fbpx

Universidade do DF é criada e terá concurso com 3,5 mil vagas, anuncia governador

Universidade do DF é criada e terá concurso com 3,5 mil vagas, anuncia governador

Uma lei sancionada na quarta-feira, 28 de julho, criou a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF) e, para compor o quadro de pessoal da instituição, o governador Ibaneis Rocha anunciou que haverá concurso público com 3,5 mil vagas.

O gestor não especificou quais carreiras deverão existir na universidade, mas, obviamente, espera-se que a oferta seja para professores e técnicos-administrativos. A expectativa é de que o edital seja divulgado já no mês de agosto.

“Teremos 3,5 mil cargos que já terão, a partir de agosto, o concurso público aberto no Distrito Federal. Nós já teremos o corpo profissional constituído. Essa universidade nasce completa e, daqui a cinco anos, que é nossa previsão, ela já estará totalmente implementada”, disse.

O governador ainda deverá encaminhar à Câmara Legislativa do Distrito Federal um projeto de lei dispondo sobre o Plano de Carreira, Cargos e Remunerações no Quadro de Pessoal da UnDF.

“A partir do ano que vem, começam as aulas dos cursos. Esperamos que a universidade cresça em todo o DF, ajudando principalmente as famílias mais carentes. Já colocamos à disposição, tirando do orçamento do DF, aproximadamente R$ 200 milhões. É um projeto que estou encaminhando hoje para a Câmara Legislativa [CLDF], e a gente espera que seja votado da forma mais rápida possível para não faltarem recursos para constituição e funcionamento da universidade”, detalhou Ibaneis Rocha.

A lei sancionada nesta quarta, 28, autoriza a construção do primeiro centro universitário distrital, ampliando a oferta gratuita de vagas no ensino superior. Serão investidos R$200 milhões pelos próximos quatro anos.

Para funcionamento inicial da universidade, o governo do DF cedeu um imóvel no Lago Norte. A estimativa é que as aulas começam a partir de 2022. Ibaneis Rocha fez questão de destacar que a criação da universidade não significa despesa, mas investimento.

“Quando se trata de educação você não está gerando despesa, está gerando riqueza e é essa riqueza que eu quero para a população, em especial os mais pobres”, afirmou, antes de enumerar as ações que vão permitir a viabilidade da UnDF.

O projeto de lei para criação da UnDF começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e passou por emendas e debates entre os parlamentares distritais.

Cursos da universidade

É interessante já saber os cursos que estarão disponíveis na instituição de ensino superior para ir se preparando para disputar as vagas para os prováveis cargos de professores.

Os cursos da UnDF estão previstos para as áreas das Ciências da saúde e humanas, Cidadania e meio ambiente, Gestão governamental de políticas públicas e de serviços, Educação e magistério, Letras, artes e línguas estrangeiras modernas.

Além de Ciências da natureza e matemática, Educação física e esportes, Segurança pública e defesa social, Engenharia e áreas tecnológicas de setores produtivos e Arquitetura e urbanismo.

O ingresso de alunos deve ser nos moldes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Escola Superior de Gestão (ESG), uma vez que ambas serão integradas ao campus. Logo, 40% das vagas da nova universidade serão destinadas a alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública.

A cota racial, prevista na Lei Distrital nº 3788/2006, também será atendida. Outras possibilidades de admissão são por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal.

Resumo do concurso

  • Órgão: Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF)
  • Vagas: 3,5 mil
  • Cargos: provavelmente professores e técnicos-administrativos
  • Escolaridade: provavelmente nível superior e médio
  • Edital: previsto para agosto

Exclusivo para Concurseiro – Grupo Telegram  

Grupo 1: Focado em Questões e Simulados Participe aqui  
Grupo 2: Notícias em primeira mão sobre concursos públicos. Clique aqui e participe

 

Este texto foi útil para você? Se você precisa de um método, um mapa, um passo a passo para ser aprovado em concurso público: conheça as assinaturas do Focus Concursos! Clique aqui e saiba mais.

 


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.