PF: Locais de prova foram divulgados!
Concurso PF: Locais de prova já foram divulgados!
Saiba tudo sobre o concurso da PF 2018!
Atenção futuro policial federal! A consulta dos locais em que serão realizadas as provas objetivas e discursivas já foi divulgada. Os candidatos do concurso da Polícia Federal (PF) 2018 devem obrigatoriamente acessar o site a organizadora, o centro de seleção e de promoção de eventos da universidade de Brasília (CESPE/UnB – Cebraspe) para verificar o seu local de prova, por meio de consulta individual.
As provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas na data provável de 16 de setembro, em todas as 26 capitais do pais, além do Distrito Federal, são 500 vagas distribuídas para as carreiras de Agente, Delegado, Escrivão, Perito e Papiloscopista, todos os cargos são para nível superior, com remuneração inicial de mais de 11 mil.
Informações sobre o concurso
Existem algumas carreiras que são muito valorizadas e respeitadas no Brasil, como medicina, direito e engenharia. Da mesma forma, alguns cargos são muito respeitados e procurados por profissionais de todas as áreas, como é o caso do concurso da Polícia Federal, que acabou se tornando um dos processos seletivos mais concorridos do país.
Os motivos para a alta procura não faltam. Remuneração atrativa, estabilidade e crescimento são os principais. O setor estava movimentado recentemente até que finalmente, no dia 15 de junho, o Edital 2018 foi lançado e “incendiou” o universo dos concursos.
A carreira na Polícia Federal pode ser explicada pelo padrão de Classes, por meio da qual o titular permanecerá pelo menos três anos até conseguir o direito à promoção à classe superior.
As Classes são: 3ª Classe, 2ª Classe, 1ª Classe e Classe especial, no caso do Agente de Polícia Federal. O trabalho se inicia pela 3ª Classe, quando é dado início à aplicação das funcionalidades aprendidas no curso de formação. Após três anos, o profissional é promovido para a 2ª Classe. A partir de então, o profissional muda de Classe a cada 5 anos, até atingir a Classe Especial.
É válido afirmar ainda que as ocupações na Polícia Federal podem ser divididas em dois grupos: carreira Policial e carreira Administrativa. Obviamente, dentro de cada um dos grupos é possível ocupar inúmeros cargos e, para cada um deles, existe um requisito diferente.
Já para nível intermediário as opções são: agente administrativo, agente de comunicação social, agente de telecomunicações e eletricidade, auxiliar de assuntos educacionais, auxiliar de enfermagem, desenhista, operador de computador, programador ou técnico em contabilidade.
Como destacado, os principais cargos da Polícia Federal são: Agente de Polícia Federal, Delegado, Escrivão, Papiloscopista e Perito Criminal.
AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL: As atribuições do agente de Polícia Federal se dão pela execução de investigações e operações policiais, por meio da prevenção e repressão de ilícitos penais. Além disso, é preciso dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança e a realização de outras atividades do órgão.
DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL: O Delegado da Polícia Federal é responsável por implantar e comandar procedimentos de investigação, além de orientar a execução de investigações ligadas à prevenção e repressão de ilícitos penais. É atribuição do Delegado de Polícia Federal o planejamento de operações de segurança e investigações, a supervisão e execução de missões sigilosas e outras atividades relacionadas ao órgão.
ESCRIVÃO: O Escrivão é responsável por efetivar as formalidades processuais, lavrar termos e mandados, sempre observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação. Também é conferido ao Escrivão acompanhar a autoridade policial em diligências, dirigir os veículos policiais, dentre outras atividades.
PAPILOSCOPISTA: As atribuições do Papiloscopista dizem respeito às digitais e se dão pela execução, orientação, supervisão e fiscalização dos trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, pesquisa, arquivamento e perícias, além de assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área.
PERITO CRIMINAL: O Perito Criminal é uma das funções mais concorridas no concurso da Polícia Federal. Esse profissional é especializado por encontrar ou proporcionar provas técnicas ou provas periciais, por meio da análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos.
Os elementos relacionados com a infração penal são estudados por profissionais especializados, sendo possível provar a ocorrência de um crime e, principalmente, a maneira como o crime ocorreu.
