TJ-PR emite nota e esclarece dúvidas a respeito do concurso para técnico judiciário
O concurso para o Tribunal de Justiça do Paraná é quase um roteiro de novela, daquelas bem dramáticas. O edital para o certame para o cargo de técnico judiciário está publicado desde janeiro de 2017, mas desde lá já houve adiamento de prova, adequação no número de vagas, inscrições reabertas e agora segue suspenso.
Recentemente, a reviravolta ocorreu em relação à banca organizadora, uma vez que o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) tornou-se a banca, por meio de uma dispensa de licitação.
Diante de tantas mudanças, o próprio TJ-PR emitiu uma nota de esclarecimento a respeito do concurso público para técnico judiciário. Segue a declaração na íntegra:
“O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos a respeito do concurso público para provimento de vagas para o cargo de Técnico Judiciário do 1º Grau de Jurisdição (Edital nº 01/2017):
Como já divulgado no site do TJPR, foi veiculada, no Diário da Justiça do dia 5 de abril de 2019, a autorização para a contratação, por dispensa de licitação, do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para a realização do certame. O procedimento está em conformidade com a normatização expressa no art. 24, inciso XIII, da Lei nº 8.666/1993;
Ressalta-se, ainda, que não haverá qualquer alteração nos termos dos Editais já publicados e disponibilizados na página https://www.tjpr.jus.br/concursos/servidor. Portanto, não ocorrerá nova abertura de inscrições ou devolução do valor pago, pois esses procedimentos já foram realizados quando da publicação do Edital de retificação nº 04/2018. À época, tais ações foram necessárias em razão da alteração no número de vagas ofertadas;
As tratativas para a definição da data da prova estão em andamento e o cronograma será previamente divulgado na página inicial do TJPR, com antecedência mínima de 30 dias da realização do certame, como prevê o item 27.4 do Edital nº 01/2017”.
Sendo assim, não haverá nova abertura de inscrições para o concurso, pois serão submetidos à prova os mais de 140 mil candidatos que já realizaram a inscrição, isso logo quando foi publicado o primeiro edital, ainda em 2017. Atualmente, estão previstas 114 vagas para o cargo de técnico judiciário, com início imediato, mais formação de cadastro reserva.
Quais são os próximos passos?
Se você está inscrito no concurso, mesmo que ainda não tenha sido definida a data da prova, o primeiro passo necessário é retomar ou reforçar os estudos, pois com todo este tempo a tendência é que os concurseiros, por um motivo ou outro, acabem se desmotivando.
Dentre outros avanços necessário do edital, antes que a prova aconteça, está a publicação da lista de isenções indeferidas, a definição dos inscritos, publicação das cidades onde ocorrerão as provas e, finalmente, a data da prova.
Resumo do concurso
- Edital publicado em 18 de janeiro de 2017;
- Previsão de prova no terceiro trimestre de 2017;
- Adiamento da prova para 2018 em 5 de setembro de 2017;
- Número parcial de inscritos publicado em 21 de agosto de 2017;
- Modificação do programa da matéria de Noções de Direito e Legislação, aumento do número total de vagas (de 100 para 114), reabertura do prazo para inscrições e possibilidade de cancelamento aos candidatos já inscritos em 27 de abril de 2018;
- Alterações na reserva de vagas para negros e deficientes e relação dos candidatos solicitaram desistência do concurso em 1º de agosto de 2018;
- Aberto processo para escolha de uma banca organizadora em 10 de setembro de 2018;
- O ano de 2018 termina sem aplicação da prova;
- Mudança da cúpula diretiva do tribunal e suspensão temporária do edital em fevereiro de 2019;
- Escolha da banca Cebraspe como organizadora em 4 de abril de 2019.
Achou interessante a notícia? Compartilhe em suas redes sociais!
Tenha acesso a TODOS os cursos
Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse Focus Concursos
Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos
O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!
Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.