fbpx

Como lidar com a preguiça de estudar?

Como lidar com a preguiça de estudar?

A preguiça é algo que afeta a todos, especialmente os estudantes. E não estamos falando aquela da preguiça física, mas também da preguiça mental. Você pode estar até disposto a lavar uma pia de pratos lotada, mas quando o assunto é ler uma apostila, a disposição é outra. A preguiça de estudar afeta grande parte dos concurseiros.

Mas a questão é: como lidar com a preguiça? Você precisa estudar de qualquer jeito, afinal de contas, uma vida de estabilidade financeira te espera. Veja abaixo algumas estratégias que pode usar para colocar a preguiça para correr!

5 Dicas para evitar a preguiça de estudar

1. Faça exercícios físicos

Pois é, ao contrário do que muitos podem pensar, fazer atividade física dá mais disposição. Mas como fazer esforço físico pode melhorar a disposição física? É simples: fazer exercícios aumenta a circulação sanguínea e também libera neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar.

2. Seja organizado

Ter uma mesa organizada na hora de estudar dá um estímulo a mais e afasta a preguiça. E não é só a mesa que precisa estar organizada: a sua cama, o seu quarto, os seus horários, tudo ao seu redor deve oferecer uma sensação de organização. Ambientes desorganizados podem gerar uma sensação de caos na nossa mente gerando uma sensação de fadiga mental.

3. Tenha tempo para o lazer

Entenda, preguiça não é ter o seu tempo de lazer, mas deixar uma sensação de ociosidade tomar conta e evitar que você cumpra com as suas metas. Portanto, o seu momento de lazer precisa ser preservado e fazer coisas que gostamos é outro motivador para os estudos. Se você sobrecarrega a sua mente apenas com estudo e com trabalho, a preguiça de estudar será uma constante na sua vida.

4. Faça uma coisa de cada vez

Já percebeu que cada vez mais nós estamos nos tornando multitarefas? Isso é algo que não combina com o nosso cérebro, pois ele só consegue focar bem em uma única coisa de cada vez. 

Em um pensamento micro, focar em muitas tarefas ao mesmo tempo seria ligar para a operadora de celular para resolver um problema enquanto faz questões. Ou então, abrir várias abas do navegador enquanto a videoaula está rolando.

Já de uma maneira mais abrangente, focar em várias tarefas ao mesmo tempo seria colocar muitas coisas para fazer em um único dia sendo que você tem diversas disciplinas para estudar. As metas precisam ser alcançáveis ou elas podem se tornar bem frustrantes.

5. Motive-se

A motivação é uma das coisas que manda a preguiça de estudar para bem longe. Portanto, descubra qual é a sua motivação para fazer determinado concurso. Ganhar um bom salário? Ter estabilidade financeira e no emprego? Ser concursado em um cargo específico como um policial? Ajudar a família? Você pode ter vários motivadores e todos eles devem ser lembrados todos os dias. Para ajudá-lo nisso, pode montar o seu mural dos sonhos e colocar em frente à sua mesa de estudos.

Existem diversas maneiras de afastar a preguiça de estudar e você pode escolher apenas uma ou todas elas. O importante é se manter firme e constante. É claro que a produtividade pode não ser tão boa em um determinado dia. Nesse caso, descanse e não se cobre tanto para voltar com todo gás no dia seguinte.

Se você não vai vencer a preguiça e vai continuar lutando para conquistar seus objetivos, lembre-se que o Focus Concursos está aqui para ajudar você a acelerar a sua preparação. Conheça aqui os nossos planos de assinatura ilimitada que dão acesso mais de 1.200 cursos para concusos.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado no Concurso da Caixa Econômica (Edital vai sair em 2024). Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.