fbpx

5 Passos para montar um ciclo de estudos

5 Passos para montar um ciclo de estudos

O ciclo de estudos é um dos métodos mais democráticos para quem quer estudar ou quem já estuda para concursos. É excelente para aqueles certames em que muitas matérias são cobradas, cada uma com pesos diferentes e perfeito para os estudos no longo prazo. E ainda que você esteja começando ou nunca tenha utilizado nenhum tipo de método, montar um ciclo de estudos é bem fácil.

Para montar o seu ciclo de estudos, tenha em mente qual é o concurso para o qual deseja estudar ou, ao menos, a área de estudos. Por exemplo, para carreiras administrativas não importando muito se há ou não um edital na praça.

Agora, com essa informação em mãos, confira abaixo o passo a passo para montar um ciclo de estudos e assim, chegar mais perto da tão sonhada aprovação. Confira!

Passo 1: Estabeleça o tamanho do ciclo

De quantas horas será o seu ciclo? Para isso, é interessante determinar quantas horas da sua semana podem ser direcionadas para os estudos. Considere tudo: o trajeto para o trabalho ou faculdade, o momento em que precisa dedicar à família, o seu lazer, absolutamente tudo. E muito cuidado para não colocar metas de horários muito grandes e que são extremamente difíceis de cumprir.

Passo 2: Analise como está o seu conhecimento para cada disciplina

Pegue todas as disciplinas que foram cobradas no último concurso para o cargo ao qual pretende se dedicar. Quais delas você tem maior domínio de conhecimento? Quais nunca viu? Qual delas é a mais cobrada e quais as que possuem mais peso? Por exemplo, na área policial, disciplinas como Processo Penal, Direito Penal e Legislação Penal Especial costumam valer mais que as outras.

Passo 3: Estabeleça a quantidade de blocos

Cada bloco de estudo representa uma matéria, portanto, você precisa determinar quantas matérias estudará nesse ciclo. Lembre-se de que não é preciso colocar todas as matérias de uma vez em um único ciclo. Você pode selecionar nesse início, por exemplo, os assuntos que nunca teve contato e assim, se familiarizar melhor com ele.

Outro ponto aqui é que é interessante que cada bloco não tenha mais do que 2 horas e 30 minutos de duração. Lembrando que o total de tempo dos blocos devem estar dentro daquele limite de tempo do ciclo definido no passo 1.

Passo 4: Distribua as matérias

Agora é o momento de distribuir as disciplinas pelo ciclo. É interessante alternar as matérias mais práticas e as matérias mais teóricas. Por exemplo, depois de estudar Direito Constitucional, colocar Raciocínio Lógico. Essa é uma forma de diminuir o cansaço mental em meio aos estudos.

Além disso, distribua as disciplinas de forma que não demore muito tempo para ver o assunto novamente. Dê intervalos razoáveis.

Passo 5: Faça os ajustes finais

Esses ajustes costumam ser feitos na prática. É utilizando o seu ciclo de estudos que você conseguirá “aparar as arestas”. Talvez perceba, por exemplo, que tem muito tempo destinado para uma única matéria e não é necessário. Ou ainda, muito tempo de estudo em um único dia, que pode ser melhor distribuído em outros momentos da semana.

Viu como montar um ciclo de estudos não é difícil? No Método Focus de Aprovação ensina mais detalhes de como montar plano de estudos. Esse método está incluso no plano de assinatura ilimitada. Acesse aqui e conheça os planos disponíveis.

Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: https://t.me/grupovipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.