fbpx

Concurso Educação: MEC autoriza 1,2 mil vagas nas Instituições Federais de Ensino

Concurso Educação: MEC autoriza 1,2 mil vagas nas Instituições Federais de Ensino

Instituições Federais de Ensino

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16) uma portaria autorizando 1.205 vagas para as Instituições Federais de Ensino (IFEs), que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desse total, 810 são para professores e 395 distribuídas entre outras categorias profissionais e cargos técnicos. As vagas autorizadas servem tanto para nova seleção pública quanto para concursos ainda em validade.

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, as novas vagas são importantes porque garantem a continuidade da oferta e a qualidade do ensino nas instituições da Rede Federal. “Como nós temos o processo de expansão da Rede Federal e da oferta do ensino técnico, precisamos garantir que essa oferta seja 100% executada”, explicou. “Então, a cada ano, os institutos vão pedir novas contratações porque eles ampliaram a quantidade de matrículas, ou porque aquele curso começou com um número de professores, e para continuar precisa contratar professores”, disse o ministro.

Quer receber Aulas e  Materiais Gratuitos? Então não perca tempo! Basta clicar aqui agora! Agradecemos o seu feedback nos comentários deste post?

A secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, reforçou as contratações e destacou que os técnicos administrativos em educação têm um papel muito específico dentro da educação profissional. “Por isso, é importante não só garantir o quadro de professores, mas também o quadro de técnicos para atendimento à população. Isso é fundamental para melhorar a qualidade do ensino”, disse Eline Nascimento.

Distribuição das vagas

As vagas são para:

  • Administrador (64);
  • Analista de Tecnologia da Informação (8);
  • Arquiteto e Urbanista (1);
  • Arquivista (1);
  • Assistente Social (1);
  • Auditor (3);
  • Bibliotecário – Documentalista (1);
  • Contador (1);
  • Enfermeiro (6);
  • Engenheiro Agrônomo (2);
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho (1);
  • Engenheiro (5);
  • Estatístico (2);
  • Fonoaudiólogo (1);
  • Jornalista (3);
  • Médico Veterinário (1);
  • Médico (6);
  • Nutricionista (17);
  • Odontólogo (1);
  • Pedagogo (2);
  • Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (810);
  • Programador Visual (2);
  • Relações Públicas (4);
  • Técnico de Laboratório (48);
  • Técnico de Tecnologia da Informação (8);
  • Técnico em Agropecuária (5);
  • Técnico em Alimentos e Laticínios (2) e
  • Técnico em Assuntos Educacionais (110).

Instituições

As contratações atenderão 32 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Os institutos contemplados pelos cargos são: Colégio Pedro II, CEFET – RJ, CEFET – MG, IFAC, IFAM, IFES, IF Goiano, IFMA, IFMG, IFSUDMG, IFSULDEMINAS, IFTM, IFMT, IFMS, IFPA, IFPB, IFPE, IFRS, IF Farroupilha, IFRO, IFC, IFS, IFTO, IFAP, IFB, IFG, IFSerpe, IFRJ, IF Fluminense e IFRN.

Todos os anos, as instituições precisam enviar ao MEC, até o mês de abril, a previsão de provimento para o ano seguinte. Essa previsão considera a expansão das matrículas, o próprio crescimento da Rede Federal e a suplementação do quadro de professores. “Muitas vezes o curso começa com um número de professores e, à medida que caminha para os estágios finais, precisa contratar novos professores para a finalização daquela demanda”, observou a secretária da Setec.

Para receber novas vagas, os institutos precisam atender a alguns critérios, como o aumento no número de matrículas de um ano para outro, a possibilidade de aposentadoria e também a relação aluno-professor.

VOCÊ QUER UM PLANO DE ESTUDOS?

O plano de estudos é uma maneira de organizar as matérias, o tempo de estudo, as formas e as técnicas adequadas com a rotina. É como um guia até o dia da prova, com objetivo de auxiliar o estudante a completar metas de forma planejada, sem postergação e com melhor rendimento.

Afinal, para o dia do concurso há necessidade de grande foco e preparo anterior, considerando as exigências de cada teste, o horário para realizar a prova e a quantidade de questões, uma exigência difícil de conciliar com o dia a dia corrido, rotina de trabalho e uma série de compromissos recorrentes.

Receba agora:  Plano de estudos de concurso público – O manual completo para fazer o seu

A PREPARAÇÃO QUE VAI MUDAR SUA A VIDA!

Considerando que nem todos têm a oportunidade de acessar um bom curso preparatório e ter acesso a amplo material, excelentes professores especializados em concursos, revisões e simulados, suas chances aumentam.

A preparação passa por várias etapas, desde as escolhas de qual concurso prestar e a que cargos concorrer, fundamentando essas escolhas em similaridades entre os concursos e funções almejadas, para otimizar a carga de matérias para estudo.

Agindo assim, você terá mais chances de êxito. Suas chances aumentarão se você puder dedicar mais tempo aos estudos, minimizando o desgaste gerado pelo deslocamento para aulas presenciais, sem contar nas despesas com o próprio deslocamento e alimentação.

Um curso preparatório online pela modalidade EAD (Ensino a Distância) lhe oferecerá essas vantagens, além de possibilitar que você acesse seu material de estudo de onde você estiver e quando puder, sem limitações para a quantidade de vezes que você quiser assistir a uma videoaula.

Outras vantagens são a disponibilização de simulados, correções, revisões e algumas matérias específicas oferecidas gratuitamente nos casos de cursos regulares.

Estas vantagens possibilitam impulsionar o ciclo do aprendizado que consiste em aprender, exercitar, corrigir e acertar. Esse ciclo deve ser bem executado pelo aprendizado, prática em exercícios e simulados, correções e revisões, culminando com a assimilação correta do conteúdo.

                                                                                                                                           Jornalista: Hilza Cordeiro  

[button link=”https://eventos.focusconcursos.com.br/” color=”silver” newwindow=”yes”] AULAS E MATERIAIS GRÁTIS – VEJA AQUI! [/button]

São revisões, intensivos, eventos, simulados e muito mais, totalmente gratuito para você acessar e utilizar como achar melhor

As coisas boas da vida não são mais sinônimo de preços altos 😆

 Nosso objetivo é fornecer cursos que caibam nos bolsos de nossos clientes, facilidade de pagamento e muito conteúdo gratuito em nossos diversos canais. Veja aqui!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.