fbpx

Extinta diferenciação entre homens e mulheres na Polícia Militar do RN

Extinta diferenciação entre homens e mulheres na Polícia Militar do RN

Uma lei publicada nesta quarta-feira, 28 de julho, muda a organização dos cargos da Polícia Militar no Rio Grande do Norte e extingue a diferenciação por sexo para entrada de soldados e oficiais na corporação. As informações são do portal G1 RN.

A lei complementar nº 683 define que a corporação tem 13.466 cargos de policiais militares e extingue, por exemplo, os quadros de oficiais e de praças femininos, que tinham as únicas vagas que poderiam ser disputadas por mulheres – além do quadro de especialistas.

Ao todo, são 747 cargos de oficiais e 12.719 de praças, que poderão ser preenchidos por homens ou mulheres, independentemente de sexo.

O tema gerou polêmica durante o concurso da Polícia Militar realizado pelo governo do estado em 2019.

O edital previa 938 vagas para homens e 62 para mulheres – o que significava que as candidatas mulheres só podiam concorrer a 6,2% das vagas. Candidatas com notas mais altas que candidatos homens chegaram a fazer um protesto.

Ao fim do processo seletivo foram aprovadas 1339 pessoas, sendo 1070 homens e 268 mulheres. Diante de protestos, e após Termo de Ajustamento de Conduta, o governo convocou mais mulheres que o previsto para o curso de formação.

A nova lei também extinguiu os quadros de oficiais e praças especialistas, e criou o quadro de músicos.

Vai ter concurso PM RN: assembleia aprova orçamento com previsão de edital em 2022

Há previsão de novo concurso para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM RN). A informação está contida na lei orçamentária aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, através do Projeto de Lei (PL) n°134/2021, de autoria do Governo do Estado, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022.

Segundo a assembleia, entre as prioridades do próximo ano está a publicação de edital para recompor e ampliar o efetivo da PM RN. Ou seja, ao que parece, a seleção que chegou a estar prevista para junho deste ano, pode ficar para 2022. 

Em maio, uma comissão organizadora foi formada, para cuidar dos preparativos do concurso de oficiais. Antes disso, a corporação formou uma comissão para outra seleção, que terá vagas para o quadro de oficiais de apoio à Saúde.

Prováveis vagas

No começo deste ano, a governadora do estado, Fátima Bezerra usou as suas redes sociais para confirmar que seriam abertas 211 vagas para os cargos de oficiais combatentes (132) e quadro médico da corporação (72).

Estavam previstas oportunidades para o quadro de oficiais e de apoio à Saúde, e as áreas podem ser: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Veterinária ou Biomedicina.

Faça curso preparatório

É sempre importante saber como escolher corretamente um curso para concursos. Muitos oferecem materiais desatualizados, que prejudicam seus estudos! Pensando nisso, a equipe especializada do Focus Concursos lançou um preparatório completo e bem atualizado.

 

Quer testar?

Você tem 7 dias, a partir da aprovação da compra, para assistir às aulas e conhecer nossos professores. Se você não ficar satisfeito com o conteúdo ou com a metodologia de ensino, é só entrar em contato conosco via e-mail e devolveremos o valor integral, sem nenhuma complicação.

Exclusivo para Concurseiro – Grupo Telegram  

Grupo 1: Focado em Questões e Simulados Participe aqui  
Grupo 2: Notícias em primeira mão sobre concursos públicos. Clique aqui e participe


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.