, o candidato só é nomeado após passar pelo Curso de Formação. A proposta ainda está em análise pela Assembleia Legislativa (AL-CE), portanto não se sabe se alterações serão aprovadas a tempo de serem aplicadas no próximo edital. 

Prepare-se para o concurso da PM CE 2021 com as nossas apostilas, simulados e aulas online! Temos mais de 300 cursos com materiais específicos para carreiras policiais. Veja aqui.

Intensifique os seus estudos! Siga a conta do Instagram @questaoesimulado. A maior rede social de concurseiro focada, diariamente, em questões e simulados.

Exclusivo para Concurseiro – Grupo Telegram  

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos no Telegram exclusivo para o concurso público. Participe! 

  1. Grupo 1: Focado em Questões e Simulados Participe aqui.  

  1. Grupo 2: Notícias “em primeira mão” principais notícias de concursos públicos. Clique aqui e participe

Enviar mensagem
Estamos online!