fbpx

Concurso Caixa Econômica Federal — O Que Você Precisa Saber

Concurso Caixa Econômica Federal — O Que Você Precisa Saber

Depois de sete anos, finalmente um novo Concurso da Caixa Econômica Federal foi anunciado para 2021. O último edital aberto pelo banco é de 2014. Quem deu a boa notícia foi o presidente da instituição, Pedro Guimarães, no Instagram oficial da Caixa. 

O edital para o Concurso Caixa 2021 tem previsão de abertura em setembro deste ano. O que já sabemos até agora é que as vagas são de concurso de nível médio para o cargo de técnico bancário e estão destinadas à PCDs (pessoas com deficiência). 

Por lei, a instituição deve ter pessoas com deficiência ou reabilitados no quadro de colaboradores. 

Além disso, segundo Guimarães, deverão ser preenchidas 10.000 vagas para trabalhar no banco, mas apenas 10% delas serão ocupadas pelos concurseiros da prova de 2021. As oportunidades serão divididas assim:

  • mil vagas destinadas a novas contratações de PCDs definidas pelo Concurso Caixa 2021;

  • 3 mil vagas serão preenchidas através da convocação de candidatos do Concurso Caixa 2014, a depender da autorização da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais);

  • 5.200 vagas destinadas a estagiários e jovens aprendizes;

  • 800 vagas para vigilantes e recepcionistas (contratação terceirizada).

Se você quer participar do Concurso da Caixa Econômica Federal 2021, fique por dentro de tudo o que precisa saber neste artigo! Você vai ver:

  • quanto ganha um técnico bancário na Caixa Econômica Federal?;

  • quais são as atribuições de um técnico bancário?;

  • o que estudar para o Concurso da Caixa Econômica Federal?

Remuneração — Quanto ganha um técnico bancário da Caixa?

A ocupação de técnico bancário é um cargo de entrada na Caixa, mas é muito promissor. A remuneração inicial é de R$ 3 mil para uma carga de 30 horas semanais — ou seja, seis horas diárias.

Esse valor fica ainda maior se considerarmos os benefícios, que podem chegar a até R$ 4,4 mil. Além disso, a contratação é pelo regime CLT, o que dá direito ao FGTS e outras garantias.  

Quais são as atribuições de um técnico bancário?

Aqueles candidatos que passarem no concurso e forem convocados para o cargo, terão como principais atribuições no dia a dia do banco:

  • prestar atendimento ao público;

  • acompanhar e instruir processos administrativos e operacionais da sua Unidade;

  • efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da CAIXA;

  • manter atualizadas operações, programas e serviços implantados eletronicamente;

  • dar andamento em processos e documentos tramitados na Unidade.

O que cai na prova do Concurso da Caixa Econômica Federal?

O edital para o Concurso da Caixa Econômica Federal só sai em setembro, portanto, até lá, os interessados nas vagas ainda não têm acesso ao conteúdo programático do exame. Contudo, com base no último edital — de 2014 —, é possível fazer uma previsão.

Em 2014, o concurso aplicou uma prova objetiva e outra discursiva, que é uma redação. O tema da dissertação foi “Impactos positivos e negativos dos avanços tecnológicos na vida moderna”. Nas questões de múltipla escolha, os candidatos de nível médio tiveram que demonstrar domínio nas seguintes matérias:

Língua Portuguesa

Os temas de Língua Portuguesa que mais caem no concurso são, principalmente, de capacidade interpretativa e domínio das regras gramaticais, como acentuação gráfica.

Matemática

As questões de Matemática da prova são mais voltadas para cálculos financeiros. Portanto, os candidatos devem dominar operações de taxas de juros, financiamentos e juros simples e compostos.

Raciocínio Lógico

É necessário que o candidato consiga interpretar diagramas, tabelas e gráficos, além de dominar a lógica da argumentação.  

Atualidades

Caem temas relevantes e atuais de diversas áreas: economia, educação, desenvolvimento sustentável, política, redes sociais. Uma aposta para esse ano é a digitalização dos processos.

Ética

O candidato deve mostrar conhecimento de Ética aplicada no âmbito empresarial e profissional e também deve estudar o Código de Ética da Caixa.

Legislação Específica

As questões são mais voltadas para a legislação que rege a Administração Pública. 

Conhecimentos Específicos

Podem ser cobrados conhecimentos específicos em três áreas diferentes:

  • atendimento: as questões são sobre marketing, vendas, satisfação, valor e retenção de clientes; 

  • tecnologia da informação: são cobrados os fundamentos da computação, conhecimentos em engenharias de software e noções de banco de dados;

  • conhecimentos bancários: caem questões sobre a Bolsa de Valores, a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e os Sistemas de Pagamentos Bancários. 

Se você quer muito essa vaga na Caixa, comece a se preparar desde já! Com o curso de técnico bancário do Focus Concursos você tem um plano de estudos completo que contempla todos esses assuntos que precisa dominar para a prova. Não perca tempo e faça a sua matrícula já!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.