Concurso INSS: presidente do órgão prevê concurso para 2022, antes das eleições

Ainda aguardando aval do Ministério da Economia, o concurso do INSS para o preenchimento de 7.575 vagas será realizado em 2022, antes das eleições, segundo prevê o presidente do órgão, Leonardo Rolim. A informação foi passada em uma reunião virtual com o chefe do setor de gestão de pessoas, com a presença de dirigentes sindicais, na terça-feira, 13 de julho.

Durante a reunião, o presidente também teria comentado que a carreira de técnico exigirá o nível superior dos candidatos. Anteriormente, o Diretor de Gestão de Pessoas do órgão, Rogério Souza, havia dito que seria de nível médio, mas parece ter ocorrido uma reavaliação.

PREPARE-SE COM A GENTE!

Você vai esperar o edital ser publicado para estudar? Adquira agora mesmo o melhor curso preparatório do Brasil! Use o cupom desconto EUQUERO.

Presidente do INSS se diz otimista e dá detalhes sobre pedido de edital

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que não há para onde correr: o órgão precisa mesmo contratar mais servidores. Ele afirmou que está otimista em relação à autorização do Ministério da Economia para a realização de concurso no órgão. Veja abaixo a fala dele na íntegra!

De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Nós contratamos no ano passado cerca de 3 mil temporários, que vão até o fim desse ano esses contratos. Vamos precisar, sim, fazer concurso para substituir os temporários e também os servidores que estão se aposentando. Estamos bem otimistas em relação à autorização [do concurso pelo Ministério da Economia]. Tem todo um processo legal com base em prazos, a análise começa a partir de hoje. Até ontem, era o prazo para os órgãos mandarem as manifestações referentes à necessidade de concurso. 

O levantamento tem um planejamento de longo prazo e, para longo prazo, o volume [da demanda de cargos] é bem maior. Para curto prazo, é desses 3 mil temporários que vão terminar o contrato no fim do ano, mais os que vão se aposentar. A cada ano, vamos tendo novas demandas. O INSS já tem servidores com requisito para se aposentar recebendo abono de permanência” 

Sobre os cargos e previsão de realização

Até o momento, a instituição contabiliza mais de 23 mil cargos vagos, sendo a maioria técnicos do seguro social. Se o concurso for autorizado, os preparativos iniciam já neste ano e o edital deve ser publicado em 2022.

Em relação ao cargo de Técnico do Seguro Socia há 14.184 cargos ocupados e 20.047 cargos vagos, de acordo com os dados publicados em fevereiro de 2021. Já em relação ao cargo de Analista do Seguro Social, há 4.202 cargos ocupados e 2.372 cargos vagos.

O que estudar para o concurso INSS 2021?

De acordo com o último edital, foram cobradas 120 questões objetivas, do tipo CERTO ou ERRADO, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos das seguintes disciplinas:

 CARGO DE TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Na prova de Conhecimentos Básicos, as seguintes disciplinas são cobradas no certame:

  • Regime Jurídico Único
  • Ética no Serviço Público
  • Noções de Direito Constitucional
  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Direito Administrativo
  • Informática

Já a prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de técnico geralmente se cobra bastante as disciplinas de Seguridade Social e Direito Previdenciário.

CARGO DE ANALISTA DO SEGURO SOCIAL

Na prova de Conhecimentos Básicos, as disciplinas exigidas para o concurso INSS são:

  • Língua Portuguesa
  • Ética no Serviço Público
  • Legislação Previdenciária
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e Pessoa com Deficiência
  • Raciocínio Lógico
  • Informática
  • Noções de Direito Constitucional
  • Regime Jurídico Único

A prova de Conhecimentos Específicos tem a disciplina de Serviço Social como a mais cobrada

Faça curso preparatório

É sempre importante saber como escolher corretamente um curso para concursos. Pois muitos oferecem materiais desatualizados, que prejudicam seus estudos! Pensando nisso, a equipe especializada do Focus Concursos lançou um preparatório completo e bem atualizado.

A diferença do nosso curso não é só o preço, que é bem barato, e sim a qualidade que está dentro dele.

Quer testar?

Você tem 7 dias, a partir da aprovação da compra, para assistir às aulas e conhecer nossos professores. Se você não ficar satisfeito com o conteúdo ou com a metodologia de ensino, você tem nossa garantia de satisfação.
Se você não ficar satisfeito, entre em contato conosco via e-mail e devolveremos o valor integral, sem nenhuma complicação

✍️  ACESSE O CURSO PREPARATÓRIO

 

Enviar mensagem
Estamos online!