fbpx

Como Estudar Para Concurso — 5 Dicas Para Quem Está Começando

Como Estudar Para Concurso — 5 Dicas Para Quem Está Começando

 

O começo é sempre mais difícil, mas seguindo algumas orientações do Focus Concursos  de como estudar para concurso é possível iniciar os estudos de forma prática e eficaz.  

 

Quer ocupar um cargo público, mas não sabe como começar a estudar para o concurso? Confira 5 dicas que vão te ajudar a alcançar seus objetivos. 

 

Conheça as dicas de como estudar para concurso

 

Primeiramente, antes de saber como estudar para concurso é preciso escolher o cargo que você deseja exercer. As profissões disponíveis são:

  • carreiras administrativas: podendo atuar no INSS, IBGE, Anvisa, MPU, IBAMA e PF Administrativo;

  • carreiras bancárias: Banco do Brasil, Caixa, Bacen, BRB, Banrisul, Banco da Amazônia, Banese, Banestes e Banpará;

  • carreiras policiais: divididas entre militar, civil e federal, com cargos de investigador, escrivão, papiloscopista e delegado, além de atuar na PRF (Polícia Rodoviária Federal), Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Polícia Federal;

  • carreiras militares: carreiras policiais só que para a área militar, então é preciso já ter experiência no campo militar;

  • carreiras na área tribunal: é possível atuar em tribunais de justiça, como TRF, TRE,TRT, TJ, TSE e TCM;

  • carreiras fiscais: podendo atuar como analista tributário da receita federal, auditor fiscal da receita federal, Sefaz e SMS.

 

Escolhendo a área pretendida, atente-se as seguintes dicas:

 

1 — Veja o nível de escolaridade do concurso

 

O concurso público atende candidatos com diferentes níveis de escolaridade, é possível concorrer a cargos somente com o nível médio, por exemplo. 

 

Quando o edital exige o nível superior, compreende-se que também é possível participar quem possui curso de tecnólogo, licenciatura e bacharelado. Caso seja necessária uma formação específica, como em direito, o edital deixará isso bem claro. 

 

2 — Saiba quais são as disciplinas básicas

 

Em mais de 5.000 concursos, as disciplinas básicas consistem em:

  • língua portuguesa: interpretação de texto e gramática;

  • RLM (raciocínio lógico matemático);

  • informática: questões relacionadas a área de atuação pretendida; 

  • direito constitucional;

  • direito administrativo;

  • redação: produção textual sobre temas que são pertinentes a área que o candidato está interessado.

 

É importante ter atenção a essas disciplinas, pois como estão presentes na maioria das provas, o domínio do conhecimento dos temas trará pontos valiosos para a nota final do concurso.  

 

3 — Não espere o edital ser publicado para começar a estudar

 

É preciso começar a estudar com antecedência, já que o tempo entre a publicação do edital da prova e a data de aplicação é de, em média, somente três meses. Isso é pouco tempo para você estudar tudo aquilo que precisa. 

 

É possível se preparar antes e com organização realizando uma análise dos editais das provas passadas. Assim, você sabe o que está caindo com maior frequência, visto que dificilmente os editais mudam muito de uma edição para outra.

 

4 — Se prepare de forma organizada e fundamentada

 

Como estudar para concurso de forma organizada? Atente-se aos seguinte pontos para poder se preparar de forma eficaz:

  • teoria: aprofunde-se na parte teórica das disciplinas tomando como referência o edital e provas anteriores;

  • revisão: reforce aquilo que aprendeu na teoria com exercícios práticos. A resolução de questões pós aula e a leitura de material de apoio vão auxiliar na fixação do conteúdo na mente. Isso também é muito importante para que se habitue a diferentes tipos de perguntas, sejam elas de certo ou errado, somativas, múltipla escolha ou interpretativas;

  • memorize dicas e macetes: alguns temas específicos são mais difíceis de serem compreendidos para o concurseiro de primeira viagem, mas decorando algumas dicas e macetes é possível fixar melhor algumas regras de resolução de problemas;

  • faça simulados: para se habituar ao tempo da prova e entender qual o tempo médio que você necessita para responder cada questão, é imprescindível que pratique fazendo as provas anteriores. É uma das dicas mais valiosas de como estudar para concurso público. 

 

5 — Tenha consistência de estudo

Se você quer realmente ser aprovado, não basta estudar apenas de vez em quando. É preciso ter consistência de estudo. É possível fazer isso da seguinte maneira:

  • calcule quantas tempo você tem disponível para estudar: pense na sua rotina durante a semana, quantas horas no total possui e distribua de forma igualitária entre os dias. Dessa forma irá construir o hábito de se dedicar por um determinado regime de tempo.

  • crie estímulos: desenvolver uma rotina diferente da que está habituado pode ser um pouco difícil no primeiro momento. Uma forma de auxiliar isso é criando pequenos estímulos, por exemplo, toda vez que cumprir com o compromisso de estudo diário, se recompense com um doce, um filme ou simplesmente com uma música que você gosta de ouvir. 

  • lembre-se do porquê você busca a aprovação: crie lembretes, coloque pequenos bilhetes no local onde utiliza para estudar com os motivos pelos quais você quer tanto exercer um cargo público. Isso irá te motivar quando estiver mais cansado e desanimado. 

 

Viu como é possível estudar para concurso de forma prática? Agora que você já está preparado para organizar sua rotina, quer saber como realizar um plano estratégico de aprendizado? 

Seja assinante do Focus Concursos e tenha acesso ao Método Focus de Aprovação que ensina em vídeo aulas o passo a passo de como fazer um plano estratégico de estudos. Conheça os planos de assinatura aqui.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.