Informações como as partes envolvidas (vítima, criminoso e outras pessoas que possam ter relação com o incidente), assim como a maneira que aconteceu o fato e as ferramentas utilizadas também são identificadas. É preciso deixar claro que a prova pericial é requisito indispensável em qualquer tipo de crime, não podendo ser dispensado, nem mesmo se o criminoso confessar o delito.
Para simplificar, podemos dizer que o Perito Criminal é responsável por estudar o corpo (objeto envolvido no crime), refazer o mecanismo (saber como ocorreu), examinar o local do crime e realizar exames laboratoriais, entre outras coisas.
Provas
Para todos os cargos da Polícia Federal, há a exigência da realização de provas objetivas e discursivas. O conteúdo de cada uma das provas depende do cargo que você pretende ocupar, tendo um foco nas atividades que serão desenvolvidas futuramente.
Além dessas provas, especificamente para o cargo de Delegado Federal, você precisa passar por uma prova oral, realizada em Brasília. Além disso, para o cargo de escrivão, é necessário ser submetido a uma prova prática de digitação, comprovando as suas habilidades técnicas.
Exame de Aptidão Física
O exame de aptidão física tem como objetivo avaliar a sua capacidade de suportar as exigências físicas da escola de formação e do cargo que você gostaria de ocupar. Ele só é exigido para as profissões ligadas diretamente ao combate ao crime, sendo dispensado no caso da área administrativa.
Ele pode envolver uma série de testes como força, corrida, natação, entre outros. Essas atividades são descritas no edital do concurso que você vai prestar.
Avaliação Médica e Psicológica
Para atuar na Polícia Federal também é exigido que você seja aprovado em exames médicos e psicológicos. Isso porque o cargo pode exigir uma série de demandas de esforço físico e algumas condições clínicas podem impossibilitar o exercício das funções.
Além disso, o profissional que trabalha diretamente com o crime precisa lidar com pressão e situações que colocam em risco a sua própria vida e a das pessoas ao seu redor. Dessa forma, também é necessário que você tenha estrutura psicológica para lidar com as atividades desenvolvidas.
Curso de Formação Profissional
O curso de formação profissional é destinado a todos os candidatos que foram aprovados nas etapas anteriores. Ele serve para fornecer ao profissional os conhecimentos básicos que são necessários para exercer as atividades do cargo pretendido.
Essa etapa também é eliminatória, sendo que o profissional precisa garantir uma nota mínima no curso para assumir o cargo e efetivamente entrar para a Polícia Federal.
Requisito
- Ser aprovado no concurso público e não ter sido eliminado na investigação social.
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
- Estar em gozo dos direitos políticos.
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo.
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo
Atribuições para Agente de Polícia Federal
Investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal; proceder à busca de dados necessários; executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações; executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal; conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves; auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Atribuições para Escrivão de Polícia Federal:
dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais; responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Remuneração para ambos os cargos: R$ 11.983,26.
Jornada de Trabalho: 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva
Veja a seguir algumas dicas para se dar bem no concurso:
A grande concorrência nos concursos públicos tem trazido um desafio muito grande aos candidatos. Hoje, já não basta apenas estudar por horas: cada segundo também deverá ser muito eficiente.
Para ter mesmo chances de passar, seus estudos para concurso público devem ser otimizados ao máximo possível. Apesar disso, ainda há muitas pessoas estudando da forma errada.
Assim, por mais que estudem de 8 a 12 horas por dia, continuam tendo resultados negativos por causa da baixíssima eficiência. Por outro lado, há quem estude por apenas 4 horas e seja aprovado logo nos primeiros concursos.
Por quê? Provavelmente, o rendimento dos estudos era alto! Então, diante disso, resolvemos fazer um pequeno guia com algumas dicas para garantir sua aprovação no concurso dos seus sonhos. Continue lendo…. Clique e confira aqui!
DADOS DO CONCURSO
ÓRGÃO: Departamento de Polícia Federal
ESTADO: Nível Federal
CARGO: Escrivão, Agente, Perito, Papiloscopista, Delegado.
VAGAS: 500 vagas
STATUS: Edital Suspenso
ESCOLARIDADE: Nível superior
REMUNERAÇÃO: mais de 11 mil
BANCA: CESPE/UNB
DATA DA PROVA: 16/09/2018
FORMATO: Certo ou Errado
Tenha acesso a TODOS os cursos
Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse Focus Concursos
Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos
O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!
Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.