fbpx

Cursos EAD: saiba como funciona o ensino online

Cursos EAD: saiba como funciona o ensino online

O que uma viagem internacional e estudar em cursos EAD têm em comum? Por mais que essa comparação seja estranha, ambas as situações precisam da mesma coisa: muito planejamento para que tudo ocorra como o esperado.

A modalidade ensino a distância (EAD) vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Cursos que adotam essa metodologia também são conhecidos como cursos online, já que permitem que o processo de aprendizagem entre professor e aluno ocorra em ambientes independentes, tudo via internet.

Isso significa que, diferente das aulas tradicionais, com cadeiras, quadro e horários de chegada e saída, os cursos online não necessitam de um ambiente físico para que o contato entre alunos e professores ocorra, já que a internet possibilita e facilita essa interação.

Para entender melhor, conheça as principais características dos cursos EAD e entenda o funcionamento desse método de ensino que está revolucionando a educação brasileira.

Exigências básicas do EAD

Existem dois critérios básicos para ingressar em cursos EAD: infraestrutura necessária para acompanhar as aulas e conhecimento mínimo de informática — um terceiro critério seria o porte de alguns documentos, como histórico escolar e diploma universitário, exigidos apenas em cursos de graduação e pós-graduação EAD.

A infraestrutura necessária para acompanhar as aulas pode se resumir a um computador com acesso à internet (em muitos casos, soma-se como alternativa os dispositivos móveis). O conhecimento mínimo de informática exigido consiste no básico para acessar livremente a internet.

Isso permitirá o bom manuseio de ferramentas essenciais para a interação com o ambiente de aprendizagem do curso, do qual falaremos a seguir.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou Área do Aluno, consiste na plataforma que o estudante do curso gerencia as suas atividades. Normalmente, o acesso até esse ambiente é realizado por meio do login no site cujo curso é oferecido. 

A interação com a plataforma acontece de maneira bem intuitiva, pois é nesse ambiente que o estudante administra a sua rotina. É por meio dele, por exemplo, que videoaulas, outros materiais didáticos e informações sobre o perfil do aluno podem ser acessados.

Um bom sistema conta com uma interface que se adapta aos diferentes dispositivos (computador, smartphone, tablets), ou fornece aplicativos mobile, evitando dificuldades na hora de assistir uma videoaula. Além disso, a adaptação do ambiente virtual também está relacionada ao uso do navegador de internet escolhido pelo aluno, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox.

Materiais didáticos

Alguns materiais didáticos se tornaram tradicionais em cursos EAD. As videoaulas são os principais meios de contato do estudante com o curso, já que é esse o formato que “substitui” aulas presenciais. Normalmente, ao entrar no curso, o aluno tem direito a assistir às aulas disponíveis quantas vezes precisar.

Os materiais de acompanhamento em PDF também guiam o aluno a um aprendizado mais completo. Neles, torna-se possível revisar o conteúdo da videoaula e fazer exercícios para fixar o assunto. Esses materiais geralmente ficam disponíveis logo abaixo de cada videoaula disponibilizada pelo curso online.

Em cursos preparatórios para concursos, é normal que os conteúdos sejam organizados de acordo com os editais. O destaque fica para os cursos EAD que também oferecem materiais menos tradicionais — embora essenciais —, como aulas ao vivo e uma livraria online para o estudante reforçar a sua preparação.

Disponibilidade de horários

A disponibilidade de horários é o que melhor caracteriza os cursos EAD. Diferentemente dos cursos presenciais, no qual o aluno precisa se adaptar aos horários do estabelecimento, no ensino online a situação é inversa: é o aluno que decide o momento e local em que deseja estudar (dependendo apenas do acesso à internet).

O sistema possui 24 horas por dia e acesso ilimitados às videoaulas. Estudantes que possuem horários apertados ou não adaptados ao horário comercial (8h às 18h) encontram a sua melhor maneira de se capacitar e se preparar para concursos na modalidade EAD.

Avaliações nos cursos EAD

Além de estudar por meio de videoaulas e materiais de acompanhamento, o ensino online também oferece métodos de avaliação próprios do sistema. O mais comum são os simulados específicos para cada curso, importantes para testar os conhecimentos adquiridos pelo aluno.

Após o simulado, o aluno normalmente tem acesso imediato ao gabarito ou aulas de correção com professores. Assim, ele pode avaliar o seu desempenho e, caso haja necessidade, tirar dúvidas com os especialistas disponíveis no curso, sobre o que falaremos a seguir.

Dúvidas dos estudantes

Já que é comum o ambiente virtual dos cursos EAD estejam disponíveis 24 horas, a mesma disponibilidade vale para enviar questões aos professores. Normalmente, os alunos podem tirar suas dúvidas via chat presente na própria interface ou e-mail.

Essa maneira de sanar dúvidas é excelente para uma parcela de estudantes que não se sente confortável em levantar suas questões em sala de aula. No ensino online, isso pode ser feito de maneira privada. O tempo para as dúvidas serem respondidas pode variar de acordo com o horário e o dia de envio da pergunta.

Facilidade no pagamento

Uma das principais características dos cursos de ensino a distância é facilidade no pagamento, tanto relacionada aos preços acessíveis quanto às formas de pagar o curso. Em relação aos preços, a média de matrícula entre cursos dessa modalidade é mais baixa devido à economia com toda a infraestrutura para receber o aluno em um estabelecimento físico.

Quanto às formas de pagamento, podemos perceber que esse aspecto se enquadra na maneira como todos frequentemente consomem na internet hoje em dia. Isso leva as empresas à necessidade de facilitar o investimento do estudante, oferecendo diversas maneiras para pagar o curso, o que inclui a possibilidade de parcelamento do valor total.

Conhecimento é poder e os cursos EAD mostram-se fundamentais na vida de quem deseja facilidade e eficiência no aprendizado. Conhecer o funcionamento desse método de ensino pode ser o primeiro passo para começar a investir na sua capacitação e mudar de vida por meio da educação.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre os cursos EAD? Então, veja quais são as 9 vantagens de estudar online para concursos e aproveite para conhecer os diversos cursos online que nossa plataforma oferece.


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.