fbpx

Saiba como fazer uma redação perfeita para concurso

Saiba como fazer uma redação perfeita para concurso

Fazer uma redação para concurso é uma das principais preocupações dos concurseiros de plantão. Afinal, mesmo com muito treino, foco e dedicação, essa etapa exige alguns pontos de atenção no dia da prova, como o uso adequado das regras normativas, elaboração do tema, desenvolvimento de acordo com o número de linhas apresentado e, enfim, atenção redobrada para os itens exigidos no edital.

A partir dessas questões, para que a redação para concurso encante os avaliadores e garanta um bom posicionamento do candidato, existem algumas regras que podem ajudar a fazer a prova e se destacar. Confira algumas dicas, treine e vá preparado para o teste!

Prepare-se para o tema

Antes do dia oficial, é interessante estudar alguns pontos que serão cobrados na prova. O primeiro é o tema da redação, que geralmente parte de atualidades e assuntos polêmicos tratados em sociedade.

Dessa forma, mesmo sem ter total certeza até ler a proposta, o tema pode ser de maior familiaridade do concurseiro a partir de hábitos diários, como os descritos abaixo.

O Focus Concursos fornece videoaulas e materiais de Atualidades para Concursos ao vivo e gratuitamente todas as segundas-feiras, que estão todas organizadas em uma página exclusiva.

Leituras habituais

Leituras de jornais, revistas físicas e digitais, sites sobre atualidades etc. são ótimos indícios para saber os principais assuntos nacionais e internacionais, além de entrar em contato com diversos pontos de vista e argumentos que podem ajudar a desenvolver pensamento e opinião crítica.

Dessa forma, torna-se mais natural a progressão da redação para concurso, partindo do entendimento e contato com o tema.

Como exemplo de material de qualidade, a Focus Concursos disponibilizou em seu site o livro “Redação para Concursos – Guia Prático” do autor Lucas de Oliveira Jaques, elaborado com foco em ajudar o estudante a realizar questões discursivas e redação para concurso.

Contato com meios de comunicação

Além do foco em leituras, mais uma dica é manter contato com outros meios de comunicação que, além de complementar as informações, podem ser adequados à correria do dia a dia. Exemplos bons são podcasts, programas televisivos, rádio ou, até mesmo, rodas de conversa, que além de interativas e interessantes, ajudam a entender sobre os assuntos atuais.

Tenha familiaridade com a estrutura da redação

Muitas redações pedem uma estrutura argumentativa ou dissertativa, principalmente em provas de concurso.

Assim, uma dica é treinar o desenvolvimento dessas estruturas a partir dos temas focados em atualidade. Dessa forma, além de desenvolver melhor a opinião sobre os assuntos, o concurseiro também entende as diferenças de cada estrutura e qual a melhor forma de escrever o texto.

Tanto para primeira dica quanto para a segunda é possível recorrer aos manuais preparatórios de concurso, como o citado acima, além das aulas em nossa plataforma online que disponibilizam alguns temas estratégicos de redações para treino ou mesmo acessar os testes anteriores, aproveitando para entender como a proposta é apresentada.

Estude as regras normativas

Mesmo que as informalidades sejam mais bem aceitas atualmente, a redação para concurso cobra o uso normativo da língua portuguesa. Assim, é importante focar no treino da gramática e garantir que as regras foram aplicadas na prova.

Para um texto correto, não esqueça de estudar tópicos que sempre causam dúvidas e descontam pontos na hora da avaliação, como:

  • concordância verbal e nominal;

  • tipos e usos de pontuação;

  • uso de conectivos;

  • acentuação;

  • ordem de construção das sentenças.

O estudo da gramática ajuda tanto na redação quanto nos exercícios de linguagem, principalmente quando se trata de regrinhas da língua portuguesa. Assim, optar pela leitura de uma boa gramática e realizar exercícios ajuda a fixar as normas, garantindo construções textuais mais ricas.

Organize as ideias do texto

Logo no início da redação, depois de ler a proposta, entender o tema e lembrar da estrutura de desenvolvimento, a dica é organizar as ideias para que o texto seja apresentado de forma fluida.

Para isso, o concurseiro pode fazer um planejamento do rascunho, definindo quantas linhas usará para a introdução, para o corpo do texto e para a conclusão. Além disso, também pode topicalizar todas os pontos que pretende trabalhar na redação, visualizando melhor sua linha de raciocínio e eliminando a possibilidade de esquecer partes do conteúdo.

Estruture a redação para concurso

Depois de organizar as ideias, é hora de começar a escrever. Porém, tenha calma! Se o tempo e o tipo de prova permitir, é sempre interessante realizar um rascunho da redação, optando pelo lápis e borracha antes de escrever o conteúdo definitivo.

Com o rascunho, além de colocar as ideias no papel sem medo de rasuras, erros ou descuidos, é possível ler e reler o texto antes de passá-lo à caneta, tendo certeza que o tema foi desenvolvido, sua opinião exposta de forma clara e todos os tópicos definidos tratados com informações relevantes.

Seja objetivo

Ser claro e objetivo indica que há domínio do assunto e conhecimento de informações que comprovam seus apontamentos e foco. Além disso, é ideal para cumprir a quantidade de linhas exigidas, que, no geral, não passa de 30.

Para uma redação interessante aos olhos do avaliador, foque em pontuar os tópicos relevantes e desenvolver de forma direta, conectando as informações e evitando cansar o leitor.

Para treinar essa questão, é possível, na mesma redação utilizada para estudar os outros itens, rever sentenças que poderiam ser condensadas, escritas de outra forma ou com termos mais simples, ajudando na fluidez da leitura.

Revise os tópicos da redação

Por fim, todos os rascunhos, planejamentos e a redação em si devem ser revisados após a conclusão. O texto deve seguir as normas gramaticais, apresentar um bom desenvolvimento do tema, não ultrapassar a quantidade de linhas e seguir os indicativos da prova, além de apresentar clareza das informações e não fugir do tema.

Para encontrar errinhos de português e corrigi-los, palavras repetidas ou descuidos com a pontuação, a revisão é sua grande auxiliar, sendo fundamental antes do término.

Para fazer uma revisão de qualidade, a dica é incluir essa etapa nos momentos de treino, tornando um processo natural, afinal, a leitura demora poucos minutos e, muitas vezes, pode garantir aquele pontinho extra na hora da correção.

Todas essas dicas são fundamentais na hora de se preparar para fazer uma redação para concurso nota 10. Assim, não deixe de colocá-las em prática e começar a treinar desde já!

Gostou das informações que separamos para fazer uma redação perfeita? Aproveite para conferir o artigo “Redação oficial X Redação discursiva” e aumente os seus conhecimentos!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.