fbpx

Entenda como estudar para redação e conseguir bons resultados

Entenda como estudar para redação e conseguir bons resultados

Nem todos escrevem bem. Isso é verdade, mas, quando estamos falando em concurso público, não há dom que supere a boa prática aliada a certas técnicas na hora de estudar para redação.

A preocupação em torno dessa etapa do concurso não é à toa: o peso da redação na nota final do candidato é significativo em praticamente todos os principais concursos públicos do país. Em outras palavras: é o seu texto que pode garantir a tão sonhada aprovação!

Redigir uma produção coesa, coerente e concisa é uma habilidade muito valorizada pelas bancas de concurso. Como toda competência, essa também deve ser desenvolvida ao longo da sua trajetória.

Para isso, existem algumas lições que todo concurseiro deve saber. A seguir, detalhamos algumas delas para você se tornar um hábil escritor para concurso!

Estudar para redação não é decorar regras gramaticais

Como estudar para redação? Essa é uma dúvida comum entre os estudantes de concurso. Certamente, a resposta para essa questão não é: estudando regras e regras da língua portuguesa.

O foco de toda preparação deve estar nos assuntos mais importantes. Na redação, não é diferente: na hora da prova, você precisa redigir um bom texto, e não detalhar as regras do português.

O fato é que um leitor experiente tem mais chances de se dar bem na prova quando comparado a quem procura decorar infinitas normas. As regras serão importantes quando surgir dúvidas pontuais ao longo da escrita: devo ou não usar uma vírgula neste caso? Por que essa palavra concorda no plural? etc.

Pensar em aspectos estruturais é importante

Se você está se preparando para um concurso específico, um dos primeiros passos é procurar saber o modelo de redação exigido pela banca. Caso o edital do concurso ainda não tenha saído, verifique essa informação em documentos correspondentes a chamadas passadas.

Por que isso é importante? Embora todos os modelos sigam uma estrutura básica (introdução, desenvolvimento e conclusão), cada concurso pode pedir propostas diferentes.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo, exige uma dissertação argumentativa, que é um modelo diferente do de uma dissertação expositiva. Portanto, por mais que o seu texto tenha bons argumentos e esteja de acordo com as regras da língua portuguesa, a banca pode zerar uma redação que não esteja adequada à proposta apresentada.

Montar um cronograma semanal de treino ajuda

Que a prática leva à perfeição todos já sabem. Mas é a prática planejada previamente que garante o alcance a longo prazo do objetivo. Estudar para redação funciona da mesma forma: de nada adianta escrever um texto a cada 15 dias ou treinar várias em poucas horas e, depois, passar duas ou três semanas sem pensar no assunto.

Portanto, elaborar um cronograma semanal para estudar redação deixa sua rotina muito mais organizada. Recomenda-se que toda semana você escreva, no mínimo, uma redação sobre um tema alinhado às edições passadas do concurso que você fará.

Apostar na simplicidade pode surpreender

A pensadora brasileira Viviane Mosé já disse em uma palestra que “quem sabe fala simples”. Comparar essa máxima com a escrita para concurso pode parecer, a princípio, estranho, mas a capacidade de redigir um texto objetivo é a habilidade de transmitir o seu ponto de vista com total clareza.

O excesso de rebuscamento, por meio do uso de palavras incomuns, pode tornar o seu texto prolixo. Mas isso não significa que você possa cometer erros gramaticais: textos bem redigidos não têm erros básicos de gramática. 

O nível da linguagem pode variar de acordo com o perfil do concurso, principalmente no âmbito jurídico, mas uma linguagem simples é amplamente aceita e valorizada pelas principais bancas do país. Portanto, seja simples, direto e conciso!

Evitar o famoso “deu branco” é tarefa possível

Ao estudar para redação, a maioria dos estudantes de concurso teme o famoso “deu branco”. O que fazer neste momento?

Primeiro, saiba que isso é reflexo de uma desatualização em relação ao tema. Ou seja, o problema costuma ser a falta de domínio sobre o assunto. Isso demonstra a importância de manter-se atualizado em relação às principais notícias do Brasil e do mundo, especialmente em relação a temas sobre a sua área de atuação.

Outra maneira de evitar o famoso problema é fazer um brainstorming (chuva de ideias) mesmo antes de escrever a primeira linha. Anote no espaço que você tiver todos os tópicos que chegarem à sua mente relacionados ao tema. Feito isso, você poderá estruturar cada ideia: qual é a mensagem central do texto? Quais são os argumentos? O que pode ser exposto no desenvolvimento? etc.

Rascunhar garante um bom texto

Por mais que você escreva bem, dificilmente a primeira versão do seu texto ficará perfeita. Por isso, redija um rascunho durante os treinos e na hora da prova.

O rascunho não contabiliza pontos no concurso, mas serve para você construir uma produção sem garranchos e erros graves. Antes de passar o conteúdo para a folha principal, fique de 5 a 10 minutos sem ler o material. Depois, e ao revisar cirurgicamente o texto, você identificará equívocos mais facilmente.

Passar do tempo permitido é proibido

Redigir um bom texto, de modo que haja tempo suficiente para fazer as questões objetivas, é uma das maiores dificuldades dos concurseiros. Se você se identificou com o tema, saiba que uma simples ação pode ajudar você: cronometre o tempo de escrita durante os treinos.

Mas, antes de fazer isso, consulte o edital do concurso para saber o tempo total de prova no dia da redação. Também verifique as disciplinas que também serão cobradas no mesmo dia. Feito isso, divida o tempo que você considera necessário para fazer cada uma das provas.

O tempo disponibilizado para fazer a redação é, em média, de uma hora e trinta minutos. Por isso, ao se sentar para escrever uma redação, procure não ultrapassar esse montante. Com a prática, você vai conseguir escrever cada vez mais rápido!

Corrigir as redações faz você se aprimorar

Quem vai corrigir as redações que você escreve? A prática é essencial para conseguir bons resultados. Contar com um profissional para analisar os seus textos com base nos critérios do concurso almejado, apontar erros frequentes e dar feedbacks construtivos é indispensável!

Existem empresas online que oferecem pacotes de correção de acordo com os parâmetros de várias bancas de concurso. Pense nisso!

Estudar com material atualizado é fundamental

Consultar materiais de qualidade para basear os seus estudos em conhecimentos que passaram pelo filtro de um profissional é fundamental para uma preparação de sucesso para concursos. Com a redação, não é diferente. 

Hoje, você conta com a possibilidade de aderir a apostilas e participar de cursos online para a redação de concursos específicos. Muitos deles mostram parâmetros detalhados que podem ser melhor compreendidos com alguns “macetes” passados por pessoas experientes na área.

Portanto, estudar para redação de concurso pode ser um momento produtivo e eficaz durante a sua preparação. As dicas abordadas farão você potencializar os seus resultados nessa etapa tão temida dos concursos públicos. Portanto, coloque em prática para conseguir a aprovação!

Gostou do post? Então aproveite para ler agora o nosso artigo sobre como escolher o material de estudo ideal para a sua jornada!


Tenha acesso a TODOS os cursos

Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos

Exclusivo para Concurseiro – Grupo de Estudos

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo de Estudos, Notícias de Concurso em "primeira mão" e Materiais Gratuitos. Clique aqui.