fbpx

Vem concurso aí? Comissão dá aval para proposta de criação da Polícia Penal de SP

Vem concurso aí? Comissão dá aval para proposta de criação da Polícia Penal de SP

Em breve, pode ir à votação em plenário uma proposta que determina a criação da Polícia Penal do Estado de São Paulo. A ideia teve aval da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo no fim de maio, em sessão presidida pelo deputado Mauro Bragrato (PSDB). A medida é de autoria do deputado Delegado Olim (PP) e agrupa na categoria de policial penal os agente penitenciários, de escolta e vigilância penitenciária, além de outros cargos do setor, que deverão ser preenchidos através de concurso público.

“É um projeto que o Brasil inteiro já fez e agora nós estamos fazendo em São Paulo para que todos os guardas penitenciários e agentes de escolta entrem na Constituição como ‘Polícia Penal'”, disse o parlamentar.

De acordo com a justificativa do projeto, a nova categoria será vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária e deverá ser dirigida por um servidor de carreira. Além disso, a Polícia Penal terá responsabilidade pela segurança dos estabelecimentos prisionais do Estado, pela custódia, transporte e escolta de detentos, além de outras atribuições a serem definidas pelo Poder Executivo.

Para integrar o quadro de servidores, a seleção será feita, exclusivamente, por meio de concurso público e da transformação dos cargos isolados e de carreira dos atuais agentes penitenciários e equivalentes. Com o aval da comissão, a PEC fica pronta para ser incluída na votação do Plenário.

“Não ganhamos a guerra, ganhamos uma batalha. Já passou pela CCJ, todos aprovaram. Agora vamos colocar em plenário para que o presidente da Assembleia Legislativa coloque para votação e o governador acabe aprovando esse projeto”, disse Olim. 

Quantos votos são necessários para ser aprovado?

A CCJ possui 13 parlamentares como membros efetivos, que já se posicionaram a favor da criação desta polícia. Ao todo, existem 94 deputados estaduais em São Paulo. Para que o projeto seja aprovado, é necessário ter votos de, pelo menos, 57 deles.

Curso preparatório

E aí, vai ficar esperando o quê para começar a estudar? Saia na frente dos demais. Comece antes com os nossos diversos cursos específicos e atualizados voltados para Departamentos Penitenciários dos Estados. Conheça tudo aqui!

Exclusivo para Concurseiro – Grupo Telegram  

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos no Telegram exclusivo para o concurso público. Participe! 

  1. Grupo 1: Focado em Questões e Simulados. Participe aqui.  

  1. Grupo 2: Notícias em primeira mão sobre concursos públicos. Clique aqui e participe


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.