fbpx

Conheça os 7 principais benefícios de um concurso público

Conheça os 7 principais benefícios de um concurso público

Você já pensou sobre os benefícios do concurso público? As pessoas estão cada vez mais dispostas a deixarem o serviço privado e tentarem uma vaga em órgãos municipais, estaduais ou federais.

Aos que conseguem fazer parte da carreira pública — pela aprovação das provas, convocação e nomeação —, de uma maneira geral, são beneficiados pelas regras que abrangem o setor.

Para conhecer um pouco mais sobre os concursos públicos, preparamos um post, destacando 7 benefícios que os concursados usufruem. Confira!

1. Estabilidade funcional

Certamente, uma das grandes vantagens em ingressar no setor público é o fato de não poder ser demitido a qualquer momento, como acontece no emprego privado. Para que um servidor seja demitido, é necessário que infrinja de forma grave alguma das regras estabelecidas pelo Estatuto Funcional ou Regimento, como insubordinação por exemplo, ou receba avaliações com nota abaixo do estipulado, devido a falta de dedicação à função ou outro. Porém, tudo acontece por meio de um processo administrativo, onde o servidor tem ainda a possibilidade de se defender e apresentar sua versão dos fatos para uma comissão.

A Constituição Brasileira garante a estabilidade do concursado, após o cumprimento de 3 anos do período probatório –– momento em que o servidor é avaliado mais constantemente pelo seu supervisor direto. Após esse tempo, ele já entra na classe dos funcionários estatutários.

2. Melhor remuneração

Em alguns casos, como em cargos estaduais ou federais, a remuneração pode ser mais alta do que em outros empregos despertando o interesse em muitas pessoas para se dedicar e conquistar uma aprovação no concurso público. Mesmo quando a exigência gira em torno apenas do ensino médio, nas esferas citadas acima o salário pode ser mais atrativo do que o setor privado.

Agora, se você já tem uma graduação, suas chances de ser mais bem remunerado aumentam ainda mais, pelo fato de poder se inscrever nas profissões que exijam o ensino médio, e ainda, nos cargos que pedem a graduação como requisito de inscrição.

Para os graduados em Direito, o salário pode chegar ao Teto Constitucional, conforme a remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Além disso, os salários normalmente são pagos em dia e ainda podem ser adiantados quando a data do pagamento cair em algum feriado ou finais de semana. Certamente, é bem interessante ter seu pagamento em sua conta bancária antes de curtir o feriado ou um fim de semana!

3. Chances iguais para todos

A maioria dos concursos públicos não exige experiência profissional prévia dos candidatos para atuar favorecendo assim muitos jovens que pretendem conseguir o tão almejado primeiro emprego.

No entanto, vale ressaltar a importância de estar bem preparado por meio de muito estudo para que se tenha chance de competição e alcance uma boa nota no dia da prova.

Por ser uma oportunidade de emprego baseada nos conhecimentos, os mais experientes também podem se inscrever para algum cargo público. Dessa forma, todos têm a mesma chance de serem aprovados: sejam os mais jovens ou de idade mais madura.

Com exceção de algumas áreas, como os da carreira policial e das forças armadas, as mulheres e homens podem disputar o mesmo cargo, recebendo o mesmo salário e outras gratificações conforme as funções que desempenharem.

Da mesma forma, o deficiente físico também tem, no concurso público, uma chance de trabalho. A Constituição Federal determina um percentual de vagas para os que têm alguma limitação física, porém com as mesmas condições de outros candidatos, para realizar as funções do cargo preterido.

4. Maior qualidade de vida

Em muitas repartições públicas, além das férias anuais, há também o recesso de fim de ano, o que possibilita ao funcionário ter mais tempo livre para estar junto à família e programar passeios com os amigos.

Imagine também saber que ao ir trabalhar não será pressionado ou ameaçado com demissão ou por ter quer cortar gastos na empresa? No serviço público você não terá que se preocupar com isso, podendo focar realmente no que é mais importante ––– exercer um bom trabalho.

5. Facilidades financeiras

Ao precisar comprar a casa própria ou para adquirir aquele carro dos seus sonhos, sendo um funcionário público, suas chances de conseguir um bom financiamento são ainda maiores. As instituições financeiras oferecem vantagens aos concursados, por terem a renda fixa e estabilidade funcional.

As facilidades financeiras ainda incluem:

  • menos burocracia na contratação, por ser crédito consignado (parcelas descontadas direto na folha de pagamento);
  • taxa de juros mais baratas (menores que a do cheque especial e do cartão de crédito);
  • maior tempo para quitação do empréstimo (varia de 12 a 96 meses);
  • parcelas fixas (o pagamento é automático, podendo o servidor adiantar as parcelas).

6. Melhores condições de aposentadoria

No setor público, os servidores se aposentam com o salário integral e passam a receber de aposentadoria o valor do último pagamento recebido. No entanto, para ter esse benefício, o aposentado deve estar inserido em algumas condições, conforme a lei que rege esses servidores.

Outro fator importante a ser destacado: após a aposentadoria, o indivíduo pode tentar novamente uma vaga por meio de um novo concurso público, aumentando assim sua renda mensal de ganhos até que atinja a idade máxima, tendo que se aposentar compulsoriamente.

7. Crescimento profissional

Ao servidor público são dados benefícios e gratificações mediante seu tempo de serviço e especializações feitas no decorrer da carreira. Em muitas secretarias, fundações e repartições públicas, valem os processos de avaliação de competência como meio para o crescimento profissional.

É importante frisar que, mesmo depois de atuar no setor público, vale a pena continuar estudando, aprimorando seus conhecimentos para cumprir melhor a sua função e garantir os avanços disponíveis para cada cargo em específico.

A lista de benefícios do concurso público que mencionamos foram apenas algumas das muitas vantagens que você terá ao ser admitido para o exercício da carreira pública. E, como viu, vale muito a pena estudar e correr em busca do sonho de ser servidor público.

O que você vem fazendo para alcançar seu sucesso? Para ajudá-lo ainda mais a manter o foco e dedicação em seus estudos, conheça histórias de pessoas que foram aprovadas no Concurso, pois certamente serão inspirações para você.  Até a próxima!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.