Plano de Estudo Para Concurso — Como Montar O Ideal Para Sua Rotina

No momento de criar um plano de estudo para concurso, muitos estudantes encontram dificuldades em executá-lo de forma correta. Isso acontece pela falta de conhecimento do próprio ritmo de estudo do candidato e por não saber muito bem como fazer um bom planejamento.

 

Quer aprender como fazer seu plano de estudo e potencializar sua aprendizagem? Então não perca tempo, leia este artigo e comece o quanto antes.

Como montar o plano de estudo para concurso do jeito certo?

É importante ressaltar que não existe fórmula mágica para garantir o melhor jeito de aprender, porém existem técnicas compradas que vão te auxiliar no objetivo da aprovação na carreira pretendida. Para montar o plano de estudo para concurso público de maneira correta é preciso:

  • ter planejamento: saber exatamente qual concurso deseja e quais as disciplinas que precisa ter mais foco (a forma como você poderá fazer isso será explicada ao longo deste artigo);
  • ser organizado: definir horários de estudo e uma meta de tempo de dedicação diária e semanal;
  • ter direção: colocar em prática tudo aquilo que você precisa aprender;
  • ter controle: conhecer e ter controle sobre os seus resultados. Mas você deve estar se perguntando: “e como eu crio o meu cronograma de estudos para concurso na prática?”.

 

A seguir, você verá algumas orientações que serão a chave para saber como fazer isso de forma rápida e assertiva. Confira!

Foque no edital da prova

Primeiramente, todo o seu plano de estudo para concurso deve ser pautado a partir do edital da prova. Para isso, você vai precisar organizar as informações da seguinte forma:

  • disciplinas e temas previstos no edital: analise as provas dos últimos anos, documente quais temas são mais recorrentes (se algum possui um número maior de questões), busque padrões e faça uma lista;
  • peso das questões e distribuição de pontuação: consulte qual foi o peso de cada questão e também se há um padrão quanto a isso;
  • redação: faça uma lista dos temas já solicitados. A chave para essa etapa é paciência, lembre-se de que isso irá auxiliar todo o seu plano de estudo.

Escreva para auxiliar na memorização

Escrever é um recurso de aprendizado eficiente comprovado cientificamente. Para que você memorize aquilo que está sendo estudado, siga as indicações abaixo: faça mapas mentais sobre os temas que está aprendendo; copie artigos e leis; escreva enquanto assiste videoaulas para ter o estímulo auditivo e visual ao mesmo tempo.

Faça um cronograma de estudos para concurso — como estudar de segunda à sexta

Durante a semana, é mais eficiente que você divida seus estudos entre:

 

  • segunda-feira: assista videoaulas. Intercale entre pelo menos duas matérias por dia, para que não seja desgastante estudar apenas uma única disciplina por muito tempo;
  • terça-feira: faça o resumo. Produza os seus próprios resumos e também busque alguns já prontos na internet;
  • quarta-feira: crie mapas mentais Eles são ótimos para memorização, pois criam estruturas visuais para informações abstratas;
  • quinta-feira: escolha conteúdos para estudar e faça uma revisão imediata. Ela deve ocorrer logo após os estudos, serve para reforçar e comprovar se você compreendeu aquilo que foi assistido ou lido;
  • sexta-feira: treino aberto. Isso consiste em estudar a questão consultando o gabarito de testes anteriores e entender o porquê ela está correta ou incorreta .

 

Tenha um plano de estudo para o final de semana

Sim! Você pode ter um plano de estudo para sábado e domingo, porém ele deve ser diferente de como você estudou durante a semana. Veja:

  • sábado: revise aquilo que estudou de segunda à sexta e responda às questões, só que dessa vez sem consultar o gabarito (olhe apenas quando terminar de resolvê-las). Pratique também escrever redações com os temas passados;
  • domingo: esse é o momento de ter controle sobre os seus resultados. O domingo é o dia mais indicado para você realizar os simulados.

 

Assim, você sabe qual foi o aproveitamento da semana de estudos.

Na prática — passo a passo do plano de estudo para concurso durante as aulas

Quando for assistir uma videoaula ou ler algum conteúdo de estudo, é muito importante que você realize os seguintes passos:

  • defina o tópico que irá estudar: é essencial que você se concentre em um foco por vez;
  • antes de assistir a aula busque pelo material de apoio, se não tiver, busque algum arquivo escrito na internet. A leitura prévia auxilia na absorção do conteúdo;
  • durante a aula, faça anotações do que achar mais pertinente, se atente naquilo que tiver maior dificuldade;
  • depois de completar a videoaula ou a leitura, faça um resumo do que foi aprendido e tente criar um mapa mental também;
  • depois de completar o resumo e o mapa mental, revise com cuidado tudo aquilo que escreveu.

 

Agora você está preparado para dar início ao seu plano de estudos! Quer aprofundar um pouco mais seus conhecimentos de planejamento para potencializar sua rotina de aprendizado? Então confira agora a live feita pelo professor Júlio Raizer sobre como estudar do jeito certo.

 

Essas dicas e muitas outras estão disponíveis no Método Focus de Aprovação que está incluso no plano de assinatura. Conheça os planos!

Enviar mensagem
Estamos online!