fbpx

Concurso INSS: 7.575 vagas solicitadas para os cargos de Técnico e Analista

Concurso INSS: 7.575 vagas solicitadas para os cargos de Técnico e Analista

No dia 31 de maio de 2021 o INSS protocolou o pedido de autorização para a realização de concurso público. O documento de solicitação foi enviado ao Ministério da Economia com pedido de 10 mil vagas

Contudo, através do ofício sei nº 258/2021/pres-inss, a presidência do INSS fez um aditamento de informações à nota técnica nº 19/2021 (pedido das 10 mil vagas). Neste novo documento, foi solicitada a redução do quantitativo de vagas para 7.575, sendo distribuídas da seguinte forma:

  • 6.004 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social;
  • 1.571 vagas solicitadas para Analista do Seguro Social.

Polêmica: Cargo de Técnico será nível superior?

No ofício que a equipe de jornalismo do Blog Focus Concursos teve acesso, há um pedido em relação à formação escolar exigida, que traz uma sugestão para que a carreira exija o nível superior em qualquer área como requisito no lugar do nível médio, mas ainda não existe uma decisão sobre o caso.

Calma! Nossa equipe foi à busca de informações para lhe tranquilizar! O Diretor de Gestão de Pessoas do órgão, Rogério Souza, informa que o nível médio será mantido, quando o concurso for autorizado pelo Ministério da Economia.

Com isso, a oportunidade de você fazer parte dessa autarquia está cada dia se aproximando.

PREPARE-SE COM A GENTE!

Você vai esperar o edital ser publicado para estudar? Adquira agora mesmo o melhor curso preparatório do Brasil! Use o cupom desconto EUQUERO.

Presidente do INSS se diz otimista e dá detalhes sobre pedido de edital

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que não há para onde correr: o órgão precisa mesmo contratar mais servidores. Ele afirmou que está otimista em relação à autorização do Ministério da Economia para a realização de concurso no órgão. Veja abaixo a fala dele na íntegra!

De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Nós contratamos no ano passado cerca de 3 mil temporários, que vão até o fim desse ano esses contratos. Vamos precisar, sim, fazer concurso para substituir os temporários e também os servidores que estão se aposentando. Estamos bem otimistas em relação à autorização [do concurso pelo Ministério da Economia]. Tem todo um processo legal com base em prazos, a análise começa a partir de hoje. Até ontem, era o prazo para os órgãos mandarem as manifestações referentes à necessidade de concurso. 

O levantamento tem um planejamento de longo prazo e, para longo prazo, o volume [da demanda de cargos] é bem maior. Para curto prazo, é desses 3 mil temporários que vão terminar o contrato no fim do ano, mais os que vão se aposentar. A cada ano, vamos tendo novas demandas. O INSS já tem servidores com requisito para se aposentar recebendo abono de permanência” 

Sobre os cargos e previsão de realização

Até o momento, a instituição contabiliza mais de 23 mil cargos vagos, sendo a maioria técnicos do seguro social. Se o concurso for autorizado, os preparativos iniciam já neste ano e o edital deve ser publicado em 2022.

Em relação ao cargo de Técnico do Seguro Socia há 14.184 cargos ocupados e 20.047 cargos vagos, de acordo com os dados publicados em fevereiro de 2021. Já em relação ao cargo de Analista do Seguro Social, há 4.202 cargos ocupados e 2.372 cargos vagos.

O que estudar para o concurso INSS 2021?

De acordo com o último edital, foram cobradas 120 questões objetivas, do tipo CERTO ou ERRADO, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos das seguintes disciplinas:

 Cargo de Técnico do Seguro Social

Na prova de Conhecimentos Básicos, as seguintes disciplinas são cobradas no certame:

  • Regime Jurídico Único
  • Ética no Serviço Público
  • Noções de Direito Constitucional
  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Direito Administrativo
  • Informática

Já a prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de técnico geralmente se cobra bastante as disciplinas de Seguridade Social e Direito Previdenciário.

Cargo de Analista do Seguro Social

Na prova de Conhecimentos Básicos, as disciplinas exigidas para o concurso INSS são:

  • Língua Portuguesa
  • Ética no Serviço Público
  • Legislação Previdenciária
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e Pessoa com Deficiência
  • Raciocínio Lógico
  • Informática
  • Noções de Direito Constitucional
  • Regime Jurídico Único

A prova de Conhecimentos Específicos tem a disciplina de Serviço Social como a mais cobrada

Faça curso preparatório

É sempre importante saber como escolher corretamente um curso para concursos. Pois muitos oferecem materiais desatualizados, que prejudicam seus estudos! Pensando nisso, a equipe especializada do Focus Concursos lançou um preparatório completo e bem atualizado.

A diferença do nosso curso não é só o preço, que é bem barato, e sim a qualidade que está dentro dele.

Quer testar?

Você tem 7 dias, a partir da aprovação da compra, para assistir às aulas e conhecer nossos professores. Se você não ficar satisfeito com o conteúdo ou com a metodologia de ensino, você tem nossa garantia de satisfação.
Se você não ficar satisfeito, entre em contato conosco via e-mail e devolveremos o valor integral, sem nenhuma complicação

✍️  ACESSE O CURSO PREPARATÓRIO

 


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.